[Atualizado] Galaxy S III tem câmera inteligente, super tela e rival do Siri; chega ao Brasil no fim do mês

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/05/2012 às 17:23
9gciwwre FOTO:

Tido como o principal concorrente do iPhone, da Apple, a Samsung apresentou nesta quinta (3) seu aguardado novo smartphone, o Galaxy S III. Ela tem uma tela de 4.8 polegadas Super AMOLED de alta definição (1280x720 pixels) e processador de 4 núcleos e 1,3 Ghz de velocidade. Outro destaque é sua câmera frontal inteligente.

O lançamento no Brasil está previsto para o final deste mês, em todas as operadoras. A Samsung afirmou, em entrevista citada pelo Link, que o País é o quinto mercado em importância para a empresa e por isso os brasileiros serão um dos primeiros a receber o aparelho.

No hardware, o grande destaque é sua câmera frontal. Ela poderá fazer chamadas em vídeos e terá 1,9 megapixels. A traseira virá com resolução de 8 megapixels. Ainda em relação ao hardware, esse novo smartphone terá 1GB de memória RAM. Com o telefone, a Samsung quer mostrar que está interessada em uma relação mais próxima com o usuário, como a Apple pretendeu fazer com a Siri.

Por isso, o Galaxy S III também possui o seu sistema de reconhecimento de voz, batizado de S Voice. É possível dialogar, pedir informações, enviar SMS, marcar calendários e realizar funções do aparelho, entre outros. Bastante parecido com a Siri, mas um pouco mais poliglota. O recurso chega nos idiomas inglês americano, inglês britânico, italiano, alemão, espanhol mediterrâneo, latino e coreano.

A câmera frontal também reconhece o usuário e tem serviços inteligentes, como rastrear o olhar da pessoa ao ler um livro, por exemplo. Reconhece também o rosto dos amigos, o que facilita o envio de mensagens. Também é possível ligar o aparelho apenas com o olhar. Desenvolvedores poderão criar diversos aplicativos com esse recurso, o que será um diferencial importante para a Samsung. Outra função, S Beam, permite compartilhar com mais facilidade informações com outros aparelhos da linha Galaxy.

As opções de armazenamento serão de 16, 32 ou 64GBm com possibilidade de expansão através de cartão microSD.

DOMÍNIO GLOBAL - A Samsung espera com esse aparelho avançar ainda mais no mercado de smartphones, hoje liderado pela Apple. A empresa anunciou que planeja levar o Galaxy S III em 145 países. A versão com 3G chega no final de maio na Europa, e em seguida na Ásia. Nos EUA, a previsão é ainda neste primeiro semestre. Já no resto do mundo, incluindo o Brasil, o telefone deve aportar até o fim de 2012.

O Galaxy S III virá em duas cores, branxa e azul escuro (chamado pela empresa de "peeble blue"). O sistema operacional será o novo Android 4.0. Bem leve, o celular pesa 133 gramas e tem 8.6 mm. O anúncio foi feito durante o evento Mobile Unpacked em Londres, na Inglaterra.