publicidade
06/09/17
Líder do PSB era Fernando Bezerra Coelho, mas ele trocou o partido pelo PMDB (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Líder do PSB era Fernando Bezerra Coelho, mas ele trocou o partido pelo PMDB (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agora no PMDB, FBC vira vice-líder do governo. PSB escolhe novo líder terça

06 / set
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 18:32

Apesar de ser considerado um divergente dentro do PSB, Fernando Bezerra Coelho era o líder do partido no Senado até trocar os socialistas pelo PMDB, nesta quarta-feira (6). Com a mudança, passou a ser vice-líder do governo Michel Temer, bancada comandada por Romero Jucá (RR), que articulou a sua filiação.

O PSB, agora com cinco integrantes, marcou para a próxima terça-feira (12) um almoço para decidir quem será o novo líder.

LEIA TAMBÉM
» Jucá diz que acertou troca no PMDB com Jarbas; deputado nega e critica FBC
» Armando Monteiro Neto e Bruno Araújo prestigiam chegada de FBC no PMDB
» FBC será candidato do PMDB em Pernambuco, confirma Jucá
» Jucá diz que PMDB articula candidato à presidência em 2022

Hoje, Roberto Rocha (MA) é vice-líder do partido. Mas João Capiberibe (PSB) é o líder do bloco em que a sigla está, o Socialismo e Democracia, composto também por PPS, PCdoB e Rede. Antonio Carlos Valadares (PSB) é o vice-líder desse grupo.

O cargo serve para articular o posicionamento dos partidos em relação às pautas em discussão no Senado.

FBC ganhando poder no PMDB

Na articulação nacional, Fernando Bezerra Coelho pode receber também o comando do PMDB de Pernambuco, tradicionalmente com o grupo do deputado federal Jarbas Vasconcelos. Jucá argumenta que, com a filiação dele, o partido pode ganhar cinco parlamentares federais por Pernambuco.

Os deputados Fernando Filho (filho dele, licenciado para ocupar o cargo de ministro de Minas e Energia) e João Fernando Coutinho (PSB) devem acompanhá-lo. Outros nomes não foram divulgados.

» FBC chega ao PMDB defendendo reformas de Temer
» Sileno Guedes diz que Jarbas reafirma aliança com Paulo, apesar de FBC
» Vereador ligado a Jarbas Vasconcelos também repudia entrada de FBC no PMDB
» FBC troca PSB por PMDB e pode conseguir comando do partido em Pernambuco

A mudança não foi bem vista pela direção local do partido, que divulgou uma nota criticando Fernando Bezerra Coelho e falando em “autoritarismo”. O presidente do PMDB no Estado, Raul Henry, está em viagem oficial à China pelo Governo do Estado, onde é vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, e ainda não comentou se iria à Justiça Eleitoral contra a dissolução do diretório pretendida por Jucá.

A troca costurada nacionalmente também atinge a aliança que o PMDB local tem com o PSB do governador Paulo Câmara. Hoje, o partido é protagonista no governo, enquanto FBC já se juntou ao possível palanque adversário e foi anunciado por Jucá como candidato ao governo em 2018.

O plano de colocar Fernando Bezerra Coelho na disputa é tentar fortalecer o partido para 2022, quando o PMDB pretende ter candidato próprio à presidência. Segundo Jucá, para seguir a agenda de Michel Temer.

FBC tem mandato no Senado justamente até 2022 e, caso perca a eleição ao Governo de Pernambuco, não ficaria sem vaga ou foro privilegiado.



PUBLICIDADE
FECHAR