20/mar
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Vereador propõe flexibilizar uso da porta do meio dos ônibus

20 / mar
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 21:21

Lembra-se daquele projeto de lei para proibir embarque e desembarque dos ônibus pela porta do meio, a não ser para pessoas que usam cadeiras de rodas ou em terminais integrados? Ele continua em tramitação na Câmara do Recife, aguardando parecer para ser votado em plenário. Mas nesta segunda-feira (20) voltou a ser discutido na Casa pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que foi à tribuna para defender que a terceira porta seja usada também por outras pessoas com dificuldades de locomoção em horários de grande fluxo de passageiros.

LEIA TAMBÉM
» De pets a bafômetro, Câmara do Recife tem vários projetos para ônibus
» Câmara do Recife terá audiência sobre assaltos a ônibus

Moraes sugeriu acrescentar ao projeto de Carlos Gueiros (PSB) a previsão de que a porta do meio dos ônibus atendam também gestantes, pessoas com crianças de colo e idosos, por exemplo. “Quando ando de ônibus, eu percebo a dificuldade de muitas pessoas com deficiência. Também presencio a dificuldade que pessoas idosas ou com crianças de colo têm ao atravessar os ônibus nos horários em que eles se encontram lotados. Sugiro uma emenda para que haja algumas exceções à regra”, disse o vereador na tribuna.

» “Ninguém assalta ônibus com fuzil”, diz ministro em recado a Paulo Câmara
» Assembleia cancela gasto de quase 1 milhão para divulgação dos deputados em ônibus

O autor da proposta fez um aparte rebatendo a sugestão de Ivan Moraes. “A questão é a pessoa que depende exclusivamente desse equipamento, e que pode ficar parada quando ele não funciona. Eu sou idoso e entendo a preocupação. Mas idosos e gestantes não são usuários cativos de um equipamento como esse. Eles não são dependentes, como os cadeirantes”, afirmou. Gueiros alega que a medida é para preservar o equipamento dos ônibus.



PUBLICIDADE
FECHAR