Cientistas conseguem reconstituir imagens cerebrais em vídeo

Publicado em 23/09/2011 às 16:01
brainmovies FOTO:

Cientistas querem reconstituir em vídeo imagens captadas através de atividades do cérebro. O processo usa um aparelho de ressonância magnética (fMRI) enquanto voluntários assistem a filmes curtos. Depois um super computador interpreta os dados com as imagens assistidas.

O resultado final foi transformado em imagens e depois em vídeos. Segundo a revista Scientific American, pesquisadores da Universidade da California estão no caminho para conseguir descobrir o que se passa no nosso cérebro.

O aparelho gravou o fluxo de sangue que passava pelo córtex visual dos cérebros dos voluntários. Depois as leituras eram levadas para um computador, onde foram divididas em pixels tridimensionais conhecidos como voxels, ou pixels volumétricos.

Será que isso é o início da leitura de mentes? É de ficar assustado. Pelas imagens, podemos ver uma forte relação entre os vídeos originais e o que foi registrado pela máquina de ressonância. Foram 18 mil segundos de imagens extraídas, o que forma um banco de dados onde o software age como um construtor das imagens passadas em nossa cabeça.

Com a melhora da tecnologia, poderemos ter gravadores de cérebro do futuro. Essa é a perspectiva mais otimista, como explica melhor o blog News Center, do UC Barkeley que já chama o processo de "Brain Movies". Já a prória equipe de cientistas, liderada por Shinji Nishimoto e Jack Gallant disse que a tecnologia está longe de conseguir ler os pensamentos de uma pessoa.

A principal aplicabilidade, segundo eles, seria a comunicação com pessoas em coma. De toda forma, o experimento é histórico. [Via UCBerkeley News Center, Neatorama]