Tablet pernambucano é esperado para março de 2012

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/12/2011 às 14:58
julio gil FOTO:

Foto: Alexandro Auler/JC Imagem

Muito comentado no meio de 2011, o primeiro tablet pernambucano parece mesmo que irá sair em 2012. A Elcoma, empresa local fabricante de computadores, que desenvolve o aparelho, acredita que em março ele estará pronto para chegar ao mercado. Segundo ele, o protótipo já foi desenvolvido e aguarda alguns trâmites burocráticos.

Um deles é a homologação da Anatel, que segundo Júlio Gil Freire, presidente da empresa, deve acontecer em fevereiro. O tablet será beneficiado pelo Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) e o incentivo federal do Processo Produtivo Básico (PPB). Por fim, falta um aval do Google para que o aparelho rode o Android 3.0 ou superior.

"Acreditamos que nosso produto possa ter um preço bastante competitivo, mas fica difícil estipular um valor agora", afirma Júlio. Além do público final, a empresa está interessada nos programas públicos que leva tablets às escolas, como já acontece na Prefeitura do Recife e pretende se expandir para outras unidades de ensino no Estado. "Estamos acompanhando essa movimentação e temos conversado com o poder público", disse.

Para o público final, a expectativa é de um produto com um bom custo-benefício. O tamanho da tela virá em dois tamanhos, entre 7 e 10 polegadas, sensível ao toque. Se todas as previsões sobre a explosão da popularidade dos tablets no ano que vem forem concretizadas, a Elcoma encontrará o cenário ideal para a venda do seu tão falado tablet. E o público, mais uma opção acessível desse tipo de aparelho.