A Semana em Games: PES 2012 melhora jogabilidade e diverte iniciantes e veteranos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/09/2011 às 21:35
ss_preview_pro_evolution_soccer_2012_playstation_3_ps3_1306765775_001.jpg FOTO:

Testamos nesta semana a nova versão do Pro Evolution Soccer, um dos jogos mais aguardados do ano e um dos principais títulos de futebol. Foi a segunda versão demo liberado para todos os jogadores através da PS Store brasileira. Agora, o jogo está mais acabado e próximo do que veremos na versão completa que chegará às lojas nas próximas semanas. É possível jogar uma partida de 10 minutos e avançar para o modo de treino, com diversas opções de jogadas e lances.

A maior novidade desta versão diz respeito à jogabilidade. Os controles estão mais inteligentes para reproduzir com fidelidade uma partida de futebol normal. Mais sensíveis, o jogo é mais intuitivo e capaz de divertir até quem não é habituado a esse tipo de jogo no videogame. Uma mudança significativa diz respeito ao comando que permite controlar outro jogador que está longe. Antes, só era possível o controle de quem estava com bola.

A inteligência artificial foi aperfeiçoada, o que otimiza o jogo e garante jogadas mais ágeis. Os replays ganharam atenção especial. São diversas opções, reações de todos os jogadores e diversos ângulos mostrados. Um ponto contra são as aberturas longas, algumas até obrigatórias. Mas, isso pode mudar com a versão final que estará à venda. Este demo que está disponível serve também para adiantar como será o jogo em suas outras plataformas, como o Xbox 360 e PC.

Aprovei o jogo, sobretudo pela facilidade de jogar para os não-experientes. Mas, para os aficcionados, a maior diversão fica por conta da customização. As opções de montagem de um jogador foram aumentadas em relação à edição anterior. É possível criar algo bem bizarro, inclusive. Ideal para jogadores menos ortodoxos (que tal um jogador com tom de pele azulado, cabelo cor de rosa e estrábico?).

Como todos já sabemos, Neymar (Santos) está na capa da versão comercializada no Brasil, ao lado de Cristiano Ronaldo (Real Madrid). E não é só isso que fará a festa dos fãs de futebol. A Konami já adiantou que a narração ficará por conta de Silvio Luiz e os comentários de Mauro Beting. O jogo também terá todos os times brasileiros da edição 2011 da Copa Libertadores.

O jogo já está em pré-venda e será lançado no dia 27 de setembro ao preço de R$ 179,90.

Esse post bem que poderia estar no nosso vizinho, o Blog do Torcedor...