20/abr
Temer com Paulo Câmara em dezembro (Foto: Beto Barata/Presidência da República)
Temer com Paulo Câmara em dezembro (Foto: Beto Barata/Presidência da República)

Temer deve vir a Pernambuco devolver autonomia do Porto de Suape ao Estado

20 / abr
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 10:50

O presidente Michel Temer (PMDB) deve vir a Pernambuco mais uma vez na próxima semana, segundo informam deputados. A visita do presidente deve ser no dia 27, quinta-feira, para a cerimônia em que será devolvida a autonomia do Porto de Suape ao Estado, tirada pelo governo federal em 2013, com a promulgação da Lei dos Portos. Se for confirmada, esta será a quinta viagem do presidente ao Nordeste desde que assumiu, há quase um ano.

Após a assinatura do decreto pelo peemedebista, o Estado terá competência para a condução de estudos, a elaboração dos editais, a realização dos procedimentos licitatórios e a celebração dos contratos relativos aos arrendamentos portuários.

LEIA TAMBÉM
» Temer deve fazer quinta visita ao Nordeste em maio
» Temer tem reprovação de 91% dos eleitores pernambucanos, diz pesquisa da Uninassau
» Região Nordeste permanece com a pior avaliação sobre o governo Temer

Assim, Suape também passará a ser responsável pela aprovação das expansões e adensamento de áreas e prorrogações antecipadas de contratos em vigência.

“Essa medida corrigirá uma injustiça que foi cometida contra Pernambuco e contra Suape e permitirá que o nosso porto continue crescendo num ritmo acelerado”, disse Paulo Câmara após uma reunião com Temer no início do mês.

De 2013 para cá, projetos para o ancoradouro pernambucano empacaram. Em julho do ano passado, quando o peemedebista era presidente interino, foi publicada uma portaria dando poder de decisão sobre as áreas não operacionais da estatal.

Nesta quinta-feira (20), parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) têm uma visita ao complexo. “Suape é um dos grandes patrimônios de Pernambuco. Construído ao longo de sete governos, o complexo gera emprego e renda, e o ICMS que recolhe é distribuído para todo o Estado”, disse Aluísio Lessa (PSB) através da assessoria de imprensa.

» Suape: delator da Odebrecht diz que entregou propina a Aldo Guedes através de dono de avião usado por Eduardo Campos
» Odebrecht pagou R$ 95 milhões em propina por Petroquímica Suape, dizem delatores

O Complexo de Suape foi citado nas delações de ex-executivos da Odebrecht que levaram às decisões do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), no início do mês. O ex-governador Eduardo Campos e o senador Fernando Bezerra Coelho, ambos do PSB, foram citados pelos delatores como beneficiários de suposta propina por obras no empreendimento.

Visitas de Temer ao Nordeste

No início do mês, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou que Michel Temer iria a Caruaru, no Agreste pernambucano, em maio, para fazer a primeira entrega do País do Cartão Reforma, programa que vai beneficiar famílias que buscam recursos para melhorar e ampliar suas moradias. A prefeita da cidade é Raquel Lyra (PSDB), aliada dele.

A última vez que Temer veio ao Nordeste foi no dia 10 de março, quando visitou as cidades de Sertânia, no Sertão pernambucano, e Monteiro e Campina Grande, na Paraíba, para entregar o eixo leste da Transposição do Rio São Francisco. Antes, ele esteve em Floresta (PE) em janeiro, também para visitar as obras do projeto.

Helder Barbalho ao lado de Temer e Paulo Câmara, na assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto do Ramal do Agreste (Foto: Beto Barata/Presidência da República)
Helder Barbalho ao lado de Temer e Paulo Câmara, na assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto do Ramal do Agreste (Foto: Beto Barata/Presidência da República)

» Temer quer ser lembrado como “o maior presidente nordestino” do Brasil
» Ministro sugere que Temer será lembrado por garantir investimentos hídricos ao Nordeste
» Temer inaugura Transposição, mas moradores de Monteiro agradecem a Lula

Com baixa popularidade no Nordeste, o peemedebista tem usado a obra para se aproximar da região. A pesquisa do Instituto Uninassau divulgada pelo Blog de Jamildo apontou que Temer tem reprovação de 91% dos pernambucanos.

A última pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o governo dele permanece com o maior porcentual de rejeição no Nordeste, onde tem 67% de avaliações ruins ou péssimas. No levantamento anterior, em dezembro do ano passado, este número era de 57%.

» Temer ironiza manifestantes em Monteiro e diz que eles vão se banhar na Transposição
» Avaliação negativa do governo Temer sobe de 46% para 55%, diz pesquisa CNI/Ibope
» “Não quero a paternidade dessa obra. Ninguém pode tê-la”, diz Temer sobre Transposição

Em dezembro, menos de um mês depois de estrear as agendas no Nordeste, Temer provocou polêmica ao afirmar, em Alagoas, que gostaria de ser lembrado como “o maior presidente nordestino” do Brasil.

O peemedebista Temer assumiu em maio do ano passado ainda interinamente e depois, em setembro, ficou oficialmente no lugar de Dilma Rousseff (PT), mas evitou viajar à reunião no início do mandato. O objetivo era de evitar protestos.

O primeiro estado visitado pelo peemedebista foi Pernambuco – nas cidades de Surubim, Salgueiro e Floresta – já em dezembro do ano passado. Em “passagem-relâmpago” por Caruaru, um aparato de segurança conteve manifestações contra o presidente.



PUBLICIDADE
FECHAR