Biohacking: Artistas usam manipulação genética para criar obras

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/07/2012 às 21:16

Transformar um iogurte em antidepressivo através de biotecnologia. Esse feito, de autoria do designer belga Tuur van Balen, foi um dos exemplos de biohacking mostrados na palestra O biohacking no Brasil, que tomou conta do Cenário Galileu no início da noite desta sexta-feira (27), na Campus Party.

LEIA MAIS

Explorar Marte é essencial para a humanidade

Na ocasião, o designer de interação Rodrigo Medeiros mostrou como os chamados biohackers conduzem experimentos de biotecnologia em casa, com materiais comprados pela internet. “Tuur van Balen é apenas um entre muitas pessoas que estão fazendo isso lá fora, artistas ou não. Ele manipulou bactérias encontradas no iogurte comum, usando uma combinação de materiais faça-você-mesmo acessíveis online”, explicou. Confira o vídeo, em inglês, em que o belga ensina o processo:

O outro palestrante, o zootecnicista e mestre em linguagens visuais Edson Barrus, ressaltou que o mais interessante no biohacking é o aspecto de transmissão de conhecimento. “A ideia é baratear esses processos de manipulação genética e tomar esses conhecimentos para si mesmo”, disse. Do JC Online.