Comércio eletrônico no Brasil cresceu 43% e movimentou R$ 25 bilhões

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/05/2012 às 14:30
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O Brasil cresceu 43% e movimentou US$ 25 bilhões no comércio eletrônico entre os anos de 2010 e 2011. É o que aponta um estudo feito pela América Economia Intelligence, encomendado pela Visa. Com isso, o País alcançou o primeiro lugar entre os países da América Latina cuja as vendas online atingiram 1% do PIB.

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O levantamento também apontou que Brasil e América Latina mostraram um crescimento significativo nessa área nos últimos dois anos. Segundo a avaliação, entre os fatores determinantes no comportamento de aquisição da população estão: maior segurança e confiança no momento da compra, plataformas de negociação de canais como o social commerce (comércio por meio das redes sociais), reformas governamentais, aumento do nível de bancarização e o maior uso de meios de pagamentos eletrônicos, como cartões de crédito, por exemplo.

As previsões para este ano é de 26% de crescimento no comércio eletrônico. Já para 2013 a estimativa é um pouco maior, de 28,5%. Após o Brasil, com 59,1%, os países com maior participação de compras via web da América Latina são: México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).

Para Carlos Cruz, diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), com o auxílio do e-commerce, as empresas têm condições de levar os seus produtos para qualquer lugar do mundo. “As companhias que investem em infraestrutura, com uma equipe comercial e de atendimento ao cliente qualificada e serviço de entrega eficiente, conseguem garantir melhores resultados ao fim do mês”, disse, por email. “O vendedor precisa estar atento às movimentações do mercado. Ele não pode parar no tempo, por isso a importância de sempre procurar por cursos de atualização e se adequar aos novos cenários".