Microsoft anuncia início das inscrições para a Imagine Cup 2013

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 30/08/2012 às 11:54
IC2013_HeroWebBanners_970x300_WhiteText_3 FOTO:

Estudantes com mais de 16 anos já podem se registrar para a Microsoft Imagine Cup 2013, a maior competição de tecnologia em todo o mundo, em sua 11ª edição. Para inspirar e incentivar um maior número de inovadores aspirantes a participar, a Microsoft redesenhou sua Copa do Mundo da Computação em torno de três principais competições: Cidadania Mundial, Games e Inovação - e mais do que dobrou o valor do total dos prêmios em dinheiro que passa a ser de US$ 300 mil dólares. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site oficial do torneio.

As competições desta edição baseiam-se nos elementos mais populares entre os participantes nos últimos dez anos: impacto social e jogos - enquanto expande o foco da competição na inovação e empreendedorismo. Na Imagine Cup 2013, os jovens concorrerão nas seguintes categorias:

Cidadania Mundial: que premiará a aplicação de software desenvolvida em plataforma Microsoft com maior potencial para gerar um impacto positivo na Humanidade. O projeto pode, por exemplo, endereçar a solução para problemas sociais nas áreas de Educação e Saúde.

Games: reconhecerá os jogos mais atrativos e divertidos para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games).

Inovação: os aplicativos premiados deverão entregar inspiração e inovação nas mãos do consumidor, seja nas redes sociais, em compras ou busca on-line, sempre construídos com as ferramentas e tecnologias Microsoft.

Além das categorias, os estudantes podem se cadastrar para competir em Desafios Online focados em tecnologias e plataformas específicas tais como Windows 8, Windows Azure e Windows Phone. A Imagine Cup é um evento mundial que acontece ao longo do ano e que terá sua final celebrada na cidade de São Petersburgo na Rússia entre os dias 8 e 11 de julho de 2013.

Os finalistas mundiais também terão a oportunidade de se inscrever para o Microsoft Imagine Cup Grants que destinará um montante de US$ 3 milhões de dólares como investimento para os projetos eleitos ao longo de três anos, ajudando-os a tornar as suas ideias realidade.

Muitos participantes brasileiros reconhecidos em outras edições da Imagine Cup já aproveitaram as oportunidades que a competição oferece para empreender e comercializar seus projetos. É o caso de estudantes de Pernambuco que criaram a solução ProDeaf (Programa de Apoio ao Portador de Deficiência) que transforma voz em língua de sinais (LIBRAS) e vice-e-versa, ajudando portadores de deficiência a se comunicar amplamente. Eles foram reconhecidos em 2º lugar mundial na categoria Interoperabilidade na Imagine Cup 2011, em Nova Iorque, já receberam aporte de investidores, realizaram parcerias e, em breve, devem lançar a solução no mercado nacional.