24/set
capa-pesquisa

IPMN/JC: com 33% das intenções de voto, Geraldo Julio mantém liderança a uma semana da eleição

24 / set
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 12:01

O terceiro levantamento das intenções de voto no Recife realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal Leia Já, manteve os resultados do anterior. O prefeito Geraldo Julio (PSB), tentando reeleição, apareceu novamente na frente, com 33%. O ex-prefeito João Paulo (PT), que iniciou a disputa em empate técnico com o socialista, agora tem 25%. Assim, o cenário continua de polarização entre os dois na corrida pela prefeitura da capital pernambucana.

O petista começou a disputa com 27,7% das intenções de voto e na segunda pesquisa passou para 24,8%. Embora, considerando a margem de erro, tenha se mantido estável, o resultado não foi tão positivo para ele devido ao crescimento do socialista, que teve 25,3% na primeira e 34,2% na segunda. Para o cientista político Adriano Oliveira, coordenador da pesquisa, afirma que o cenário revela estabilidade e permite especular que a eleição ficará no primeiro turno, embora o fim do processo eleitoral continue incerto.

“O candidato João Paulo teve queda e não recuperou popularidade”, argumenta Oliveira. Além disso, explica que houve um recuo de Priscila Krause (DEM) e que a aprovação de Geraldo Julio se mantém estável. “Quanto mais um prefeito é aprovado, pode ganhar a eleição”, apontou. De acordo com o cientista político, aspectos como as estratégias usadas no guia eleitoral e o apoio dos candidatos a vereador ajudarão a definir os rumos da eleição na última semana até a votação.

LEIA TAMBÉM
» Gestão de Geraldo Julio é regular para a maioria dos recifenses, diz IPMN/JC
» IPMN/JC: recifense continua tendo mais medo de que João Paulo ou Geraldo Julio assumam a Prefeitura
» Recifenses continuam acreditando que crise econômica nacional afetou gestão Geraldo Julio, aponta IPMN/JC
» Eleitor do Recife não quer ver guia da TV e continua sem interesse nas eleições, mostra IPMN/JC
» IPMN: administração Paulo Câmara continua regular para os recifenses

02-qual-desses-vc-votaria

Segundo colocado nas eleições de 2012, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) está em terceiro, com 12% das intenções de voto. Priscila Krause (DEM) tem 3%; Edilson Silva (PSOL), 2%; e Carlos Augusto (PV), 1%. Pantaleão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram. Vinte e um por cento declararam que vão votar branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam a pesquisa.

Geraldo Julio apareceu nesta pesquisa com a maior preferência na maioria das faixas de renda e de idade, na maior parte das vezes seguido por João Paulo. Na faixa de até um salário mínimo, por exemplo, o socialista tem 38% e o petista 22%. Entre os eleitores que têm renda acima de cinco salários, no entanto, Daniel Coelho é o que tem maior percentual de intenções de voto, 28% contra 20% de Geraldo Julio e 16% de João Paulo.

Daniel Coelho tinha 5,9% inicialmente e 10,4% na segunda. Priscila Krause passou de 3,5% para 4,4% até voltar aos 3% atuais.

Segundo turno

Considerando os votos válidos, quando se excluem os brancos e nulos, Geraldo Julio tem 43%. Isso quer dizer que haveria segundo turno na capital pernambucana se a eleição fosse agora, já que teria que ser escolhido por pelo menos metade do eleitorado recifense. Neste cenário, quem disputaria o segundo turno com o socialista seria João Paulo, que tem 33% das intenções de votos válidos.

Daniel Coelho aparece depois, com 16%, descolado de Priscila Krause, que tem 4%; Edilson Silva, 2%; e, com 1%, Carlos Augusto, Pantaleão e Simone Fontana.

02-intencao-de-votos

Pesquisa espontânea

O resultado do levantamento espontâneo, em que não são apresentados os nomes previamente, Geraldo Julio e João Paulo também polarizam a corrida eleitoral. O socialista aparece com 32% das intenções de voto e o petista com 24%. Daniel Coelho tem 11%. Priscila Krause ficou com 2%, empatada tecnicamente com Edilson Silva e Daniel Coelho. Vinte e um por cento afirmaram que não vão votar em nenhum candidato e 9% não sabiam ou não responderam.

No início da campanha, quando foi realizada a primeira pesquisa, João Paulo aparecia com 19,6% das intenções de voto e Geraldo Julio com 17,6%. Na segunda, na semana passada, as posições se inverteram e o socialista passou a liderar a disputa, com 30,6%, quase dez pontos na frente do petista, que tinha 21,8%. Daniel Coelho passou de 2,9% na primeira pesquisa para 8,6% na segunda e Priscila Krause foi de 2,6% na primeira para 4,2%.

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau entrevistou 816 eleitores do Recife nos dias 21 e 22 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-06424/2016.


PUBLICIDADE
FECHAR