O Bada, da Samsung, agora em código aberto. O que podemos ganhar com isso?

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/09/2011 às 13:43

A Samsung, apesar de ter alguns dos aparelhos mais poderosos entre os equipados com Android, também tem seu próprio sistema operacional, o Bada. E agora, a empresa sul-coreana quer popularizar seu iOS e depender menos do Google para equipar seus aparelhos. Por isso, ela estaria tentando abrir o código de seu sistema, segundo o jornal Wall Street Journal.

Com isso, o Bada seria como o Android, onde todos podem criar aplicativos usando seu código aberto. Resta saber se a Samsung terá força suficiente para competir com outros sistema, entre eles o novo Windows Phone. Segundo fontes ouvidas, a empresa quer utilizar a plataforma em televisores inteligentes, com acesso à internet.

Criado em 2009, o Bada está presente em celulares inteligentes mais baratos, sobretudo em países emergentes. Com o código aberto, o sistema pode ser interessante para engenheiros e programadores. Aqui no Recife já temos empresas desenvolvendo para a plataforma. É o caso do jogo Mikura , criado pela empresa Quadro a Quadro.

Com a popularização e a chegada nos televisores, o mercado só tem a ganhar. [Via WSJ]