Geraldo escolhe sete nomes do Governo do Estado para secretariado do Recife

Publicado em 14/12/2012 às 14:11 por em Notícias

Foto: Alexandre Gondim

Dos 22 secretários municipais anunciados nesta sexta-feira (14) pelo prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), para a gestão que começa em janeiro, sete são nomes importados do Governo do Estado. Vale lembrar que o próprio Geraldo foi retitado da equipe do governo estadual – ele era secretário de Desenvolvimento Econômico o ano passado e, antes, assumiu a pasta de Planejamento e Gestão por quatro anos – para disputar a Prefeitura.

Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marconi Muzzio, que comandará a pasta de Administração, era secretário-executivo de Turismo. Já a atual presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Leda Alves, foi remanejada para a pasta de Cultura da capital pernambucana.

Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, ainda no período eleitoral, deixou a Secretaria de Articulação Política do Estado para coordenar a campanha de Geraldo e, agora, assumirá o posto de secretário de Governo e Participação Social (que corresponde à Casa Civil). Quem também saiu do governo já na campanha foi o então presidente da Agência Condepe/Fidem, Antônio Alexandre. Ele comandou o programa de governo do prefeito eleito e assumirá  a Secretaria de Desenvolvimento Econõmico e Planejamento Urbano.

Outra baixa na equipe estadual já na campanha foi o ex-gerente de Relações com a Imprensa Carlos Percol, que é o escolhido de Geraldo para administrar a Secretaria de Imprensa.

Para a pasta de Infraestrutura e Serviços Urbanos, o nome escalado foi Nilton Mota, ex-secretário de Educação, em 2010. Ele também já foi presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), cargo que deixou para integrar a equipe de transição de Geraldo.

Também deixou um cargo no governo para integrar a equipe de transição Alexandre Rêbelo. Ele era braço direito de Geraldo na Secretaria de Planejamento, como secretário-executivo de Gestão Estratégica, e, agora, será secretário de Planejamento e Gestão.

SEGUNDO ESCALÃO – Geraldo também anunciou nesta sexta (14) nove nomes do segundo escalão. Destes, quatro eram do Governo do Estado. São eles: Lauro Gusmão, que deixará sua função como secretário estadual de Governo para assumir a chefia do Escritório em Brasília; João Guilherme Ferraz, remanejado da secretaria-executiva de Projetos Especiais para o comando do Gabinete de Projetos Especiais; Roberto Arraes, que deixa a diretoria da Junta Comercial do Estado para ser o controlador-geral do município; e Manoel Carneiro, que já foi secretário adjunto e chefe da Polícia Civil e, agora, assumirá a Reciprev.

Veja a lista completa dos nomes anunciados nesta quinta (14):

Administração e Gestão de Pessoas

Marconi Muzzio – Administrador de Empresas, 39.
Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado e mestre em Gestão Pública pela UFPE. É membro dos conselhos fiscal e de administração e ex-diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Era secretário-executivo de Turismo do Governo do Estado.

Assuntos Jurídicos

Ricardo Correia – Advogado, 46.
Desembargador Eleitoral do TRE/PE, ex-Conselheiro Federal pela Ordem dos Advogados do Brasil e ex-Vice-Presidente da OAB/PE. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Imobiliário e Administrativo.
 
Cultura

Leda Alves – Atriz, 81.
Atriz e estudiosa da cultura popular, Leda Alves tem a sua história ligada ao teatro pernambucano. No campo da gestão pública presidiu a Fundação de Cultura do Recife, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e o Museu do Estado. Dirigiu o Teatro de Santa Isabel e atualmente preside a Companhia Editora de Pernambuco – Cepe. Tem curso superior em Arte Dramática e de Técnico em Assuntos Culturais, pela UFPE.

Desenvolvimento e Planejamento Urbano

Antônio Alexandre – Administrador de Empresas, 49.
Auditor concursado da Fazenda estadual, foi secretário-executivo de Geraldo na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e depois presidente da Agência Condepe/ Fidem. Coordenou a elaboração do programa de governo da campanha de Geraldo (2012) e de Eduardo Campos (2010). Tem especialização em Contabilidade Gerencial e MBA em Economia Aplicada.

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Ana Rita Suassuna – Assistente Social, 46.
Na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, exerce a função de secretária-executiva de Desenvolvimento e Assistência Social. É responsável pela consolidação e fortalecimento do setor em Pernambuco, por meio da implementação dos programas e serviços da rede socioassistencial.

Educação

Walmar Correia de Andrade – Biólogo, 59.
Ex-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco entre 2004 e 2012. Antes disso, foi vice-reitor da UFRPE duas vezes: de 1991 a 1995 e de 2000 a 2004. Possui mestrado em Botânica, disciplina que voltou a lecionar após deixar a reitoria.

Esportes e Copa do Mundo

George Braga – Estudante, 41.
Foi secretário especial de Esportes do Governo do Estado em 2009 e 2010. Em 2007 e 2008, foi o secretário-adjunto da pasta. Em 2005 e 2006 foi secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife.

Finanças

Roberto Pandolfi – Engenheiro, 59.
Ex-professor da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Católica de Pernambuco, foi secretário municipal por duas vezes: Finanças (1993 a 1995) e depois de Infraestrutura (1996).

Governo e Participação Social

Sileno Guedes – Economista, 45.
Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado, é o presidente estadual do PSB. No Governo do Estado, foi secretário de duas pastas: Relações Institucionais e Articulação Social e Regional. Também já comandou o Porto do Recife. Integrou o comando político das campanhas de Eduardo Campos em 2006 e 2010. Em 2012, coordenou a campanha de Geraldo.

Habitação

Eduardo Granja – Educador Físico, 34.
Diretor-presidente do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (2008 a 2012), passou a acumular a função de secretário municipal de Juventude entre 2010 e 2012. Antes, atuou na secretaria municipal de Turismo.  

Imprensa

Carlos Percol – Jornalista, 34.
Desde 2007, exercia a função de Gerente de Relações com a Imprensa do Governo do Estado assessorando o governador Eduardo Campos diretamente. Coordenou a comunicação das campanhas de Geraldo (2012) e Eduardo Campos (2010).

Infraestrutura e Serviços Urbanos

Nilton Mota – Admininstrador de Empresas,  47.
Auditor concursado da Fazenda estadual, comandou a Secretaria de Educação do Governo do Estado em 2010. No ano seguinte, assumiu a presidência da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Em 2012, coordenou a mobilização da campanha de Geraldo.

Juventude e Qualificação Profissional

Marília Arraes – Advogada, 28.
De 2007 a 2008, atuou na Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado. Lá, trabalhou a questão da geração de emprego, renda e qualificação profissional para as mulheres. Ainda em 2008 elegeu-se vereadora do Recife chegando a presidir a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife. Foi reeleita este ano e cursa MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cida Pedrosa – Advogada, 45.
Atuou como advogada sindical da FETAPE e do Centro Dom Helder Câmara, entre outros. No CENDHEC, coordenou o Movimento Nacional de Direitos Humanos – Pernambuco, a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. Na Prefeitura, exerceu as funções de secretária-executiva do Comitê Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã e da Câmara Técnica Metropolitana de Defesa Social. Autora de seis livros de poesias publicados no Brasil e no exterior.

Mobilidade e Controle Urbano

João Braga – Engenheiro, 64.
Consultor de mobilidade, Braga conhece a cidade como poucos. Traz a experiência de quem já foi secretário municipal de Infraestrutura e secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, além de ter comandado a Defesa Social. Também foi vereador do Recife e deputado estadual por três mandatos.

Mulher

Silvia Cordeiro – Médica, 57.
Coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo, milita no movimento feminista há mais de 30 anos. Integrante da Rede Mulher e Democracia e do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado. Tem atuação destacada junto aos grupos de mulheres populares e diversas.

Planejamento e Gestão

Alexandre Rebêlo – Administrador de Empresas, 42.
Também auditor concursado da Fazenda estadual, era secretário-executivo de Gestão Estratégica na Seplag antes de suceder o próprio Geraldo em 2011. No cargo, participou da criação e da implantação do modelo de gestão "Todos por Pernambuco – Gestão Democrática e Regionalizada", premiado pela ONU recentemente. Gerenciou a equipe de monitoramento do Governo de Pernambuco entre 2007 e 2010. Um ano depois, passou a coordená-la.

Relações Institucionais

Fred Oliveira – Advogado, 58
Foi vereador do Recife entre 1988 e 2000 e de 2004 a 2008, tendo presidido a Casa José Mariano de 1998 a 2000. Também foi presidente da Federação Pernambucana de Futebol entre 1985 e 1995. Trabalhou na coordenação política da campanha de Geraldo junto com Sileno Guedes. É delegado aposentado da Polícia Civil.

Saneamento

João Batista – Advogado, 46.
Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, foi secretário adjunto de Projetos Especiais do Governo do Estado e secretário-executivo da presidência da Câmara dos Deputados.

Saúde

Jaílson Correia – Médico, 41.
Formado na UPE e especializado em pediatria, tem mestrado e doutorado (PhD) pela Universidade de Liverpool, Inglaterra. É pesquisador-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e atualmente exerce o cargo de Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, em Brasília.

Segurança Urbana

Murilo Cavalcanti – Administrador de Empresas, 52.
Especialista em políticas de combate à violência urbana, foi secretário de Segurança Cidadã em Petrolina e é um grande estudioso do modelo implantado em cidades como Bogotá e Medelin, na Colômbia.

Turismo e Lazer

Felipe Carreras – Empresário, 37.
Promotor de grandes festas do calendário da cidade como o Olinda Beer e o Samba Recife, deixa a sociedade na Caldeirão Eventos para comandar a pasta. Recentemente, ampliou a sua atuação para outras cidades como Brasília, João Pessoa e Maceió.

OUTROS CARGOS:
 
Chefe de Gabinete do Prefeito

Rodrigo Farias – Administrador de Empresas, 29.
Começou a trabalhar com o futuro prefeito na Secretaria Estadual de Planejamento, onde ingressou como oficial de gabinete e foi ganhando espaço. Ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geraldo nomeou-lhe Chefe de Gabinete. Deixou o cargo na SDEC para trabalhar na campanha e em 2013 voltará a exercer a função.
 
Chefe do Gabinete de Projetos Especiais

João Guilherme Ferraz – Advogado, 37.
Trabalhou com Geraldo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico como secretário-executivo de Projetos Especiais. Era o responsável por acompanhar diretamente a instalação da fábrica da Fiat em Goiana, entre outras atribuições. Antes disso, foi coordenador jurídico do Porto de Suape.

Chefe do Escritório em Brasília

Lauro Gusmão – Economista, 52
Atual secretário estadual de Governo. Na pasta, coordena as Parcerias Público-Privadas e as relações do Governo do Estado com organismos internacionais. Pós-graduado em Finanças pela PUC-SP.

Controlador Geral do do Município

Roberto Arraes – Engenheiro, 48
Mestre e Doutor em Economia e Fazenda Pública pela Universidade Autônoma de Madrid/Espanha é também auditor concursado da Fazenda estadual. Entre 2007 e 2010, foi secretário-executivo da Receita Estadual e atualmente ocupava o cargo de Diretor Presidente da Junta Comercial do Estado de Pernambuco.

Emlurb

Antônio Barbosa – Sociólogo, 50.
Possui mestrado em Administração e MBA em Gestão de Negócios. Na gestão de Geraldo Julio na Secretaria de Planejamento, foi secretário-executivo de Captação de Recursos. Depois, seguiu com o prefeito eleito para a pasta de Desenvolvimento Econômico onde foi secretário-executivo de Projetos Estruturadores e Diretor de Administração do Porto de Suape.

Presidente do Conselho de Aministração da Agência Recifense para Inovação e Empreendedorismo – Aries

Silvio Meira, Engenheiro, 57.
Formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é mestre em Informática pela UFPE e doutor em Computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra). Também é professor titular de Engenharia de Software da UFPE, cientista-chefe do Cesar e presidente do conselho do Porto Digital. A Aries será uma Organização Social que vai funcionar nos moldes do Porto Digital e que tera gestores contratados no Mercado.  

Presidente do Conselho de Administração do Instituto Recife de Gestão

Francisco Cunha – Arquiteto, 55.
Consultor em gestão empresarial nas áreas de estratégia, mercado, organização, mudança e gerenciamento de equipes para organizações publicas, é sócio fundador da TGI Consultoria em Gestão e autor de nove livros sobre economia e gestão. O IRG também será uma O.S. que vai funcionar de maneira autosustentável.

Reciprev

Manoel Carneiro – Advogado, 58.
Pós-graduado em Gestão Governamental, exerceu diversos cargos na área de Segurança Pública. Foi secretário adjunto duas vezes e chefe da Polícia Civil em outras duas.
 
Secretário-Executivo de Direito dos Animais

Rodrigo Vidal, 46.
Servidor público concursado do Banco Central do Brasil, Advogado, Psicólogo, Professor e Escritor na área do Direito Constitucional.  Elegeu-se vereador defedendo uma nova dimensão para a defesa dos animais por meio de políticas públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>