Univasf vai investir R$ 1,5 mi em soluções de TI

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/10/2011 às 20:54
univasf_ (1) FOTO:

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) vai investir cerca de R$ 1,5 milhão em soluções de TI até o final deste ano. A Avantia Tecnologia, empresa do Porto Digital que atua como canal da distribuidora multinacional Afina ofereceu o Secure Networks. Com isso, será possível oferecer internet de qualidade a mais de 5 mil alunos e uma maior segurança de rede.

O Secure Networks, da Enterasys, irá fornecer as soluções em redes de dados e aumentando a segurança no controle do tráfego. A ideia de ofertar o produto foi da própria Avantia Tecnologia, que seguiu à risca o projeto desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação da Universidade. A primeira etapa acontecerão nos campi de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Além das melhorias de rede será instalado uma rede wireless outdoor e rádios a 100 Mbps.

A conclusão do projeto para as unidades de Petrolina e Juazeiro deve acontecer até o final do ano. A partir deste mês, a ideia é iniciar a expansão para as demais unidades da universidade, localizadas em Senhor do Bonfim/BA e São Raimundo Nonato/PI. "Neste momento, estamos construindo a base de usuários, ou seja, cadastrando todos que poderão usar a rede, como professores, pesquisadores e alunos, para que seja realizada a sua autenticação na rede", disse Jonildo Martins Cordeiro, Diretor de Tecnologia da Informação da UNIVASF. Serão cerca de 5 mil cadastros ao total.

Atualização às 20h07 do dia 25 de outubro

O MundoBit dá voz à Afina, que explica melhor sobre o investimento. Os recursos não foram conseguidos através da Avantia, - como estava no texto anteriormente. A Avantia é quem sugeriu com o quê deveriam ser gastos os investimentos, ou seja, sugeriu as ofertas, os produtos que a UNIVASF precisaria adquirir de acordo com seu objetivo/necessidade. A Afina atuou apenas como a distribuidora dos produtos. O post foi corrigido.