publicidade
16/10/17
Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados

Eleitores de Bolsonaro são ‘Tiriricos do Brasil’, declara Silvio Costa

16 / out
Publicado por Camila Souza em Notícias às 13:25

“Eu tenho pena de quem vota em Bolsonaro. O eleitor de Bolsonaro é um desinformado e analfabeto funcional”, declarou o deputado federal Silvio Costa (Avante-PE), vice-líder da oposição, nesta segunda-feira (16), sobre os seguidores do pré-candidato à presidência da República e seu colega de Câmara Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O pernambucano ainda criticou os eleitores e disse que Bolsonaro nunca leu um livro na vida. “Era um péssimo aluno.”

“Bolsonaro é Tiririca e as pessoas que votam nele chamo de ‘Tiririco do Brasil’. Eu sou um democrata, eu respeito o contraditório, mas tenho pena”, disse o deputado. De acordo com Silvio, o deputado representa “a negação da política” e quem vota nele está zombando da política, dando voto de protesto. “Não é um voto consciente e sim de protesto misturado com o voto de ódio”, completou. Para o deputado, os votos no palhaço e deputado pelo PR de São Paulo – 1.353.766 na primeira eleição, em 2010, e 336.970 na segunda, em 2014 – também foram uma manifestação anti-político.

LEIA TAMBÉM
» Ao propor título a Bolsonaro, deputado diz que atende pedido de milhares
» Você acha que Bolsonaro deve receber título de cidadão pernambucano?
» Para cientista político, quem declara voto em Bolsonaro deve migrar para PSDB

Para Silvio Costa, o pré-candidato à presidência é um marqueteiro que utiliza de frases decoradas para defender a sua bandeira conservadora. “Bolsonaro é um cara que eu conheço bem, é da bancada da bala. Está aí defendendo suas ideias como a liberação do porte de armas. E lamentavelmente tem uma parcela da população que pensa igual a ele. E essa parcela não está pensando no País, apenas pensa de forma pontual”, pontou o deputado.

Sobre Bolsonaro apresentar números crescentes nas pesquisas de intenção de voto, Silvio Costa diz que ele vai tirar voto do PSDB, DEM, PMDB e extrema direta. “Ele não tira um voto da esquerda e centro-esquerda. A candidatura de Bolsonaro prejudica o PSDB, DEM, a turma de Michel Temer (PMDB)”, analisou o parlamentar. “Quem tem amor pelo País não pode levar a sério a candidatura de Bolsonaro. Ele é uma piada uma brincadeira de mau gosto”, finalizou. No último levantamento realizado pelo Datafolha, ficou em segundo lugar empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede) e atrás apenas do ex-presidente Lula (PT). Na CNT/MDA, apareceu como a única opção de voto para 13,4%.

» Sílvio Costa diz que a aliança PSB-PT em Pernambuco é um escárnio
» Artigo: Lula representa a volta do Estado de bem-estar social. Por Silvio Costa

Meirelles administra para Temer

O deputado Silvio Costa também fez uma avaliação sobre a pré-candidatura do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD). Segundo o deputado, Meirelles tem se preparado para as eleições do próximo ano que, segundo ele, já administra o País para o presidente Michel Temer (PMDB).

“Meirelles trabalha, sim, para ser candidato, ele quer ser candidato para o setor financeiro do País. Ele vai se colocar na chamada base de Temer, e será Meirelles, os candidatos do PSDB, mas acho que ele sairá como candidato ano que vem”, disse Silvio.

» ‘Insistência’ em tirar Lula de eleição ajuda Bolsonaro, diz Renan

PT e PSDB no foco

Segundo o deputado, as eleições de 2018 terão novamente o PT e o PSDB como protagonistas. Na projeção de Silvio, o PSDB vai deixar o prefeito de São Paulo, João Doria, de lado e lançar à presidência o governador, Geraldo Alckmin, que concorrerá, para o parlamentar, o segundo turno com o ex-presidente Lula (PT).



PUBLICIDADE
FECHAR