Após 15 anos, Windows vai perder seu famoso botão "Iniciar" na nova versão

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/02/2012 às 16:05
win8consumer8_gallery_post FOTO:

Novas imagens do aguardado Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft. Apareceram na web novas capturas de tela que adiantam ainda mais mudanças no design do produto. Este novo lançamento chamado de "Consumer Preview" está mais próximo do que chegará às lojas. No ano passado, a companhia distribuiu uma versão para desenvolvedores. Veja o teste que fizemos.

O site chinês PC Beta recebeu essas imagens da versão conhecida como "build 8220", voltada para desenvolvedores. A mudança mais significativa é o fim do botão "iniciar", uma das marcas mais características do Windows e que estava cotado para sair desde o ano passado, quando a primeiro versão de testes apareceu.

O botão surgiu no Windows 95 e desde então apareceu em todos os lançamentos. No canto direito também foi adicionado uma barra vertical transparente com funções básicas como busca, configurações e busca.

Chamada de Metro, a interface terá mais recursos sociais e adotará os chamados "azulejos" para organizar arquivos e programas. Também será possível baixar aplicativos através de uma loja exclusiva, como já acontece com o concorrente Mac. Essa versão "Consumer Preview" chega no final desde mês. O Windows 8 final ainda não tem data de lançamento, mas deve chegar ao mercado no final do ano.