Claro testa tecnologia 4G em três cidades turísticas

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 23/08/2012 às 9:06
4g FOTO:

imagem: Photopin

O presidente da Claro, Carlos Zentero, anunciou o início experimental das operações de 4G nas cidades de Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ). Segundo o executivo, a opção inicial foi por cidades turísticas e há previsão de expansão para as cidades-sede da Copa das Confederações. "Ainda é cedo para anunciar, mas poderemos antecipar a meta de atendimento do 4G às cidades sedes da Copa da Confederações, em abril de 2013", afirmou, em evento em São Paulo.

Segundo Zentero, as operações ainda não serão exploradas comercialmente, em razão de a aquisição das faixas de frequência de 2,5 GHz não ter sido formalizada com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "Mas a infraestrutura já está pronta" ressaltou. "O objetivo é fazer testes exaustivos, antes de assumir o compromisso de meta de cobertura", completou. A companhia vai oferecer modems para as pessoas testarem o 4G nas cidades em teste.

Nessa primeira fase, a operadora está trabalhando com os seguintes fornecedores: Ericsson em infraestrutura de rede, modems Huawei e aparelhos Motorola, estes em modelo a ser lançado mundialmente em setembro.

[fonte: Agência Estado]