Escola de referência no Porto Digital quer incluir inovação no currículo dos alunos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/02/2012 às 17:26
escolaportodigital FOTO:

Fotos: Paulo Floro/NE10

Começou neste mês a funcionar em um prédio recém-reformado na região do Porto Digital, no Bairro do Recife, uma nova escola de referência do Estado. O polo tecnológico inclusive batiza a instituição, que recebe alunos do ensino médio. A Secretaria de Educação está estudando parcerias com empresas para integrar ao currículo temas como inovação em TI e informática.

LEIA MAIS

» Especial Inovar.EDU: O que a tecnologia pode auxiliar na educação hoje

Segundo Paulo Dutra, Gestor de Educação Profissional do Estado disse ao MundoBit, o CESAR e o Porto Digital estão em negociação para parcerias na escola. "Ainda não temos nada fechado, mas nossa ideia é trazer ao currículo dos estudantes matérias voltadas para tecnologia da informação. Já nascemos com essa intenção", disse.

A Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital existe desde 2007 e funcionava em prédios alugados antes de se mudar para o imóvel localizado na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Seu primeiro espaço foi o antigo Colégio Liceu, ao lado do Teatro Santa Isabel. Em seguida, os alunos estudaram em um espaço dentro do campus da Universidade Católica.

O nome traduz a proposta do Estado de instalar uma instituição de ensino dentro do polo. As aulas no local começaram na última sexta, com horário integral e almoço incluso. Pernambuco possui 217 escolas de referências e 25 técnicas.

Uma experiência interessante voltado para tecnologia e educação acontece na Escola Técnica Cícero Dias, que também começou como espaço de referência. Lá foi feito uma parceria público-privado com o instituto Oi Futuro e apoio educacional do CESAR, que fornece professores para o ensino de jogos digitais. Segundo Dutra, o Estado pretende formalizar a mesma parceria público-privada na escola Porto Digital.