justiça eleitoral

TSE determina que Veja publique resposta de Dilma na web

Publicado em 25/10/2014 às 19:57 por em Eleições, Notícias
Foto: Reprodução/Revista Veja.

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou à Editora Abril que veicule imediatamente no site da revista Veja resposta da presidente Dilma Rousseff à reportagem publicada neste final de semana sobre a afirmação do doleiro Alberto Youssef de que ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam das irregularidades na Petrobras.

LEIA MAIS
» Veja é proibida de fazer propaganda com capa que acusa Dilma e Lula

Num despacho assinado neste sábado (25) Gonzaga citou parecer no qual o Ministério Público Eleitoral sustenta que a publicação contém ofensa e, portanto, deve ser garantido o direito de resposta, uma vez que imputa a Dilma a ciência de um fato criminoso. O MPE observou que a reportagem foi veiculada numa sexta-feira, o que é inusual no caso da Veja.

A revista recorreu e, até as 19h55, a Veja ainda não havia publicado a resposta.

Tags: Dilma Rousseff, justiça eleitora, resposta, TSE,
eleições 2014

Aécio Neves diz que sofre ameaça de morte em Minas Gerais

Publicado em 25/10/2014 às 19:27 por em Notícias
campos

Em comunicado à imprensa, a coligação tucana informou ainda há pouco que, na tarde deste sábado (25/10), após confirmada a visita do senador Aécio Neves a São João del Rei, ‘pessoas do campo político contrário à sua candidatura presidencial” passaram a divulgar ameaças de morte ao candidato e à sua família pelas redes sociais.

A Polícia Federal, que já se encontrava na cidade para investigar o uso da estrutura física da Universidade Federal de São João Del Rei para divulgar material calunioso contra o senador Aécio Neves e a favor da campanha adversária, irá apurar as ameaças, a pedido da assessoria jurídica da coligação, que pleiteia a apuração da relação entre os autores das ameaças e os interesses políticos defendidos.

“É lamentável o clima de intolerância estimulado pela campanha adversária, baseada em mentiras e calúnias, que levou a essa situação de agressividade jamais vista na democracia brasileira”, disse o PSDB.

Ainda não se tem registro de uma resposta da coligação petista sobre a suposta ameaça.

diferença pequena

Dilma aparece com 52% e Aécio com 48% na última pesquisa Datafolha

Publicado em 25/10/2014 às 17:39 por em Eleições, Notícias
Montagem: NE10

Montagem: NE10

A presidente candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), desceu um ponto percentual na última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (25), ficando com 52% das intenções de votos válidos, excluindo da amostra os brancos, nulos e indecisos. Aécio Neves (PSDB) fez o movimento oposto neste levantamento e ficou com 48%, um ponto a mais que no anterior. O cenário é de empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais.

O Datafolha mostrou em sua análise anterior, divulgada na quinta-feira (23), Dilma com 53% e Aécio com 47%.

A petista está quatro pontos à frente do adversário também no cálculo total, além dos votos válidos. Dilma tem 47%; Aécio, 43%. Cinco porcento dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo e outros 5% ainda não sabem em quem vão votar, a pouco mais de 12 horas da abertura das urnas.

LEIA TAMBÉM
» Última pesquisa Ibope: Dilma 53% e Aécio 47%

O Datafolha ainda questionou aos entrevistados em qual dos dois candidatos votariam com certeza. Quarenta e seis pontos foram para Dilma, contra 41 de Aécio. A rejeição do tucano é maior que a da petista, já que 41% dos eleitores afirmaram não votar nele de jeito nenhum, enquanto os que disseram o mesmo sobre ela foram 38%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo, ouviu 19.318 eleitores em 400 municípios nessa sexta (24) e neste sábado (25), após o último debate. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.

IBOPE - Dilma tem 53% dos votos, contra 47% de Aécio, segundo a pesquisa Ibope divulgada simultaneamente ao Datafolha. Nos dois levantamentos a oscilação da petista foi de um ponto para baixo, enquanto o tucano cresceu um ponto. Considerando os votos brancos, nulos e os indecisos, Dilma tem 49% e Aécio, 43%.

Tags: aécio neves, Dilma Rousseff, intenção de voto, Pesquisa Datafolha, Segundo Turno,
eleições 2014

Última pesquisa Ibope: Dilma 53% e Aécio 47%

Publicado em 25/10/2014 às 17:35 por em Eleições, Notícias
Foto: reprodução do NE10

Foto: reprodução do NE10

Foi divulgada no final da tarde deste sábado (25) a última pesquisa do Ibope com as intenções de voto para Presidência. Dilma Rousseff (PT) caiu um ponto em relação à pesquisa anterior, mas matém a liderana contra Aécio Neves (PSDB), que subiu um ponto percentual. O levantamento aparece um dia antes de os eleitores irem às urnas para decidir a eleição presidencial.

O Ibope mostra Dilma tem 53% dos votos, contra 47% de Aécio, o que quer dizer que, de acordo com o Ibope, se a eleição fosse hoje, Dilma venceria o tucano.

Na soma dos votos totais, onde os brancos, nulos e indecisos são contabilizados, Dilma tem 49% e Aécio 43%. Brancos e nulos somam 5%, não sabem ou não opinaram são 3%.

Leia também:

>> Dilma aparece com 52% e Aécio com 48% na última pesquisa Datafolha

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre o dia 24 e 25 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01195/2014.

intenção de voto

Média das pesquisas mostra queda de Aécio e crescimento de Dilma

Publicado em 25/10/2014 às 16:41 por em Eleições, Notícias
Dilma e Aécio em último encontro na TV Globo. Foto: AFP

Dilma e Aécio em encontro na TV Globo. Foto: AFP

Se depender do que mostram as pesquisas de intenção de voto, estas eleições devem ficar indefinidas até o último momento. Uma média dos levantamentos realizados durante essa semana mostrou a queda de Aécio Neves (PSDB) e o crescimento de Dilma Rousseff (PT), porém com diferença de menos de dois pontos entre os candidatos, o que não chega sequer à margem de erro da maioria das análises.

O cálculo é do economista Maurício Romão, especialista no assunto.

Dilma está com média de 50,7% das intenções de voto, enquanto Aécio aparece com média de 49,3% nesta terceira semana. Na semana anterior, o tucano já havia diminuído de 53,1% para 51%, movimento oposto ao da petista, que passou de 46,9% para 49%.

A conta de Romão levou em consideração os resultados das pesquisa CNT/MDA, Vox Populi, Datafolha, Veritá, Ibope e Sensus. Dessas, os últimos resultados foram favoráveis à atual presidente em seis, já que a Datafolha foi divulgada três vezes, em todas apontando Dilma na frente. Aécio venceria na Veritá e na Sensus. Os resultados são diferentes porque cada instituto adota uma metodologia.

Tags: aécio neves, Dilma Rousseff, Maurício Romão, pesquisas eleitorais,
na briga por cada voto

Militantes vão às ruas do Recife no último dia de campanha

Publicado em 25/10/2014 às 16:41 por em Eleições, Notícias
bandeiraço PT

As duas militâncias lado a lado na Avenida Agamenon Magalhães. Foto: Ulysses Gadêlha/Jornal do Commercio

Neste sábado (25), último dia oficial de campanha eleitoral, militâncias de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) ocuparam as ruas do Recife na tentativa de garantir mais votos para seus respectivos candidatos antes de a população ir às urnas no domingo para decidir o segundo turno entre a petista e o tucano.

Pela manhã, os militantes e simpatizantes do PSDB e do senador mineiro realizaram um “adesivaço” em diversos pontos da cidade, distribuindo adesivos pequenos para serem usados nas roupas no momento da votação e aplicando adesivos em vidros de carros. Os principais pontos de atuação da militância tucana foram as avenidas Agamenon Magalhães e Rosa e Silva, ambas no Recife.

Leia também:
»
Veja dicas para usar melhor o leitor biométrico neste 2º turno

Já a militância e simpatizantes da petista Dilma Rousseff começaram a se concentrar na Praça do Derby, no Recife, para realizar um “bandeiraço”. Os eleitores de Dilma, que começaram a se concentrar no local a partir das 14h, também distribuíram adesivos e outros objetos que fazem referência à candidatura da petista.

Militância petista no bairro do Derby, no Recife. Foto: reprodução/Twitter do senador Humberto Costa.

Militância petista no bairro do Derby, no Recife. Foto: reprodução/Twitter do senador Humberto Costa.

Pontos espalhados por vários lugares da cidade oferecem ainda serviços grátis para quem quer demonstrar seu apoio à petista, como a confecção de camisetas com estampas do rosto de Dilma em fotos clássicas de sua juventude, quando a presidente lutava contra a ditadura militar. As camisas são confeccionadas com a técnica de serigrafia.

eleições 2014

Em Petrolina, Júlio Lossio dá uma força para dilma com Minha Casa Minha Vida

Publicado em 25/10/2014 às 16:31 por em Notícias
casa

Na reta final da disputa nacional, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, fez uma ‘visita técnica’ ao Residencial Nova Petrolina, conjunto habitacional com 1.200 unidades do Minha Casa Minha Vida (MCMV), em Petrolina, realizado pelo governo municipal em parceria local. Lá, as unidades habitacionais previstas para serem entregues entre novembro e dezembro irão beneficiar cerca de 1.200 famílias de baixa renda.

“O objetivo do MCMV é “oferecer aos que mais precisam o direito de morar dignamente com água, energia, esgoto, transporte e área de lazer. E é exatamente isso que encontramos aqui no Nova Petrolina”.

O prefeito Julio Lossio fez questão de citar os itens que os beneficiários terão acesso no novo residencial da cidade.

“Aqui eles vão ter acesso à creche, área de lazer, os apartamentos contam com sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro e piso cerâmico em todos os ambientes e algumas unidades são todas equipadas com a acessibilidade, sem falar que já existe um projeto da construção de uma escola que vai atender a redondeza”, falou animado.

O secretário extraordinário de Habitação Edinaldo Lima aproveitou a ocasião para fazer alguns pedidos aos beneficiários que muito em breve vão receber das mãos do prefeito suas chaves: cuidar do patrimônio, não vender, alugar ou trocar o imóvel e pagar as prestações do Cartão Minha Casa Melhor. “Quem vender não terá outra oportunidade”, afirmou.

Julio Lossio endossou as palavras de seu secretário e lembrou que todos devem ter consciência e conservar o imóvel que vai receber.

“Sempre falo por onde ando que o sonho de todo pai é deixar um lar para o seu filho. Portando chegou o momento do sonho virar realidade e conservar esse sonho só depende de vocês”, diz.

querendo resposta

Presidente do PT sobre Veja: É um jornalismo de esgoto

Publicado em 25/10/2014 às 15:57 por em Eleições, Notícias
Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Chamando a Veja de “jornalismo de esgoto” e de “panfleto eleitoral”, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, afirmou que a legenda vai acionar judicialmente a publicação em várias esferas, após a reportagem de capa acusar a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula (PT) de ter conhecimento sobre o esquema de corrupção da Petrobras.

“O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção da Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na terça-feira passada, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal. Eles sabiam de tudo” é o texto da capa desta edição da revista. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, neste sábado (25), a veiculação da propaganda sobre ela.

LEIA MAIS
» Veja é proibida de fazer propaganda com capa que acusa Dilma e Lula
» No último programa eleitoral, Dilma minimiza ataques da Veja e Aécio ataca com denúncias da revista
» Leitores no Recife dizem ter sido impedidos de comprar Veja, mas vendas estão liberadas

A coligação da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à presidência, Com a força do povo, entrou na noite dessa sexta com representação na Justiça Eleitoral, que pede direito de resposta à Veja. De acordo com a agência Estadão Conteúdo, o pedido é para que uma resposta de cerca de uma página seja veiculada no site da revista.

“É uma matéria sem fonte, mentirosa, caluniosa e difamatória”, afirmou Rui Falcão. “O próprio advogado do delator ouvido pelos jornais diz que nunca ouviu falar daquilo. É uma matéria com delegado fantasma; com um depoente cuja suposta declaração é desmentida pela própria advogado. É uma temeridade, num momento em que o Brasil todo espera que os candidatos apresentem propostas, querem enveredar por este caminho. Mas, se vier, nós teremos resposta”, avalia.

Tags: Justiça Eleitoral, PT, Revista Veja,
eleições 2014

PT tem descompromisso com a democracia, diz Aécio

Publicado em 25/10/2014 às 15:50 por em Eleições, Notícias
Terceiro colocado nas pesquisas, Aécio foi escanteado no debate. Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

estadao

Em seu último evento de campanha na reta final deste segundo turno, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse que o PT tem um descompromisso com a democracia e com a liberdade de expressão, ao criticar as pichações e manifestações feitas por simpatizantes da campanha da petista Dilma Rousseff no prédio da Abril, após a revista Veja divulgar matéria de capa dizendo que a presidente da República e o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva sabiam dos escândalos da Petrobrás.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado no Solar dos Neves, em São João Del Rei, que foi residência de seu avô Tancredo Neves, Aécio disse: “Nós assistimos ontem e hoje a um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão, o que já é uma marca extremamente preocupante dos nossos adversários”. O tucano acrescentou: “Ao tentar invadir, depredar a fachada de um importante veículo de comunicação, manifestantes não atingem aquele veículo, mas o que temos de mais valioso, que é a liberdade de expressão no Brasil, a liberdade de imprensa. A democracia vive disso, de manifestações, e as contrárias devem ser respeitadas.”

Leia também:

>> Sede da Editora Abril é alvo de protesto contra Veja

>> Presidente do PT sobre Veja: É um jornalismo de esgoto

Nas críticas a este episódio, o presidenciável tucano disse que o alvo foi errado porque o que a revista e outros veículos de comunicação fazem é, na verdade, comunicar. “Ao tentar proibir a veiculação dessa revista, há uma demonstração clara do Partido dos Trabalhadores de um descompromisso com a democracia e a liberdade de expressão. É um atentado que deve receber o repúdio de todos os brasileiros da forma mais veemente possível”, disse, complementando que a melhor forma de se fazer isso é no domingo, 26, nas urnas, “para valorizar a democracia e apontar um novo caminho para o Brasil”.

Aécio reiterou ainda que seu programa de governo fala de valores onde o principal bem é respeito às liberdades coletivas e individuais, especialmente à liberdade de manifestação, de imprensa. “No meu governo ela será assegurada e não será ameaçada constantemente como vem sendo por este governo e que culmina agora com este ato de vandalismo inaceitável.”

Como faz em todas as suas campanhas eleitorais, Aécio inicia e termina suas caminhadas na cidade mineira de São João Del Rei, berço de seu avô Tancredo Neves.

Ele chegou à cidade acompanhado da mulher Letícia e dos filhos gêmeos, acenou da sacada para um grupo de pessoas que se acotovelavam em frente à casa de seus avós para vê-lo, concedeu entrevista coletiva e encerrou suas atividades visitando o túmulo de Tancredo Neves, no cemitério ao lado da Igreja São Francisco de Assis.

Após essa visita, ele disse que irá para sua residência em Belo Horizonte, esperar ao lado da família – sua filha mais velha também está chegando à cidade – o dia da votação do segundo turno, neste domingo.

rompeu com o partido

Marília Arraes insinua que culpa por pichações é do PSB

Publicado em 25/10/2014 às 15:10 por em Notícias
Pichações na casa da mãe de Marília. Foto: divulgação.

Pichações na casa da mãe de Marília. Foto: divulgação.

A vereadora do Recife Marília Arres (PSB), prima de Eduardo Campos (PSB) que rompeu com os socialistas por discordar com o projeto do partido, publicou um vídeo neste sábado (25) no seu Facebook, em que insinua que a legenda é responsável pelas pichações com agressões contra ela no Recife, essa semana.

LEIA TAMBÉM
» Muros do Recife aparecem pichados com agressões contra Marília Arraes

“É muito lamentável, é muito triste a gente ver essa situação, principalmente de um grupo que se intitula portador do estandarte da nova política”, afirma no vídeo contra o PSB. “A partir do momento em que você tem uma atitude repressora, agressiva, você dá margem para que seus liderados também sejam assim.” Marília Arraes ainda cita diretamente o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, na postagem.

Veja o vídeo completo:

 

Treze muros do Recife amanheceram, nessa quinta-feira (23), pichados com o nome da vereadora e ofensas a ela. Uma das pichações foi feita em frente ao prédio da mãe da socialista, no bairro do Parnamirim, Zona Norte da capital.

Neta de Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos, Marília não se envolveu na campanha dos candidatos da Frente Popular em Pernambuco. Além de participar da campanha de Dilma e de outros candidatos do PT em Pernambuco, Marília Arraes também fez várias críticas ao PSB local; principalmente ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, de quem foi secretária da Juventude. As declarações incomodaram dirigentes do partido.

Tags: marília arraes, psb, recife,
Página 1 de 9.48512345678Última »