Microsoft libera ao público versão para testes do Windows 8

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/02/2012 às 15:30
size_590_Microsoft-T-Reller-CES-2012 FOTO:

A Microsoft anunciou nesta quarta (29) a versão beta do novo sistema operacional Windows 8. Este é o último pré-lançamento e foi disponibilizado para download a partir de hoje no site oficial. O anúncio foi feito durante o evento Mobile World Congress, em Barcelona.

LEIA MAIS

Windows 8 vai perder o botão iniciar

Novo sistema reinventa modo de usar PCs

A nova tela azul da morte

Antes, uma versão para testes estava disponível apenas para desenvolvedores. "Com o Windows 8, nós reimaginamos as diferentes maneiras pelas quais as pessoas interagem com seus PCs e como tornar tudo uma extensão natural do dispositivo, seja usando o Windows 8 em um tablet, laptop ou computador tudo em um", disse Steven Sinofsky, presidente da Divisão do Windows e Windows Live na Microsoft, em comunicado oficial.

Desde que lançou o Developer Preview, foram feitas mais de 100 mil alterações no código. E muito ainda deve mudar, como diz o aviso quando o usuário for baixar essa versão. Ou seja, antes de ser liberado comercialmente, o sistema ainda poderá ser modificado.

Tami Reller, da Microsoft, apresenta o Windows 8 em um tablet (Foto: Divulgação/Microsoft)

Entre as novidades do Windows 8 está a loja exclusiva para download de aplicativos nos moldes da App Storw, a conexão à nuvem entre PCs baseados em Windows, uma nova versão do Internet Explorer e o mais chamativo para a maioria das pessoas: a interface Metro, que traz um design totalmente repaginado, com uma estrutura baseada em "azulejos", no lugar dos famosos ícones.

Como já anunciamos, até o logotipo mudou, ficando menos parecido com uma bandeira e mais, de fato, como uma janela (Window, em inglês). Na demonstração desta quarta, a Microsoft usou um tablet da Samsung, como mostrou o liveblog do site Gizmodo. É uma forma de mostrar como o sistema funciona bem em dispositivos móveis.