publicidade
11/10/17
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Proposta de título de cidadão pernambucano para Bolsonaro é criticada por deputados

11 / out
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 16:25

O deputado Joel da Harpa (Podemos) deverá propor à Assembleia Legislativa a concessão do título de cidadão pernambucano ao pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSC-RJ), parlamentar federal. De acordo com o colunista do Jornal do Commercio Giovanni Sandes, na Pinga-Fogo, o projeto da homenagem será protocolado na próxima semana. Procurados pelo Blog de Jamildo, deputados estaduais se posicionaram contra a honraria para Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM
» Você acha que Bolsonaro deve receber título de cidadão pernambucano?
» Joel da Harpa vai propor título de cidadão pernambucano a Jair Bolsonaro

O líder da bancada governista, Isaltino Nascimento (PSB), foi um deles. “Pelo seu posicionamento político e ideológico, não vejo sentido nessa proposição para uma pessoa sexista e capaz de ofender uma mulher publicamente, xenófobo, racista, homofóbico e que estimula a violência de uma maneira geral”, afirmou. “Nós vivemos numa sociedade que precisa de ponderação, de tolerância, de respeito e esses requisitos passam ao largo do deputado Bolsonaro.”

Para o socialista, a maioria dos deputados não entende a proposta “que só irá gerar constrangimento na Casa”. A Assembleia tem 49 deputados.

De oposição como Joel da Harpa, Priscila Krause (DEM) lembrou que o projeto não foi protocolado ainda, mas defendeu que, pelas informações que se tem, Bolsonaro não se enquadra nos pré-requisitos para a homenagem. A parlamentar afirma que a a concessão de títulos a cidadãos de outros estados deve ser “com comprovada atuação em prol do conjunto social, de modo amplo e irrestrito, que forma o povo pernambucano”.

» Bolsonaro é condenado por declarações contra quilombolas
» Para cientista político, quem declara voto em Bolsonaro deve migrar para PSDB

Edilson Silva (PSOL) afirmou que a sugestão é “inadequada”. “Este cidadão merece na verdade são votos de protesto e desaprovação por parte da Casa de Joaquim Nabuco. Aqui é a Terra da Revolução de 1817, da liberdade, da luta contra a escravidão, e pelos direitos das mulheres. A figura de Jair Bolsonaro e seu clã, que fazem apologia ao racismo, ao estupro, à lgbtfobia, à cultura da violência, não merecem um título de cidadania pernambucana.”

Pelo Twitter, Vinícius Labanca (PSB) adiantou que votará contra o título para Bolsonaro “por entender que nada o fez para merecer”. “Título de cidadão pernambucano não pode ser politizado. Isso caracteriza a pequenez de um estado grandioso como nosso por natureza”, disse na rede social.

» Doria tenta distanciar sua imagem de Bolsonaro
» No Mercosul, Humberto critica MBL e Bolsonaro por ‘ações autoritárias’

Pré-candidato à presidência em 2018, Bolsonaro é o mais bem colocado da extrema-direita nas pesquisas de intenção de voto. No último levantamento realizado pelo Datafolha, ficou em segundo lugar empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede) e atrás apenas do ex-presidente Lula (PT).

De olho nas próximas eleições, Bolsonaro planeja trocar o PSC pelo PEN, partido que deve mudar de nome para Patriotas. Também buscando votos, Bolsonaro articulava uma visita ao Estado até o próximo mês. Joel da Harpa informou a Giovanni Sandes que a viagem do deputado a Pernambuco deverá ser em novembro.



PUBLICIDADE
FECHAR