Microsoft anuncia loja de aplicativos para o Windows 8

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/08/2011 às 10:14
Windows8 FOTO:

Teremos, enfim uma real disputa entre PCs e Macs?

A Microsoft anunciou que irá criar uma loja de aplicativos para o Windows 8. É uma novidade interessante, talvez até mais do que o sistema operacional em si. Com isso, o Windows tenta ganhar terreno depois de ficar para trás no quesito inovação, ainda que esteja à frente dos concorrentes, como o Mac OS X.

A App Store apareceu em um post de Steven Sinofsky, presidente da Divisão Windows da Microsoft no blog de desenvolvimento do sistema. Segundo a empresa, o novo sistema será "descomplicado e de alta qualidade". O anúncio oficial do Windows 8 ainda não foi feito, mas rumores dão conta de que o lançamento seria ainda este ano.

Segundo a Microsoft, este seria a maior reformulação no seu sistema operacional desde 1995. Atualmente, PCs em todo mundo rodam o Windows 7, ou mais precisamente 350 milhões segundo a empresa, sem contar as versões piratas. O sistema é o sucessor do Vista, um sistema não muito aceito pelos usuários e com muitas críticas por parte da imprensa especializada.

A real intenção da Microsoft com seu novo sistema é se adaptar a novos dispositivos, como telas sensíveis ao toque e tablets. O novo sistema seria mais intuitivo, sem necessidade de um conhecimento avançado em computação para efetuar tarefas que vão além do básico. Uma loja de aplicativos é uma ferramenta óbvia nesse processo de navegação descomplicada.

Mas não é uma novidade. A Apple saiu na frente e lançou a sua Mac App Store para seus poderosos iMac em janeiro deste ano. Com a popularização dos computadores Apple, sobretudos seus notebooks, é possível que vejamos de fato uma real concorrência entre PCs e Macs a partir do ano que vem.