19/mar
Médica cubana Ramona Rodrigues, que deixou o Mais Médicos e pediu asilo político ao Brasil em 2013 (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Médica cubana Ramona Rodrigues, que deixou o Mais Médicos e pediu asilo político ao Brasil em 2013 (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Projeto prevê visto permanente para cubanos do programa Mais Médicos

19 / mar
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 13:28

Com informações da Agência Câmara

Após arquivar um projeto semelhante do atual senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), a Câmara dos Deputados agora analisa outra proposta que concede visto permanente aos cubanos que entrarem no Brasil como refugiados ou amparados por acordos de cooperação técnica internacional, como o Mais Médicos. 

LEIA TAMBÉM
» Câmara aprova MP que prorroga Mais Médicos por três anos

O projeto é do deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT), que reclama do fato de os médicos cubanos terem que repassar parte da bolsa para o governo do país. Para o parlamentar, isso configura “condição de escravidão ou, no mínimo, servidão”.

“Como o Brasil se obriga no plano interno e externo a rechaçar qualquer tipo de escravidão ou servidão, não deveria admitir em seu território a ocorrência dessa situação”, diz na proposta. A lei atual estabelece que, para obtenção de visto permanente, o estrangeiro deve cumprir uma série de exigências.

 


PUBLICIDADE
FECHAR