Porto Digital assina acordo de cooperação com parque tecnológico em Moçambique

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 27/08/2012 às 14:37
ozamviq FOTO:

Venâncio Simão Massingue, ministro de Ciência e Tecnologia de Moçambique, quer replicar modelo do Porto Digital

Fruto da reunião ocorrida na semana passada entre representantes do Porto Digital e o ministro de Ciência e Tecnologia de Moçambique, Venâncio Simão Massingue, foi formalizado um Protocolo de Intenções para Cooperação entre o país africano e o centro de tecnologia pernambucano, cujo foco será desenvolver o parque tecnológico de Maluana, situado na distrito de Manhiça, em Moçambique.

Ficou acertado que no próximo dia 24 de setembro a equipe de empreendedorismo do Porto Digital irá realizar uma visita à Maluna com o objetivo de levar para o parque tecnológico africano a expertise adquirida ao longo dos 11 anos do Porto Digital.

Segundo presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o encontro foi bastante objetivo e proveitoso. “Venâncio foi direto ao ponto e me perguntou se o Porto Digital poderia contribuir no sentido de estruturar e implantar uma incubadora de empresas em Maluana. Respondi que será um prazer imenso da nossa parte colaborar com o desenvolvimento de um parque tecnológico naquela região”, comentou.

Além da estruturação do ecossistema e da implantação de uma incubadora de empresas inovadoras, o acordo consiste também no treinamento e capacitação da equipe de Maluana. A ideia é que se construa por meio destas parcerias um canal de intercâmbio entre os dois parques tecnológicos.

A visita do ministro Venâncio partiu de um convite do Governo de Pernambuco formulado com a intenção de estreitar relacionamentos e oportunidades de cooperação em soluções tecnológicas voltadas para prestação de serviços de governo eletrônico e para conhecimento das iniciativas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação.