publicidade
16/12/17
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem

Geraldo Alckmin superaria Lula como favorito, na avaliação de líderes do Congresso

16 / dez
Publicado por jamildo em Notícias às 18:50

Do site Congresso em Foco

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), superou o ex-presidente Lula (PT) e agora aparece como o candidato com mais chance de se eleger para o Planalto, em 2018, na avaliação da cúpula do Congresso.

Quase 80% das principais lideranças da Câmara e do Senado acreditam que a reforma da Previdência não passará, ou só será aprovada com profundas mudanças.

Também cresceu o índice de insatisfação desses parlamentares quanto à relação do governo com o Parlamento. Subiu para próximo de 100% o percentual dos líderes que avaliam que o presidente Michel Temer concluirá o seu mandato.

Esses são apenas alguns dos dados reunidos pelo Painel do Poder, ferramenta criada pelo Congresso em Foco para mostrar o que pensa e para onde vai o Legislativo brasileiro, que chega à sua quarta rodada de entrevistas.

Ao todo, foram ouvidos 48 deputados e senadores, universo que reúne apenas os congressistas com maior capacidade de decisão: líderes partidários, membros das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, presidentes de comissões e influenciadores das principais bancadas temáticas.

Painel do Poder

A iniciativa tem caráter inédito tanto pela concepção metodológica quanto pela variedade de aplicações que permite. As informações são colhidas trimestralmente, de maneira a apresentar a evolução de tendências do termômetro e de outros índices apurados (para saber mais a respeito, envie uma mensagem para paineldopoder@congressoemfoco.com.br). Para isso, algumas perguntas se repetem em todos os levantamentos de campo.

O propósito do Painel do Poder é criar uma ferramenta temporal, mas não só uma fotografia no tempo, como as pesquisas de opinião geralmente fazem, mas um conjunto de dados em permanente evolução. Essa metodologia possibilita compreender como as opiniões dos líderes parlamentares mudam de acordo com as diferentes coletas de dados a serem feitas.


FECHAR