Dois projetos pernambucanos na final do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 03/09/2012 às 10:37
banner_estatico2 FOTO:

A Microsoft Brasil anunciou a lista dos 21 projetos brasileiros finalistas do Prêmio Educadores Inovadores 2012, e dentre eles dois são de Pernambuco. No total, 1.896 projetos, vindos de escolas públicas e privadas de todo o País, foram inscritos na competição deste ano.

O projeto “Homofobia: novo desafio para a escola inclusiva”, idealizado por Inaldo do Nascimento Ferreira, educador da Escola Estadual Polivalente de Abreu e Lima, concorre nas categorias Contextos Desafiadores e Escolas Técnicas. O projeto do professor Inaldo tem como proposta trabalhar a diversidade sexual no espaço escolar e combater a discriminação e o preconceito contra estudantes homossexuais.

“Internamente, estudantes tratavam esses jovens como ‘anormais’, hostilizando e humilhando. Por meio da mediação de conflitos e prática dos direitos humanos, foi iniciado o trabalho com as turmas que mais apresentavam violências preconceituosas e o projeto utilizou as TICs para tornar esse processo efetivo e envolver os jovens de maneira dinâmica e interativa”, destaca.

Pernambuco também será representado na final nacional do Prêmio Educadores Inovadores 2012 pela Escola Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, de Limoeiro, no Agreste do Estado. O projeto “Nação HQ´s”, da professora Cleide Pereira de Araújo, concorre na Categoria Escolas Técnicas. A educadora explica que o projeto visa proporcionar alegria, descontração e divertimento para todos os blogueiros e internautas ou até mesmo para qualquer pessoa que goste ou já gostou em algum tempo passado de ler revistas em gibi.

O projeto visa demonstrar para as pessoas que acessarem tanto o blog como o site criado, um maior número de informações sobre a história, criação, maiores autores, curiosidades e mais funcionalidades voltadas para as histórias em quadrinhos americanas. O trabalho também tem como objetivo possibilitar a aquisição de exemplares de histórias em quadrinhos americanas para todas as pessoas que por ventura residam em cidades onde não exista a venda desse conteúdo.

Os vencedores brasileiros serão anunciados dia 11 de setembro na cidade de São Paulo. Os eleitos representarão o Brasil na grande final mundial deste ano, que será realizada entre 28 de novembro e 01 de dezembro, em Praga, na República Tcheca, durante o Fórum Global Parceiros na Aprendizagem.

Pernambuco, que já foi destaque em 2007 (com a Escola Professor Urbano Gomes, de Salgueiro), 2008 (com o Colégio Normal Estadual, de Afogados da Ingazeira) e 2011 (com a Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, do Recife), participa da final nacional do Prêmio Educadores Inovadores 2012 em duas categorias.

Para saber mais detalhes sobre eles, clique no nome de cada projeto ou visite o site.