Brasil é segundo país mais dinâmico no setor de telecom, diz relatório

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/10/2012 às 12:33
satelite FOTO:

O Brasil é o segundo país "mais dinâmico" no setor das telecomunicações, o que mais progrediu no último ano e o quarto que mais receita recebe no mercado dos serviços de telecomunicação. É o que diz o relatório "Medindo a Sociedade de Informação", que foi publicado nesta quinta-feira, citado em matéria da agência EFE.

LEIA MAIS

Tim e Telebras anunciam parceria para levar banda larga ao N e NE

O estudo foi realizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) e, segundo seu secretário-geral, Hamadoun Touré, representa "o carro-chefe" da organização. O relatório faz diversas classificações ao analisar o desenvolvimento das telecomunicações em 155 países, levando em conta não só a presença na sociedade, mas o progresso anual, o peso do setor na economia, as receitas obtidas e mais uma série de relações.

Em relação ao Brasil, que ocupa a 60ª posição no ranking geral, o relatório mostra que o país subiu 7 pontos entre 2011 e 2010, o que justificou a consideração de segundo "mais dinâmico" do mundo por sua capacidade de ampliar e atualizar sua rede de telecomunicações. Neste campo, o país só fica atrás do Cazaquistão.

Já em relação às receitas pelos serviços de telecomunicação, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Japão e China. No entanto, o primeiro país latino-americano na lista geral de desenvolvimento da TIC (tecnologias da comunicação e informação) é o Uruguai, que ocupa a 50º posição, seguido do Chile (55 em 2011 e 58 em 2010).