Recife receberá datacenter do projeto de computação em nuvem do Governo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/12/2011 às 14:10
CloudComputing FOTO:

Recife receberá um dos datacenters do projeto de computação em nuvem da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ideia é desenvolver tecnologias digitais nas áreas remotas do país. O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou nessa quarta-feira (30) um contrato com a empresa chinesa Huawei, que vai doar e manter os equipamentos.

Recife foi escolhida para receber um dos datacenters por ser um polo de desenvolvimento na Região Nordeste, que tem 29% da população do país, mas responde por apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB). E, também, por causa da Universidade Federal de Pernambuco, que desenvolve projetos de pesquisa no setor de tecnologia da informação (TI). “É um centro de excelência na área de TI e nós precisamos de um centro de excelência para suportar e participar ativamente desse esforço de pesquisa”, disse o ministro.

O outro datacenter será em Manaus, por conta da geração de empregos na área de TI instalada na Zona Franca de Manaus. A expectativa é que os centros de dados sejam instalados até março de 2012, mas ainda não há orçamento para a implantação. O acordo foi proposto durante a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, em abril.

Com informações da Agência Brasil.