#SMWSP: Empresas mais próximas dos consumidores é tendência atual nas redes sociais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/09/2012 às 18:33
social FOTO:

Empresas mais humanas e amigas dos consumidores é a tendência atual do mercado para que as marcas consigam uma boa performance nas rede sociais. Foi este o tema da palestra "O que dizem os números", que aconteceu durante o Social Media Week, em São Paulo.

"É preciso definir o objetivo do seu negócio. Nem tudo é baseado em números absolutos. Não adianta ter cinco milhões de fãs no Facebook e não saber o que fazer com eles", diz André Freitas, Head de Business Development da empresa Comscore. "Claro que o número de likes em sua fanpage ajuda muito, mas é preciso ter um conteúdo de qualidade e bem direcionado".

Para Renato Shirakashi, fundador e Diretor de Tecnologia da Scup, as empresas que terão sucesso nas redes sociais serão aquelas que se comunicarem melhor com seus clientes, de forma mais humana, mais próxima. "Essa abertura representa um risco, mas traz ganhos maiores.

Polêmica da Gina: A empresa ganha ou perde com o viral? (Foto: Reprodução)

Gina, aquela indelicada

O viral "Gina Indelicada" foi lembrado durante o Social Media Week. Polêmico, o perfil ficou conhecido por dar respostas ríspidas a pessoas que perguntavam assuntos dos mais variados, no Facebook. Depois de conseguir cinco milhões de fãs em duas semanas, o case chamou atenção da imprensa e do mercado. Mais tarde, o seu fundador foi acusado de plagiar piadas.

A empresa que fabrica os palitos Gina chegou a entrar em contato com o autor para utilizar o viral a seu favor. "O pessoal que consome esse produto de fato vai prestar atenção nisso? Minha mãe, que compra esses palitos não ficaria nada feliz em saber que Gina é tão mal-educada, diz Thiago Magalhães, do Ibope. "Na minha opinião, a empresa não ganha nada ao se associar". Ari Meneghini, do IAB Brasil, discorda. "Eles ganharam muita mídia. Isso sim é um case de sucesso".