26/mar
Foto: Mariana Araújo/JC
Foto: Mariana Araújo/JC

No Recife, Vem Pra Rua protesta em defesa de Moro e contra lista fechada

26 / mar
Publicado por Camila Souza em Notícias às 11:51

O movimento Vem Pra Rua realizou uma manifestação, na manhã deste domingo (26), no Recife, em apoio à Operação Lava Jato, em defesa do juiz Sérgio Moro e contra a lista fechada, em que o leitor vota no partido, que estabelece uma lista pré-ordenada de candidatos a serem eleitos pela sigla. O ato, que é nacional, ocorreu na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade e seguiu em caminhada.

Ainda na concentração, o início da manifestação foi marcado pelo Hino Nacional. Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, manifestantes reivindicaram o fim do foro privilegiado, pela ética na política e o fim da impunidade, pela manutenção da prisão em segunda instância, pela prisão dos corruptos, contra qualquer tipo de anistia a partidos e políticos, contra o financiamento público de campanha e aumento do fundo partidário, além do voto em lista fechada. 

LEIA TAMBÉM
» Neste domingo, Vem Pra Rua realiza manifestação no Recife
» “Objetivo é divulgar políticos que são contra a Lava Jato”, diz Vem Pra Rua no Recife
» Pró Lava Jato, protestos voltam às ruas

O relator na comissão especial da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou que vai propor em seu relatório financiamento misto de campanha e sistema de votação por lista fechada. O petista prometeu entregar o relatório final com as propostas até o fim de março.

» “Lava Jato fez a coisa mais sem-vergonha que aconteceu neste País”, diz Lula

Manifestantes levaram cartazes e faixas pedindo a prisão do ex-presidente Lula (PT). Durante a manifestação, nenhum político pernambucano foi visto no local. De acordo com a porta-voz do movimento Vem Pra Rua, Maria Dulce Sampaio, 6 a 8 mil pessoas estiveram nesta manhã na Avenida Boa Viagem no evento. Mas, segundo Dulce, o número de pessoas não importa.

“O número pra gente não importa. O que importa é mostrar que continuamos na luta. Eu sei que o público não foi muito grande. Não foi muito grande porque o povo está cansado de tanto escândalo, diariamente nas televisões dos políticos. O povo está cansado de tanta corrupção”, disse.

» “Eles peçam a Deus para eu não ser candidato”, diz Lula na Paraíba
» Corte recebe ao menos dez ações contra foro privilegiado de Lula

A porta-voz também fez críticas sobre a lista fechada. “Pegamos a pauta do momento, que são pautas que os políticos estão querendo fazer para se manter no poder, A lista fechada é inteiramente antidemocrática e sem transparência, quer dizer que o eleitor vai votar no partido, ele não vai saber o candidato que está votando. E essa lista é feita pelos caciques do partido”, pontuo.

» Maioria de grupo da reforma política rejeita lista fechada
» ‘Não tenho simpatia pela lista fechada’, diz Temer

 



PUBLICIDADE
FECHAR