Nuvem de Livros quer democratizar acesso à leitura com biblioteca virtual

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/02/2012 às 15:21
www.nuvemdelivros.com.br 2012-2-23 15-15-58 FOTO:

Sistema de acesso por cloud computing é operacionalizado no Norte/Nordeste pela empresa pernambucana Mix Tecnologia

O uso da internet na educação tem sido muito debatido nos últimos anos. Um deles é o uso de tablets como instrumento de aprendizado na sala de aula. Com este novo momento, não faltam oportunidades para empresas do setor de tecnologia. A pernambucana Mix Tecnologia é uma delas. Com dados armazenados em cloud computing, eles desenvolveram uma biblioteca virtual com livros didáticos e paradidáticos.

LEIA MAIS

Especial Inovar.Edu: As transformações na educação trazidas pela tecnologia

Idealizado pela Gol Mobile, a proposta é viável para muitas escolas. O preço da assinatura individual é de R$ 4 aos mês, ou seja, R$ 48 por aluno ao ano. Sancionada em 2010 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a lei número 12.244 determina que todas as escolas públicas e privadas possuam bibliotecas.

A Mix Tecnologia viu uma oportunidade para tornar o cumprimento da lei mais econômica. "A Nuvem de Livros torna-se viável desde capitais até cidades do interior, onde há uma difícil logística no processo de distribuição dos livros”, disse Murilo Marinho, diretor da Mix, por email.

O acesso de livros através da nuvem também será beneficiado pelos tablets. O Governo estadual planeja entregar esses aparelhos aos alunos da rede em 2012. A possibilidade de atualização constante pela rede é outra vantagem do livro virtual. “Essa necessidade de atualização frequente faz com que muitas editoras percam acervos inteiros, que já estavam impressos e não foram vendidos”, diz Murilo.

Até agora, cerca de 5 mil livros já estão disponíveis, parte deles obras de domínio público, autores independentes e títulos didáticos. O importante é mesmo o modelo de negócios. A Nuvem poderá proporcionar interação do autor com os leitores e poderá ser uma alternativa interessante para os interessados em publicar sua primeira obra.

Como todo acesso através da nuvem, é imprescindível estar conectado à internet e todos os livros são lidos online. Segundo a assessoria de imprensa, o Governo ainda não firmou parceria com a Nuvem de Livros.