publicidade
12/01/18

Jaboatão comemora arrecadação maior que as despesas, em 2017

12 / jan
Publicado por jamildo em Notícias às 17:41

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes divulgou o balanço financeiro de 2017, nesta sexta-feira, apontando aumento de 7% na arrecadação em relação a 2016.

Segundo a gestão, ao longo do ano, foram arrecadados R$ 928,5 milhões, contra R$ 868,4 do exercício anterior.

“Apesar da crise econômica que o País enfrenta, a previsão estimada para 2018 é de manter o ritmo de crescimento, aumentando a arrecadação em 7%”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

“Eu ressaltou a importância desses números, diante do cenário que o Brasil e, principalmente, os municípios estão vivendo nos últimos anos”.

No balanço final, a situação financeira é de equilíbrio e com a folha de pagamentos abaixo do limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Assumimos a gestão de Jaboatão tendo que fazer um trabalho de arrumação na casa e administrando a cidade com uma máquina enxuta, moderna, transparente e priorizando os gastos. Também atraímos investimentos importantes e conquistamos a confiança do cidadão com ações em todo o município. Tudo isso resultou em mais arrecadação, salários em dia, convocação de servidores concursados, avanços na saúde, na educação e ações de infraestrutura”, disse Anderson.

De acordo com a gestão, contribuíram para o aumento da receita em 2017, o pagamento do IPTU, que foi 27% superior ao ano anterior; a eficiência na cobrança das dívidas ativas (0,4%); repasses do ICMS (3%) e do IPVA (2%).

“Com isso, foi possível, por exemplo, elevar os gastos com a Educação, alcançando 27% da arrecadação, quando o mínimo são 25%. A Saúde também recebeu reforço financeiro, com as despesas chegando a 17% da receita (mínimo são 15%)”.

O prefeito Anderson Ferreira, ao fazer o balanço positivo, disse que determinou à equipe que o trabalho continue no mesmo ritmo, neste segundo ano de gestão.

“Fizemos o dever de casa e esses dados mostram que estamos no caminho certo. Os números são um incentivo a mais para a nossa gestão seguir fazendo a mudança que a população de Jaboatão acreditou que poderíamos realizar”, disse.


FECHAR