Steve Jobs inovou ao unir design e simplicidade com alta tecnologia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/10/2011 às 16:05
mac FOTO:

A cada nova aparição de Jobs, o mundo inteiro esperava pela cara do produto que seria o objeto de desejo de milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de estarem na vanguarda da tecnologia no que diz respeito ao hardware, os aparelhos da Apple tornaram-se famosos por causa da revolução que fizeram no design. "Design não é apenas aparência. Design é sobre como as coisas funcionam", é uma de suas frases mais famosas.

LEIA MAIS

O adeus a Steve Jobs

Com a intenção de serem incrivelmente simples e minimalistas, Jobs tinha a ideia fixa de fazer seus produtos intuitivos ao máximo para que pudessem ser utilizados por pessoas simples. Perfeccionista, ele chegou a implicar até com a marca do Google como um dos aplicativos do primeiro iPhone. Segundo ele, o segundo "O", do Google não estava com tom de amarelho correto, e pediu que seus designers corrigissem.

Por isso, para muitos, ele era antes um designer e depois um executivo dedicado. "Ele mudou a visão que as pessoas tinha do design, e afetou todos os segmentos da arte, desde a interface, o desenho do software até finalmente o design do produto", opina Daniel Pinheiro, sócio-executivo da Agência Mola e formado pela Universidade Federal de Pernambuco. "O mais interessante é que ele trazia uma grande quantidade de funcionalidades com um mínimo de passos para se executar uma ação. Isso serviu de inspiração para muitos designers".

Jobs implicava com uma simples fonte serifa ou um tom de cor

"Ele mostrou que o design é importante como instrumento de comunicação, antes de existir o iphone ou ipod, muitas pessoas já queriam consumir o produto", disse Breno Carvalho, coordenador do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco e estudioso do iMac. "Ele deu ênfase de que é possivel construir produtos bonitos, de design simples e de alta tecnologia. Fico triste pelo mundo ter perdido esse visionário".

Segundo fontes próximas ouvidas pelo NY Times, Steve Jobs também era um apaixonado por fontes e podia passar horas debatendo como algo que parece insignificante para muitas pessoas, como o tamanho de uma letra em serifa. Ele também informou no seu famoso discurso na universidade de Stanford sobre as aulas que teve de caligrafia e como isso definiu sua paixão por design. "Dez anos depois, quando eu estava desenhando o primeiro Macintosh, tudo veio à tona. E eu coloquei tudo aquilo que sabia no Mac. Ele foi o primeiro computador com uma tipografia bonita".

Veja a evolução dos produtos Apple com o passar dos anos. Clique para ampliar.