TV por assinatura no Brasil atinge quase 14 milhões de lares

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/05/2012 às 16:42
tv-satelite FOTO:

Um novo balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que o Brasil está perto de atingir a marca de 14 milhões de lares com TV por assinatura. Nos quatro primeiros meses deste ano, 1,4 milhões de casas e espaços comerciais assinaram serviços de TV paga. Em abril, o crescimento foi de 2,07% em relação ao mês anterior, com 283,8 mil novas assinaturas.

Nos últimos 12 meses foram 3,3 milhões de novas assinaturas, um crescimento de 30%. A Anatel afirma que 46,1 milhões de brasileiros consomem TV por assinatura, levando em conta os critérios populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Nordeste é a região com o menor percentual, 10,3% dos domicílios assistem canais pagos. O Sudeste lidera, com 34,3%, superando a média nacional. Em segundo lugar está a região Sul, com 21,9% de presença do serviço nas residências. Seguida pelo Centro-oeste, 19,8% e Norte, 14,3%.

A maior parte dessas assinaturas é através do satélite (57,1%). Outros 41,1% recebem via cabo. A Net continua liderando, com 7,5 milhões de pessoas em sua base de clientes. A Sky/Directv tem 4,2 milhões e em terceiro fica a Telefônica, com 684 mil assinantes. Novata, a Oi já ocupa o quarto lugar, com 472 mil. As demais estão na faixa dos 100 mil ou menos. [Via Meio&Mensagem, TVMagazine]