A Semana em Games: Saudosismo de games antigos segue forte nos consoles e no celular

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/05/2012 às 9:23
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O clássico Streets Of Rage (Foto: Divulgação)

Esta semana, a Sega confirmou que vai levar para o Xbox 360 uma série de clássicos, entre eles Streets Of Rage, I, II e III e Golden Axe, já na próxima semana. São jogos que fizeram a diversão de crianças e adolescentes nos anos 1980 no Brasil. Cada uma das coleções irá custar 10 dólares (ou 800 Microsoft Points). Uma versão menor também está prevista para o PS3. A nostalgia de games antigos vem pautando a indústria de games nos últimos anos e proporciona aos saudosistas uma experiência semelhante aos velhos consoles.

A Sega já tinha levado para o PS3 e Xbox jogos do Sonic lançados originalmente para o Mega Drive e Master System. Mas, Streets Of Rage e Golden Axe representa a quintessência do que seriam os títulos do gênero no futuro. Serviram ainda como base para os games do tipo plataforma (além do que, nenhuma produtora conseguiu criar algo tão assustador como os monstros de Golden Axe!). A Capcom, outra gigante do setor já vinha trazendo seus sucessos Street Fighter para o PlayStation desde o inícios dos anos 2000. Agora, com comandos já defasados, eles precisam de uma atualização, sobretudo em relação à resolução da tela, ainda adaptada às antigas TVs.

O mesmo não se pode dizer de Mortal Kombat. A Warner lançou ano passado a coleção dos três jogos clássicos da Midway, Mortal Kombat, Mortal Kombat 2 e MK3, sucessos nos arcades nos anos 1990. Eles chegaram com resolução em HD, mas conservando todos os detalhes originais. É possível baixar a coleção através da PlayStation Store brasileira.

A tendência chegou também aos celulares. As produtoras colocam nas lojas de aplicativos games clássicos do Super Nintendo e MegaDrive. São versões completas, adaptadas para os controles na tela sensível ao toque. Um bom exemplo é Megaman X, que chegou para iPad e iPhone neste ano. Custando 4,99 dólares, o app traz todas as fases do jogo que fez bastante sucesso no Super Nintendo. Já a Sega ataca com Sonic The Hedgehog 2, o mais vendido game do porco-espinho, que foi lançado originalmente para Mega Drive II. Custa 2, 99 dólares na App Store.

No meio desse saudosismo, também há algumas experiências infelizes. Uma delas é Capcom Arcade, que traz para o iPhone e iPad títulos como Street Fighter II e Commando. O app é grátis para baixar, mas isso esconde um artíficio para tirar dinheiro dos usuários após ficarem viciados. É que é preciso comprar fichas, semelhantes às máquinas arcade de antigamente. Inicialmente, são apenas 10 partidas. A experiência é muito boa, mas a Capcom deveria informar melhor sobre o pagamento.

Clássicos de luta da Capcom no iPhone (mas preparem-se para compra de fichas)

Ainda há diversos clássicos que precisam ser descobertos pelos atuais jogadores. E, levando em conta os caríssimos efeitos especiais que as produtoras possuem hoje em dia, esse saudosismo pelos clássicos não deixa de ser uma tendência curiosa do mercado de games.