Google libera Android 4.0 para desenvolvedores; veja o que muda

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/11/2011 às 8:13
atualizacao-android-4-0-ics FOTO:

O Google abriu para os desenvolvedores o código-fonte do novo sistema operacional Android, a versão 4.0. Conhecido como Ice Cream Sandwich, ele é compatível com tablets e celulares inteligentes.

Agora, desenvolvedores poderão criar diversos aplicativos para o Android. Mas, na prática, o que muda com esse novo OS? Segundo o Google, ele teve melhorias no reconhecimento de voz, tradução de textos e agora tem uma maior interação para as telas sensíveis ao toque, substituindo botões para controlar programas.

Um dos recursos mais aguardados é o desbloqueio do despositivo através do reconhecimento facial. Edição de vídeo e som também chegam mais robustos para felicidade de usuários com celulares potentes como o Samsung Galaxy SII. Ganhou também melhorias de segurança.

Apresentado em outubro, o Ice Cream Sandwich pode se tornar ainda mais popular o Android, batendo de frente a concorrência pesada dos sistemas operacionais móveis, como o novo iOS e o Windows Phone Mango. O maior desafio do Google, no entanto é unificar o sistema entre os aparelhos atualmente à venda.

É que dependendo do celular ou tablet encontramos uma versão diferente do Android. O 4.0 já estava atualmente disponível no smartphone Galaxy Nexus, da Samsung, como uma espécie de versão beta. Agora, chega com a missão de mostrar a força que o Android tem.