Em visita ao Porto Digital, Mercadante já analisa legado no Ministério de Tecnologia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/01/2012 às 19:21
mercadante_1 FOTO:

Ministro aproveitou para afirmar que Pernambuco é candidato a receber fábrica de displays

O ministro Aloizio Mercadante veio ao Recife nesta quinta-feira (5) para trazer ao Estado um dos datacenters para computação em nuvem da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ele aproveitou para conhecer as instalações da sede do Porto Digital e alguns cases de empresas locais embarcadas no Porto. Ele também comentou que Pernambuco é um dos candidatos a receber a primeira fábrica de displays do País.

LEIA MAIS

» Mercadante não desmente ida para Ministério da Educação

Mercadante disse que outros cinco Estados também competem para receber a fábrica, mas que o processo produtivo final deverá incluir diversas regiões do País. "São diversos fatores de infra-estrutura, como banda larga robusta, aeroporto internacional, mão-de-obra, e também de meio ambiente", colocou. Esse conjunto de investimento vai representar um "salto grande" para o desenvolvimento da indústria nacional de tecnologia.

O ministro explicou que a diretriz do Governo de agora em diante é exigir mais investimento para desenvolvimento de conteúdo local, como peças e componentes. "Não queremos apenas montar aparelhos, mas sim produzir. Queremos engenharia. Sobre o tão alardeado "Natal dos tablets", com promessas de redução no preço dos aparelhos, que não chegou a acontecer, ele discordou. Disse que as empresas Samsung, Motorola, Semp-Toshiba, RIM, Bravox e Positivo tiveram decréscimo no preço. No entanto, apenas esta última empresa apresentou ao mercado produto com uma real queda no valor.

Já os iPhones feitos na fábrica da Foxconn, em Jundiaí devem chegar às lojas ainda este ano. "Os empresários prometeram até o Natal, mas não aconteceu", disse.

Com o forte rumor de que entregará a pasta para assumir o ministério da Educação, ele fez um balanço de sua passagem pelo cargo. "Nunca a Ciência e Tecnologia foi tão disputada entre os partidos. Isso só mostra o quanto nosso trabalho foi bem recebido, com boas avaliações na Câmara e no Senado". Aproveitou para lembrar que o ministério teve o maior número de emendas aprovadas e um aumento de 54% na liberação de crédito. Este ano terá o maior orçamento relativo dentro do Governo. "Temos que aproveitar esse momento de liderança global e não acomodar. Vamos fomentar e desenvolver a indústria de tecnologia aproveitando as condições favoráveis".