Hackers do Anonymous planejam destruir o Facebook

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/08/2011 às 11:21
029c0_gty_spain_anonymous_hackers_ll_110610_wg FOTO:

O grupo de hackers Anonymous quer destruir o Facebook. E já anunciaram a data: 5 de novembro. O ataque foi anunciado pelo Twitter e também por um vídeo postado no Youtube. Segundo eles, a rede social vende informações de usuários e "garante acesso clandestino para empresas de segurança que espionam pessoas no mundo inteiro".

A data foi escolhida por ter relação com a HQ V de Vingança, onde o protagonista Guy Fawkes também é lembrado pelos membros da organização pelo uso da máscara do Anonymous. O grupo promete um "ataque que entrará para a história". A convocação pede que outros ativistas ajudem "em nome da própria privacidade".

No comunicado, o Anonymous disse que era impossível deletar uma conta do Facebook, já que os dados continuam armazenados com a empresa. "Tudo o que o usuário faz no Facebook fica na rede social, independentemente das configurações de privacidade. O Facebook sabe mais sobre você do que a sua família".

A #opfacebook como está sendo chamada a ação não está tendo o apoio de todos os membros do grupo. O Facebook ainda não se manifestou sobre o assunto até o momento. Os hackers já efetuaram ataques a grandes corporações como a Sony, sites e sistemas de governos e empresas de cartões de crédito.