CONSUMO

Nokia deve perder liderança para Samsung, diz pesquisa

POSTADO POR Paulo Floro , ÀS 15:15 EM 12/04/2012


Nokia liderava mercado mundial há 14 anos (Foto: Paulo Floro/NE10)

A sul-coreana Samsung Electronics encerrou no primeiro trimestre os 14 anos de liderança da Nokia no mercado mundial de telefones celulares, vendendo mais do que a concorrente finlandesa pela primeia vez, de acordo com uma pesquisa da Reuters com analistas. Os analistas, em média, acreditam que a Samsung tenha vendido 88 milhões de telefones celulares de janeiro a março, acima dos 83 milhões da Nokia. As informações são da Reuters.

A companhia finlandesa anunciou as vendas na quarta-feira, quando alertou sobre possíveis perdas em telefones nos dois primeiros trimestres. A Samsung deve liberar os números das vendas em 27 de abril. A Nokia vem lutando contra a concorrência acirrada no mercado de smartphones há vários anos, mas a liderança da companhia nos modelos mais baratos a manteve como a maior fabricante de celulares do mundo em volume.

A queda da companhia europeia deu-se rapidamente nos últimos meses, tendo em vista que em janeiro os analistas ainda a viam bem à frente da Samsung. “Depois de 14 anos como a maior fabricante de celulares do posto, perder a liderança será um duro golpe para a Nokia”, disse o diretor de pesquisas da CCS Insight, Ben Wood, que acompanha a indústria desde a década de 1990.

“Por outro lado, a Samsung receberá isso com euforia, fazendo festa da sala da direção às linhas de montagem”, acrescentou. A Nokia se tornou líder em 1998, quando tomou o lugar da Motorola e Samsung mal tinha entrado no setor. A finlandesa controlou cerca de 40% do mercado por anos, até a Apple lançar o iPhone em 2007 e dar início à febre dos smartphones.



Comentários:

2 Comentários em “Nokia deve perder liderança para Samsung, diz pesquisa

  1. Não troco meu Lumia 710 nem por um iphone quanto mais por um Sansung. Acredito que estas venda seja mais pela popularização da marca.

  2. A nokia é coisa do passado.
    E com windows vai virar passado mesmo.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado



*

Você pode usar essas tags HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>