Lei de higienização de óculos 3D trata de procedimento já adotado, garantem exibidores

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/04/2012 às 21:20
oculos3d FOTO:

Recife tem lei municipal para evitar proliferação de doenças (Foto: Divulgação)

Paula Schver

Do NE10

Sabe quando você passa numa loja de eletrônicos e não resiste a testar as novidades high-tech do mercado? Uma dica: pense duas vezes antes de brincar com os óculos das televisões 3D. Ali é um ótimo local para a proliferação da conjuntivite, doença que também não isenta os equipamentos dos cinemas. "O ideal seria que os óculos fossem descartáveis", aponta o o chefe da emergência do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), Dr. Pedro Leonardo.

LEIA MAIS

» Pernambuco terá maioria das salas digitais até final do ano

O Recife conta com nove salas, todas da rede UCI, exibidoras de filmes em terceira dimensão. A lei municipal [sancionada mês passado] exigindo que as empresas façam a higienização dos óculos antes de cada sessão não altera em nada o procedimento já adotado pela rede, garante a UCI. Segundo nota enviada ao MundoBit, os acessórios são lavados com água quente e materiais específicos que não causam alergia nem irritação. Passam ainda por um procedimento de secagem antes de retornar às salas 3D, que comportam mais de 2.500 espectadores.

No Box Guararapes (em Jaboatão dos Guararapes), o mecanismo é igual ao do UCI. "O processo é todo executado de forma automática, sem necessidade de intervenção manual", informa o Box Cinemas. De acordo com a gerência da empresa, a única sala 3D naquele complexo deve ser reformada e ampliada em breve.

O Dr. Pedro Leonardo diz que não conhece os produtos utilizados na limpeza dos óculos, mas acredita que eles minimizam os riscos, embora não garantam 100% de eficácia. "Não se sabe quanto tempo o vírus pode permanecer na superfície", alerta. A dica do médico é, antes de usar o equipamento, limpá-lo com álcool em gel. "Não colocar a mão nos óculos nem levá-la aos olhos é um meio de prevenção."