agendas

Último dia de campanha: Armando realiza carreata em Petrolina e Paulo faz caminhada no Recife

Publicado em 01/10/2014 às 22:44 por em Eleições, Notícias

Os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenções de voto – Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro Neto (PTB) – organizaram  agendas bem distintas no último dia da campanha eleitoral antes da eleição no próximo domingo (5).

O socialista optou por realizar o desfecho da campanha com atos políticos no Recife e no Grande Recife, regiões em que aparece com maior percentual dos votos. Armando segue a mesma estratégia de apostar na região onde tem mais intenções de voto, por isso conclui a campanha em Petrolina, no Sertão do Francisco.

aluisiomoreira4

Paulo Câmara se despede da campanha com caminhada pelas ruas do Recife. Foto: divulgação PSB.

Na última pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN/JC), divulgada dia 25, Paulo Câmara liderava no Recife com 43% dos votos, contra 24% de Armando. No Sertão, o cenário era contrário, Armando atingia 46% e o socialista, 31%.

Nesta quinta-feira (1º), o candidato da Frente Popular fará uma caminhada seguida por um comício no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. No período da tarde, às 17h, Paulo realiza outra caminhada no Recife, com concentração na Praça Maciel Pinheiro, no Centro.

>> No último guia, Armando Monteiro recorre a Dilma e Lula
>> Emoção vai marcar último programa eleitoral de Paulo Câmara na TV

O cortejo seguirá o tradicional percurso pela Rua da Imperatriz, passando pela Rua Nova e encerrando-se na Praça da Independência.

Já Armando Monteiro optou pela panfletagem. Foto: Alexandre Albuquerque

Já Armando Monteiro optou pela panfletagem. Foto: Alexandre Albuquerque

Já Armando Monteiro inicia a agenda com um café da manhã no Ceasa. De lá, participa de uma carreata no bairro de San Martin.

A próxima parada do postulante é a 500 quilômetros do Recife, na cidade de Salgueiro. Ao lado dos aliados, Armando fará uma carreata no município sertanejo. À noite, o petebista encerra a campanha com outra carreata em Petrolina, ao lado do prefeito da cidade Júlio Lóssio, aliado político.

Zé Gomes esteve no evento pela manhã. Foto: Divulgação

Zé Gomes faz panfletagem no último dia de campanha. Foto: Divulgação

Zé Gomes, candidato do PSOL, com 1% nas intenções de voto, se despede da campanha com uma panfletagem na Estação Central do Metrô, a partir das 7h30. Em seguida, fará panfletagem na porta de universidade. A partir das 21h, realiza mobilização com a militância durante o debate de candidatos a presidente na TV Globo, no comitê do PSOL, na Boa Vista.

ajuste de contas

Nas ruas, Armando Monteiro ‘copia’ PSOL e cobra financiadores de Paulo Câmara

Publicado em 01/10/2014 às 21:33 por em Notícias

Após caminhada na tarde desta quarta-feira (1) pelas ruas do Centro do Recife, o candidato a governador pelo PTB Armando Monteiro repetiu o pSOL na TV Globo e questionou as fontes de financiamento da campanha de seu principal oponente, Paulo Câmara, do PSB.

“Enfrentamos uma campanha milionária, que faz uma propaganda massiva, absurda, abusiva, rica. Não sabemos nem como isso está sendo financiado”, disse Armando, na Pracinha da Independência, no bairro de Santo Antônio.

Ao lado dos companheiros de chapa, João Paulo (senador), do PT, e Paulo Rubem (vice-governador), do PDT, Armando Monteiro chamou a atenção para a discrepância entre o volume de propaganda nas ruas e os valores declarados à Justiça Eleitoral pelo PSB.

“Nossa campanha, infinitamente mais modesta, declara gastos oficiais à Justiça Eleitoral maiores que a campanha adversária. Então eu pergunto: de onde vem o dinheiro que está financiando essa propaganda?”, questionou o petebista.

Armando Monteiro declarou-se confiante em uma “histórica vitória” do dia 5 de outubro.

“Meu adversário não está preparado para conduzir os destinos de Pernambuco. Pernambuco não pode correr o risco de um retrocesso ou de uma estagnação. Alinhado com a presidente Dilma Rousseff, que, tenho certeza, será reeleita, poderemos concluir os projetos que estão em curso”, ressaltou.

Paulo Rubem pediu que o povo votasse levando em consideração a performance dos candidatos nos debates da TV.

“Quem viu os debates das TVs Jornal, Clube e Globo pôde ver que nós temos um candidato preparado e não um candidato programado para responder respostas decoradas”, afirmou o vice de Armando.

No ato, João Paulo disse que, durante alguns momentos, quem estava no estúdio da Globo ficou constrangido com a atuação de Paulo Câmara.

“Quando ele tinha que responder algo que não tinha decorado, dava uma resposta decorada que não tinha absolutamente nada a ver com a pergunta que tinha sido feita. Um homem desse não pode ser governador de um Estado importante como Pernambuco”, atacou o deputado federal.

guerra de imagem

No último guia, Armando Monteiro recorre a Dilma e Lula

Publicado em 01/10/2014 às 21:13 por em Notícias
Foto: Léo Caldas/PTB

Armando em caminhada durante a campanha. Foto: Léo Caldas/PTB

O candidato do PTB e PT, Armando Monteiro Neto, agora segundo colocado nas pesquisas, no último guia eleitoral,trouxe depoimentos da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos pediram votos para o candidato.

O programa diz que Dilma irá ser reeleita e que Monteiro terá melhor trânsito com a presidente.

>> Emoção vai marcar último programa eleitoral de Paulo Câmara na TV

“Não é bem melhor a gente eleger um governador alinhado com Dilma, que tem um canal direto de diálogo com ela e possa fortalecer ainda mais a parceria com o governo federal?”, questiona a apresentadora do programa.

“Com Dilma reeleita, o único candidato que garante a continuidade da parceria com o governo federal é Armando Monteiro”, afirma.

Monteiro também tratou da morte de Campos na primeira semana de propaganda na TV. Com a evolução do seu principal adversário, adotou a estratégia do ataque.

intenções de voto

Ibope: João Paulo permanece seis pontos percentuais à frente de FBC

Publicado em 01/10/2014 às 21:02 por em Eleições, Notícias
Candidatos ao Senado em Pernambuco. Foto: montagem BlogImagem

Candidatos ao Senado em Pernambuco. Foto: montagem BlogImagem

A última pesquisa Ibope antes das eleições, divulgada nesta quarta-feira (1º), aponta o candidato João Paulo (PT) com seis pontos percentuais à frente do socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB). O petista está com 36% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, FBC aparece com 30%.

As candidatas Simone Fontana (PSTU) tem 1% e Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada. Oxis não pontuou. Dos entrevistados, 20% não souberam responder e 12% declararam voto branco ou nulo.

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 23 de setembro, João Paulo aparecia com 34% e Fernando Bezerra Coelho, com 28%. Realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 81 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00034/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00916/2014.

Tags: fbc, ibope, João Paulo, senado,
na telinha

Clube dos setoristas de volta com análise sobre cenário das eleições em Pernambuco

Publicado em 01/10/2014 às 20:42 por em Eleições, Notícias

Na reta final da campanha, o Clube de Setoristas é retomado para analisar os principais fatos políticos que nortearam a campanha nos últimos meses. Emoções não faltaram ao pleito, considerado um dos mais duros das últimas décadas. O Blog de Jamildo reuniu na mesma bancada Jamildo Melo, titular desta coluna eletrônica, e Isabelle Figueirôa, do Portal NE10. Juntos, eles mediaram o debate com os setoristas do JC de cada candidato: Jumariana Oliveira (Paulo Câmara, PSB) e Mariana Araújo (Armando Monteiro, PTB).

Clube dos Setoristas debate as eleições 2014

comparações

Em Moreno, João Campos critica senadores que colocam ‘gosto ruim’ na gestão Eduardo Campos

Publicado em 01/10/2014 às 20:32 por em Notícias
unnamed

No início da tarde desta quarta-feira (1), João Campos, filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, visitou o centro comercial do município do Moreno, na Região Metropolitana do Recife.

O jovem, que se lança na política desde a morte do pai, participou de uma caminhada acompanhado a deputada estadual e candidata a reeleição, Laura Gomes (PSB), ao lado do prefeito Dilsinho e outras lideranças da região.

João Campos defendeu a candidatura de Fernando Bezerra Coelho e afirmou que, em Brasília, os dois senadores atuais, Humberto Costa e o candidato ao governo Armando Monteiro, só fazem colocar ‘gosto ruim’ nas conquista que Eduardo fez no Estado. Repetiu frase do candidato socialista, na TV Jornal.

“Precisamos eleger um senador que trabalhe pelos dois atuais e esse é Fernando”, disse.

Na cidade, João Campos disse que o Nordeste tem o dever de votar em Marina. “A região é vista por ela não como um problema e sim como uma solução para o Brasil”.

Quanto ao governo do estado, ele enfatizou: “Também temos que eleger Paulo Câmara, um líder que tem sua vida dedicada à causa pública e ajudou muito meu pai nesses sete anos de gestão“.

Na visita, eles percorreram a principal avenida da cidade e João realizou um discurso para o público presente, e ao final do percurso.

“Eu não poderia deixar de visitar Moreno e participar de um ato político ao lado dessa guerreira e companheira Laura Gomes, pela história de vida que ela construiu ao lado do meu avô e do meu pai”, disse.

transparência

Cumprindo desafio, Zé Gomes aparece no TRE, mas Paulo Câmara não vai

Publicado em 01/10/2014 às 20:28 por em Eleições, Notícias
Zé Gomes à espera de Paulo em frente ao TRE. Foto: divulgação.

Zé Gomes à espera de Paulo em frente ao TRE. Foto: divulgação.

Cumprindo a palavra dada durante o debate na TV Globo, nessa terça-feira (30), o candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco, Zé Gomes, compareceu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) para esperar o adversário Paulo Câmara (PSB) entregar a declaração dos doadores que contribuíram com a campanha socialista. O ex-secretário da Fazendo, porém, não apareceu.

No último debate na televisão, Zé Gomes mencionou o fato de que, até 2 de setembro, quando foi apresentada a segunda prestação de contas parcial, a campanha de Paulo Câmara havia arrecadado R$ 11.679.786,74, dos quais R$ 8.479.786,74 constavam como repasse do Comitê Financeiro Distrital/Estadual para Governador, sem indicação do doador originário.

“Estamos seguindo as regras da legislação eleitoral”, afirmou Paulo Câmara durante o debate.

“Eles optam por não dar transparência aos doadores que sustentam a campanha de Paulo Câmara. Revelar os doadores somente após a campanha é um método da velha política, que esconde as relações de sua candidatura com empresas que possuem interesses políticos”, criticou.

“Se Paulo não cumpre a palavra sobre o financiamento de campanha, também não cumprirá em relação ao que tem prometido para a população no processo eleitoral”, acrescentou.

O candidato do PSOl também voltou a cobrar explicações sobre a propriedade do avião que vitimou o ex-governador Eduardo Campos. O candidato do PSB já declarou que utilizou a aeronave, que teria sido cedida por empresas que receberam incentivo fiscal do estado.

eleições 2014

Justiça eleitoral nega direito de resposta a João Paulo

Publicado em 01/10/2014 às 20:15 por em Notícias

No último dia do guia eleitoral a Justiça Eleitoral negou o direito de resposta que João Paulo queria dentro do programa de Fernando Bezerra Coelho (PSB). Na segunda-feira (29) Fernando se defendeu dos ataques que vinha sofrendo no guia do petista.

Após analisar o programa de Fernando, o desembargador eleitoral Marcelo Navarro Dantas negou a representação de João Paulo. “Não vislumbrei, em nenhum momento, qualquer ofensa que possa caracterizar calúnia, injúria ou difamação, como também não há elementos que permitam inferir que houve alegação de fato sabidamente inverídico. Junte-se a isto a falta de especificação, na exordial, da ofensa que se pretende ser reparada”.

A decisão foi publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“João Paulo usou o seu guia eleitoral para atacar Fernando e dizer que ele está se apropriando daquilo que ele não ajudou a construir. Nossa campanha tem sido pautada por propostas, por defender o legado de Eduardo e apresentar a trajetória política de Fernando, que foi prefeito de Petrolina por três vezes, e transformou a cidade. Que, a convite de Eduardo, foi presidente de Suape e secretário de Desenvolvimento, que representou Pernambuco como ministro da Integração Nacional e que ao deixar o cargo, teve o seu trabalho elogiado tanto pela presidenta Dilma, como pelo ex-presidente Lula. Atacar Fernando é atacar a trajetória de um político respeitado em todo o País. É também atacar a obra e a memória de Eduardo. João Paulo pensa que o Recife vai esquecer que ele deixou a cidade nas mãos de João da Costa. Da passagem de João Paulo pela Prefeitura, ainda lhe restam 18 processos, entre a Justiça e o Tribunal de Contas”, diz o texto lido por uma apresentadora.

Nesta reta final, a campanha do senador ganhou o reforço do artilheiro e tetra-campeão mundial Romário. O baixinho é candidato ao Senado no Rio de Janeiro pelo PSB, mesmo partido de Fernando Bezerra Coelho. No vídeo gravado para Fernando, Romário afirma “Quando chegar ao Senado, quero bater um bolão com o 400 pernambucano, Fernando. Agora somos todos do mesmo time”.

festa da democracia

Em Pernambuco, distribuição de urnas acontece nesta quinta e sexta

Publicado em 01/10/2014 às 19:37 por em Notícias

A partir dessa quinta-feira (02) tem início o carregamento dos caminhões com as urnas do Polo 1- Recife, no QG da Iputinga, para serem distribuídas aos principais polos eleitorais. Os caminhões carregados vão pernoitar no Parque de Exposição do Cordeiro e na manhã da sexta-feira, dia 03/10, às 8h, as 4.898 urnas seguem para as seções do Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, que compõem o polo 1 – Recife.

Durante o percurso, elas serão distribuídas em todos os locais de votação e em seguida, as urnas de contingência (reserva) serão deixadas no Cartório Eleitoral.

O local de distribuição de zonas eleitorais de outros municípios e do interior ocorrerá nos QGs dos polos selecionados pelo juiz eleitoral da região e pela SDS. Mas nem todos os municípios estão encarregados da distribuição das urnas na mesma data ou horário citados, como é o caso de algumas zonas eleitorais de Petrolina, em que a distribuição só ocorrerá no dia

intenções de voto

Ibope: Paulo Câmara abre vantagem de oito pontos contra Armando

Publicado em 01/10/2014 às 19:31 por em Eleições, Notícias
Foto: montagem do Blog

Foto: montagem do Blog

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (1º) mostra que o ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB) mantém a liderança na disputa rumo ao Palácio do Campo das Princesas. O último levantamento, encomendado pela Rede Globo, mostra Câmara com 42% das intenções de voto, enquanto Armando aparece com 34%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Segundo o levantamento, os candidatos Zé Gomes (PSOL) está com 1% das intenções de voto. Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 9%. Já 13% dos entrevistados disseram não saber em quem votarão.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 23 de setembro, Armando Monteiro tinha 35% e Paulo Câmara aparecia com 39%.

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno, que mostrou vitória de Paulo Câmara. O candidato socialista teria 43% num eventual segundo turno, contra 34% de Armando Monteiro.

Os dois principais candidatos possuem índices de rejeição similares, segundo o Ibope. Dos entrevistados, 19% disseram que não votariam em Armando e 14% declararam que não votaria em Paulo Câmara.

REJEIÇÃO - O candidato Pantaleão lidera a rejeição, com 28%. Zé Gomes está com 24%. Armando tem 21% de rejeição e Paulo Câmara, 16%.

Página 1 de 9.41812345...102030...Última »