Governador promete Campus Party anual no Recife

Fernando
Fernando
Publicado em 26/07/2012 às 21:11
Abertura Oficial FOTO:

O Governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, João da Costa (Foto: Deborah Guelman / Divulgação)

Incluir a Campus Party no calendário oficial de eventos da cidade do Recife. Essa foi a promessa lançada pelo governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, durante sua fala na abertura oficial do evento, que aconteceu nesta quinta (26). Do Palco Principal, o governador lançou a proposta, acatada pela Vivo, que patrocina a edição, e convidou O Instituto Campus Party para viabilizar a proposta.

Com os aplausos e assovios dos campuseiros, Eduardo Campos ainda aproveitou o microfone para soltar o humor, afirmando que queria uma barraca para acampar no evento. "Fiz uma reivindicação logo que cheguei. Quero ficar acampado aqui aproveitando o evento, também", brincou. Em resposta, a organização da Campus Party entregou a todos os patrocinadores, que discursaram na abertura, uma barraca de camping.

Governador e prefeito - com sua equipe - chegando na Campus (Foto: Debora Guelman/Divulgação)

Apesar da inevitável dispersão durante as falas, a legião de geeks presentes aprovou a ideia. "Se acontecer de verdade, pretendo vir todo ano", afirmou o professor paulista Flávio Sousa. Ele, que leciona disciplinas no curso de Tecnologia da Informação, acumula presenças em edições de São Paulo e Barcelona e se diz na expectativa para a estreia do Recife no circuito campuseiro. "Quero ver como vão ser os acontecimentos noturnos, já que aqui o espaço é restrito e divido de uma forma diferente das outras edições. O bom é que é a primeira vez que acontece com ar-condicionado", frisa.

Acompanhando Flávio, o caruaruense recém-chegado à capital pernambucana Marlon, Santos, de 19 anos, se diz impressionado. "Tô gostando muito do link de 5GB que foi disponibilizado. É uma oportunidade boa para compartilhar informação e conhecer pessoas", destaca. Para a alegria de Marlon e de todos os recifenses, também na fala de abertura, Mario Teza, um dos organizadores da 5ª edição brasileira da Campus Party, anunciou que a estrutura de rede do evento seria implementada pela Vivo na cidade.

Paralelamente à apresentação oficial, os campuseiros espalhados pelo Chevrolet Hall puderam conferir o lançamento da plataforma campuse.ro (https://campuse.ro/social/user/login.cp). A proposta do ambiente virtual é reunir, em rede, os campuseiros, e ser "a rede de conhecimento geek, onde se cria e se compartilha".

Foto: Jéfte Amorim/NE10

Ao fim do lançamento e da fala dos patrocinadores (Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Telefonica, Chesf e Vivo), o idealizador do maior evento tecnológico do mundo, Paco Regageles, tomou a cena e convidou a dupla de criadores do Jovem Nerd para a contagem regressiva e o grito de abertura oficial da primeira Campus Party de Pernambuco. Tendo como pilares a sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e a inclusão digital, está oficialmente aberta a Campus Party Recife 2012.