Memes épicos trazem passeio pelo lado pop da internet

Felipe Silva
Felipe Silva
Publicado em 27/07/2012 às 23:22
campus_meme FOTO:

A palestra Meme, o novo rock'n roll com as presenças de Bia Granja, do YouPix, Maurício Cid, do Não Salvo e Fernando Campanella, professor da UFPE mostrou aos campuseiros o lado pop da internet.

Antes de analisar fenômenos recentes com alto potencial viral como as "rage faces" e tumblrs populares, a exemplo do Como eu me sinto quando, Bia Granja fez uma exposição de dados a respeito da internet e como ela se comporta no Brasil. Destacou dados como que 67% da população brasileira utiliza as redes sociais e que 85% dos maiores virais são vídeos, fator eclodido com a segunda revolução da internet em 2005, o YouTube.

Mas, o mais empolgante do encontro foi o passeio pela memória afetiva dos memes épicos da internet brasileira, exibindo clássicos como Jeremias Muito Louco, Sanduíche-iche, Tapa na Pantera e choque da uva. Destacou ainda que Sou Foda, o hit funk, marcou o inicio do cross mídia quando o comportamento expontâneo da internet tentou mimetisado grande mídia.

"O que configura o Meme é um conceito que passa a ser apropriado em comunidade e que se viraliza graças à compreensão de muita gente e uma identificação coletiva, é um reflexo comportamental", analisa Granja.

Maurício Cid teceu comentários hilários e até arriscou fazer uns passinhos da coreografia de Sou Foda. Defendeu que a graça do meme está na naturalidade da piada. Seu único critério de seleção para publicar verdadeiras pérolas da internet. Ele citou a perspicácia da piada coletiva, do truque em comum como o evento do Cala a boca Galvão. "Era uma piada que todo mundo fazia em casa, mas com a brincadeira de se inventar que era uma campanha de salvamento de espécies de animais, levou o jargão aos trend topics mundiais".

"O meme tem uma apropriação coletiva, é de todo mundo. No mundo real seria como a piada dos pontos, cada um acresce o movimento mas não tenta se apropriar da autoria", conclui Campanella. O atraso da palestra restringiu o tempo do debate, que segundo a própria granja acabou sendo mais superficial do que deveria. Mas foi um dos encontros mas descontraídos da programação. Alguns sentiram falta de pérolas como Eu sou ryca, Para nossa alegria, ou o clássico regional Vou não, quero não. Mas meme é como gosto, cada qual tem suas preferências.