Tablets e computadores da rede pública terão programas da Microsoft em 2012

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/12/2011 às 9:36
tablets-ipad-u1-archos1 FOTO:

Uma parceria firmada entre a Microsoft e a Secretaria de Educação de Pernambuco vai colocar produtos da Microsoft nos tablets que os alunos da rede pública receberão em 2012, assim como nos computadores das escolas. O secretário de Educação, Anderson Gomes, recebeu em seu gabinete o diretor de Educação, Emílio Munaro e o gerente Regional, Luís Eduardo Galvão para assinatura da colaboração.

A licença especial MSIS (Microsoft Student Innovation Suite) para os tablets e máquinas que serão utilizados no ambiente escolar começa a ser distribuída em 2012. O MSIS faz parte de um acordo criado, há três anos, pela Microsoft para beneficiar alunos de escolas públicas da Rússia, Brasil, China e Índia. A ação consiste na aquisição, por preços mais baixos, dos produtos Windows e Office.

A partir de março, todos os tablets, distribuídos para os alunos do ensino médio, já conterão sistema operacional e o pacote Office licenciado, através do MSIS. Juntamente com essa ação, a Microsoft também realizará uma capacitação para 40 educadores da rede, que agirão como multiplicadores da tecnologia aprendida para outros educadores e estudantes. A falta de informação sempre foi um dos problemas apresentados pelos professores da rede pública em relação à educação.

Em novembro, o especial do NE10, Inovar.EDU mostrou que existe investimento em tecnologia tanto no Estado quanto na rede municipal, mas a falta de capacitação ainda é um entrave. "Falta capacitação. Hoje, vemos crianças de seis anos dando um banho de conhecimento nas professoras, que não sabem nem utilizar os equipamentos", disse Juliana Dionizio, uma das professoras ouvidas pela reportagem.