agenda presidencial

Audiência entre João Lyra e Dilma devem acontecer na última semana de abril

Publicado em 17/04/2014 às 21:23 por em Notícias
Encontro entre Lyra e Dilma deve ser no fim deste mês. Foto: Eduardo Braga/SEI

Encontro entre Lyra e Dilma deve ser no fim deste mês. Foto: Eduardo Braga/SEI

O governador de Pernambuco, João Lyra (PSB), adiantou nesta quinta-feira (17) que está em contato com a assessoria da Presidência da República para acertar a data da audiência solicitada por ele com Dilma Rousseff. A previsão do governador é que o encontro aconteça entre os dias 28 e 30 deste mês. “Eu conversei com a assessoria dela. Ela vai viajar para o exterior nos dias 24 e 25. Mas confirmou que iríamos conversar e discutir toda a agenda que interessa a Pernambuco”, antecipou Lyra, durante o primeiro envase da cerveja Itaipava, na fábrica de Itapissuma.

Entre os temas da reunião está o ajuste do Plano de Ajuste Fiscal (PAF), o que dará aos cofres públicos condições para liberar e firmar financiamentos nacionais e internacionais. A paralisação de algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também entrarão na ordem do dia, de acordo com Lyra.

“Eu tive uma reunião com a Caixa Econômica Federal e toda a prestação de contas está em dia. Tem o processo burocrático de prestar contas, mas está tudo andando dentro do cronograma. Tenho certeza que a presidente Dilma vai tratar Pernambuco com muita distinção e, acima de tudo, com muito respeito porque é isso que o povo pernambucano merece”, grifou o governador, que manteve uma relação cordial e diplomática na passagem da presidente pelo Estado na última segunda-feira (14), mesmo dia em que o ex-governador Eduardo Campos lançou à pré-candidatura à Presidência da República.

DECRETO REVOGADO - Questionado sobre a revogação do decreto assinado pelo ex-governador Eduardo Campos, que concedia benefícios tributários a usinas termelétricas instaladas em Pernambuco, João Lyra explicou que tomou a atitude para atender a uma recomendação do procurador-geral do Estado Thiago Norões.

De acordo com a legislação eleitoral, não se pode conceder este tipo de benefício fiscal em ano de eleição. “Conversamos com o ex-governador Eduardo Campos e resolvemos retirar a lei e fazer outro decreto. Por uma decisão legal de obediência. O procurador Thiago Norões também conversou e ele concordou integralmente”, explicou o governador.

No último dia à frente da gestão do Estado, Eduardo Campos assinou o decreto nº 40.595 que concede  perdão de dívidas tributárias e reduzia os impostos cobrados as usinas Pernambuco III, em Igarassu, e Suape II, no Complexo de Suape.

conversa sobre a Copa

Aldo Rebelo é entrevistado na Rádio JC News nesta sexta-feira

Publicado em 17/04/2014 às 20:56 por em Notícias
oto

Ministro Aldo Rebelo concede entrevista nesta sexta-feira (18). Foto: Agência Brasil

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, concede entrevista nesta sexta-feira (18), na Rádio JC News. A conversa será capitaneada pelo âncora Joffre Melo, às 6h40. O chefe da pasta fala sobre os últimos preparativos para a Copa do Mundo 2014, que acontece em junho deste ano. O legado do Mundial, os seus desafios, além de melhorias e inovações de segurança, turismo e telecomunicações também estão na pauta.

Se tiver perguntas ao ministro, pode deixá-las nos comentários desta postagem.

 

Tags: aldo rebelo, conversa, JC News,
pesquisa ibope

Maior intenção de votos de Dilma é no Nordeste com 51%

Publicado em 17/04/2014 às 20:41 por em Eleições, Notícias

Outro recorte da pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) encontrou o melhor desempenho no Nordeste, região em que teve 51% das intenções de voto. O pior cenário seria no Sul, em que ela teria 29% dos votos válidos. Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, alcançou 10% das intenções de voto no Nordeste. Nas outras quatro regiões aparece com 4% em cada uma.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, obteve o melhor índice no Sudeste, com 20%, área em que Dilma conquistou 31%.

No cenário com Marina, Dilma tem mais intenções de voto no Nordeste (53%) e menos no Sul (28%). Nesse cenário, Aécio tem 19% no Sudeste e 7% no Nordeste. Marina Silva tem o melhor desempenho no Sul (14%) e o pior, no Norte/Centro-Oeste e no Sudeste (9% cada).

Tags: Dilma Rousseff, Eleições, ibope, Nordeste,
eleições 2014

Dilma cai de 40% para 37%, mas ainda ganharia de Aécio e Eduardo no primeiro turno, aponta Ibope

Publicado em 17/04/2014 às 18:57 por em Eleições, Notícias
De acordo com pesquisa Ibope, Dilma caiu para 37%, mas ainda assim levaria no primeiro turno. Foto: reprodução Facebook e Agência Brasil

De acordo com pesquisa Ibope, Dilma caiu para 37%, mas ainda assim levaria no primeiro turno. Foto: reprodução Facebook e Agência Brasil

Pesquisa Ibope realizada em 140 municípios, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) ganharia no primeiro turno contra os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos. Apesar de ter caído de 40% para 37% em relação ao  último levantamento, feito em março, ainda assim ela levaria a disputa, porque a soma dos votos válidos dos opositores seria inferior ao total de votos que ela receberia.

De acordo com a pesquisa, no primeiro cenário, Aécio Neves (PSDB) receberia 14% dos votos válidos e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos 6%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Caso a vice de Eduardo, a ex-senadora Marina Silva, entrasse na disputa, ela teria 10% das intenções de voto. Vale destacar que a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de abril, portanto antes de Marina ser anunciada como vice de Eduardo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00078/2014.

 

atendimento à população

Com mais 22 médicos, programa atinge meta e leva 569 médicos para Pernambuco

Publicado em 17/04/2014 às 18:20 por em Notícias

O Programa Mais Médicos leva mais 22 profissionais para reforçar o atendimento em atenção básica em Pernambuco. Com a chegada deste novo grupo, o estado passa a ter 100% da sua demanda atendida pela iniciativa do governo federal, o equivalente a 569 médicos. A atuação desses profissionais impacta na assistência de mais de 1,9 milhões de pessoas.

Em todo o país, mais de 3.500 médicos começam suas atividades nos municípios a partir desta semana. Deste total, 253 estão alocados na região Nordeste. Eles foram aprovados no módulo de avaliação do programa, etapa obrigatória para que recebam o registro profissional provisório e iniciem o atendimento à população. O reforço desse grupo garante o cumprimento da meta estabelecida pelo governo federal de levar 13.235 médicos para a atenção básica, especialmente às regiões mais vulneráveis. Com isso, 100% das vagas apontadas pelos municípios que inicialmente aderiram ao Programa passam a ser atendidas.

“Com esse programa, estamos conseguindo prestar atendimento a uma quantidade muito maior de pessoas, com maior qualidade, tratar o povo com dignidade e com mais respeito. A grande maioria dos brasileiros que estamos atendendo nunca teve contato com uma equipe de saúde da família completa”, ressalta o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, em nota.

Mais de 75% dos 13.235 médicos estão alocados em regiões como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDHM baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade. Em relação à distribuição por região, o Sudeste e o Nordeste concentram o maior número de profissionais, com 4.170 e 4.147 médicos respectivamente. O Sul conta com 2.261, seguido do Norte (1.764) e do Centro-Oeste (893). Outros 305 médicos estão atuando em distritos indígenas.

Desde o início do programa, a presença dos profissionais que estão em atuação em todo o país já traz resultados positivos na assistência à população. Um levantamento do Ministério da Saúde feito em municípios que receberam profissionais do Mais Médicos mostrou que, em novembro de 2013, houve um crescimento de 27,3% no atendimento a pessoas com hipertensão em comparação com o mês de junho do mesmo ano, antes da chegada dos profissionais.

Houve aumento ainda, neste mesmo período, de 14,4% na assistência a pessoas com diabetes, de 13,2% no número de pacientes em acompanhamento e de 10,3% no agendamento de consultas. Nas cidades que contavam com médicos do programa foram realizadas 2,28 milhões de consultas em novembro, 7% mais que o total registrado em junho. O levantamento foi feito em 688 municípios onde atuavam 1.592 médicos.

bancos públicos

Em ano de eleição, BNB tem R$ 2,5 milhões para patrocínio de projetos

Publicado em 17/04/2014 às 18:13 por em Notícias

O Banco do Nordeste acabou de lançar seleção pública de projetos para patrocínio em 2014. O orçamento é de R$ 2,5 milhões e será distribuído de acordo com critérios estabelecidos no edital disponível na página da instituição na Internet. As inscrições começam no próximo dia 22 de abril e prosseguem até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 16 de maio, exclusivamente pela Internet. O resultado final será divulgado em 18 de julho. Os projetos deverão ser realizados entre 01 de agosto e 31 de dezembro.

Os interessados devem entrar na página www.bnb.gov.br/patrocinio, acessar o formulário específico para inscrição no Programa de Patrocínios e inserir as informações solicitadas. Ao finalizar o cadastramento dos dados e concluir o envio para o Banco do Nordeste, o proponente receberá um protocolo de inscrição.

Os projetos deverão ser desenvolvidos na área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Nelson de Souza, a política de patrocínio da instituição visa promover a democratização, a igualdade de oportunidades e o acesso ao público de bens, produtos e serviços que resultam da implementação dos projetos patrocinados.

“Os recursos serão aplicados de maneira regionalizada, com transparência nos critérios de seleção. Vamos dar prioridade aos projetos com relevância, qualidade, pertinência e equilíbrio das contrapartidas, bem como àqueles que tenham potencialidade de geração de negócios e prospecção de novos clientes para o Banco do Nordeste, entre outros atributos”, complementa.

literatura

Gabriel García Márquez morre aos 86 anos

Publicado em 17/04/2014 às 17:56 por em Notícias
RELATO_DE_UM_NAUFRAGO_1231189194P

O meu livro preferido de Gabriel Garcia Marques é relato de um naufrágio. Um trailer absurdamente contagiante, em que torna-se impossível abandonar o livro até se ler a última linha, de uma sentada só. O mais curioso é que o livro já é uma readaptação de reportagens de jornal na Colômbia, depois transformado em livro. As edições vendiam como pão quente, na porta da gráfica, sonho de todo jornalista.

Laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, Gabriel García Márquez foi um dos escritores mais importantes do século XX.

Nascido em 6 de março, 1928, em Arataca, na Colômbia, o escritor Gabriel García Márquez é considerado o mestre do Realismo Mágico, um dos movimentos-chave da Literatura e da cultura Latino Americana.

Aclamada por críticos e pelo público, sua obra-prima, Cem anos de solidão, lançado em 1967, já vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo e mais de 440 mil no Brasil.

Desde 2009, o público brasileiro dispõe de uma edição comemorativa, enriquecida com textos críticos.

García Márquez começou a carreira como jornalista, em 1948, na imprensa colombiana, e no final dos anos 1950 tornou-se correspondente do diário de Bogotá, El Espectador, em Roma e Paris.

De 1959 a 1962 trabalhou para a agência de notícias cubana La Prensa, seguiu com atuações como roteirista e jornalista em Havana, Nova York, Barcelona e Cidade do México, onde escreveu Cem anos de Solidão.

Este clássico da literatura mundial motivou as coletâneas de contos A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada (1972), primeiro livro do escritor colombiano publicado pela Ed. Record, em 1973, e Olhos de cão azul (1972). Entre suas principais obras estão Crônica de uma morte anunciada, Ninguém escreve ao coronel, Notícia de um sequestro e Memórias de minhas putas tristes.

Desde 1973, toda a sua obra, que conta com mais de 30 títulos, é pulicada pela Editora Record. Até hoje, mais de 2 milhões e 500 mil exemplares de livros do escritor colombiano já foram vendidos no Brasil.

Desde 2013, toda a obra de Gabo está sendo reeditada com novo projeto gráfico. Os próximos títulos que chegarão às livrarias com nova roupagem até o fim de 2014 são: A revoada, seu romance de estreia, em que a mítica Macondo aparece pela primeira vez; O outono do patriarca – uma fabulação satírica sobre as ditaduras latinas, escrita após Cem anos de Solidão; e Olhos de cão azul – reunião de onze contos escritos entre 1947 e 1955.

alianças estaduais

DEM deve anunciar apoio à Frente Popular em maio

Publicado em 17/04/2014 às 16:59 por em Eleições, Notícias
Mendonça Filho afirma que partido só deve oficializar apoio em maio. Foto: Câmara dos Deputados

Mendonça Filho afirma que partido só deve oficializar apoio em maio. Foto: Câmara dos Deputados

Em meio ao processo de costuras de alianças para a sucessão ao governo no Estado, o Democratas, partido do deputado federal Mendonça Filho, deve anunciar o apoio apenas no mês de maio. Extraoficialmente, a tendência é que a sigla formalize o apoio ao candidato socialista Paulo Câmara, da Frente Popular. Com Armando Monteiro Neto (PTB) coligado ao Partido dos Trabalhadores a ligação com o DEM fica quase impossível.

“Nosso posicionamento é de oposição ao governo federal”, frisou Mendonça Filho, em entrevista por telefone. No âmbito municipal, o DEM faz oposição ao prefeito Geraldo Julio, representado pela vereadora Priscila Krause. O parlamentar comentou que está em processo de conversação com outro dirigentes do partido.

Nos bastidores o que se diz é que a sigla já teria acertado o apoio com o PSDB no Estado, o que levaria a legenda para o palanque de Câmara. Desde o Carnaval, Mendonça anunciou publicamente que anunciaria o apoio após a Festa de Momo, mas o fato não se concretizou. Atualmente, 17 siglas estão fechadas com os candidatos da Frente Popular.

bullying

Fica, João Braga!

Publicado em 17/04/2014 às 16:39 por em Notícias
fora braga

Por Jamildo Melo, editor do blog

Como era esperado, rasgaram a boca todos aqueles que apostaram que o prefeito Geraldo Júlio poderia ceder a gritaria de radicais disfarçados de movimentos sociais e afastar o secretário João Braga.

Em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta quinta, o prefeito negou que haja qualquer possibilidade de o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, deixar a pasta.

“Não existe a menor chance [do secretário sair]. Ele está fazendo um belíssimo trabalho à frente da secretaria”, disse o prefeito, que afirmou que Braga tem sido respeitoso com os trabalhadores. Detalhe: por enquanto, nenhum ambulante foi removido do bairro do Recife.

Qual o busílis? O secretário João Braga entrou na linha de tiro de grupos de vendedores ambulantes, mas sabe-se que eles funcionam apenas como bucha de canhão contra o secretário.

De acordo com a PCR, desde janeiro de 2013, a direção do Sintraci foi recebida pela gestão municipal em 38 ocasiões, sendo as últimas vezes no sábado (5), sexta-feira (4) e quinta-feira (3), mostrando que o assunto tem sido tratado com diálogo.

A questão é anterior e passa pela atuação firme do secretário no comando do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), que aprova projetos urbanísticos na cidade.

Grupos ideológicos que tentam satanizar o processo de verticalização do Recife, usando-o como bandeira política, como não conseguiram dobrar o paraibano, agora querem detoná-lo. Como se fosse possível nomear e desnomear secretários no grito, antes de vencer eleições e sentar na cadeira de prefeito.

Na semana passada, em dois momentos, na quarta e na sexta-feira, uma entidade que se apresenta como Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (SINTRACI),  realizando dois atos para reivindicar ao prefeito Geraldo Júlio a retirada do Secretario de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, da competência em gerir soluções ao comercio informal.

Em documento, reclamavam pelo direito de trabalhar dos comerciantes informais. Depois, a pauta da reivindicação, requerida pelos ditos “MOVIMENTOS SOCIAIS DO RECIFE“, avançou um pouco e reclamou da postura autoritária do Secretario de Mobilidade e Controle Urbano do Recife acusando-o de querer promover uma higienização social no Recife.

Duas mentiras deslavadas. Disciplinar não é impedir de trabalhar, é o papel que se espera do gestor municipal. Quem chamou ou está chamando algum ambulante de ladrão? Ninguém, só mais uma tentativa de jogar uns contra os outros.

A acusação de higienização é risível e demagógica. Trata-se de um velho estratagema usado por partidecos quando tentam promover a luta de classes, enganando incautos, tentando jogando ricos contra pobres, para colheita de frutos outros, sempre apresentando-se claro como os representantes do povo. A presença de eternos candidatos nestas manifestações só corroboram o objetivo eleitoreiro.

Qual a origem de tudo? Justamente a tentativa de disciplinamento. Há 15 dias, 12 ambulantes que ficavam em frente ao Hospital do Câncer foram realocados provisoriamente para a calçada no outro lado da via. Depois, serão abrigados em uma área dentro da unidade. Outros hospitais receberão a mesma ação, inclusive o Barão de Lucena.

No entanto, o negócio começou a ficar ridículo mesmo, patológico, quando, na luta dos ambulantes, incluiu-se oficialmente mais três temas, totalmente dissociados da questão trabalhista ou sindical.

Um deles era a não derrubada do Caiçara. Tudo a ver, não? Aqui, a Justiça do Estado já se pronunciou a respeito, julgando o mérito de forma favorável a demolição do imóvel, uma vez que nem o Estado e nem a Prefeitura do Recife reconheceram nada de histórico.

Outro era a conservação da Fábrica Tacaruna. Tudo a ver, não? Todos temos que nos unir para manter a fábrica inativa, pois é melhor para nossa memória afetiva da miséria. Gerar empregos, gerar renda, trazer investimentos internacionais, não pode… o capitalismo não pode vencer jamais.

Não era só, tinha ainda a manutenção do Cais Estelita, assunto já decidido pela Justiça e com projeto já encaminhado pela municipalidade, também via CDU.

“A prefeitura reconhece a importância e a relevância do trabalho informal para a cidade, mas também entende que esse trabalho precisa ser disciplinado visando o bem da população como um todo, inclusive dos próprios trabalhadores informais”, comentou o secretário, em nota. “No entanto, a área solicitada pelo Sintraci é inviável economicamente”.

“A Prefeitura do Recife está desapropriando seis imóveis na Boa Vista (Rua do Giriquiti, por trás do Shopping Boa Vista; Rua Sete de Setembro; dois na Rua da Saudade; Rua do Riachuelo e Rua da Penha) para abrigar os ambulantes que ocupam atualmente as calçadas do bairro, com capacidade para cerca de mil comerciantes, em um investimento de R$ 10 milhões”, informa a PCR.

Com o advento da internet, esses partidecos, que viviam patrulhando e constrangendo o pensamento livres das pessoas, nas universidades federais, descobriram que poderiam tentar impor sua visão radical de mundo também para o mundo exterior. Só que não. Estes playboys, por aqui, só tem quebrado a cara.

A atitude do prefeito Geraldo Júlio não me surpreende. Eu lembro aqui de um episódio dos primeiros dias de sua gestão no Recife. Uma destas cavalarias do embuste veio para cima, como era de se esperar, tentando impor seus delitos urbanos. O socialista recusou a camisa de força que tentavam lhe impor.

“Quem esses grupos representam?”, respondeu, em uma rodinha de jornalistas, quando confrontado pelos miquinhos amestrados, assanhados em cumprir pautas dos “movimentos sociais”, soberanos e legítimos donos da voz do povo e ninguém mais.  Calou a todos. Pensei. Caramba, não temos mais um idiota no comando da administração, desses fantoches covardes que se deixam levar pela pressão demagógica.

Por fim,. gostaria de dizer que João Braga é um homem sério e não merece estar passando por este bullying. O Blog de Jamildo presta assim sua solidariedade. Sei o que é ser sério e ser atacado por isto, injustamente, todos os dias.

lixo no lixo

Boa notícia. PCR inaugura mais uma ecoestação, agora no Ibura

Publicado em 17/04/2014 às 16:10 por em Notícias

O prefeito Geraldo Julio inaugurou, nesta quinta-feira (17), às 11h, a terceira EcoEstação da cidade.

O equipamento funcionará no Ibura, na Rua Rio Tapado, próximo à alça da BR-101.

As EcoEstações são pontos de recebimento de resíduos, metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas. Elas integram o projeto EcoRecife, que engloba todas as ações e equipamentos de limpeza urbana da cidade, assim como as ações de educação ambiental.

A unidade do Ibura funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h, e o local terá à disposição dos pequenos geradores de resíduos quatro caçambas e um EcoPonto Reciclável para coleta seletiva.

A estimativa é de que sejam recebidos 30 metros cúbicos de resíduos diariamente. Cada usuário poderá depositar até um metro cúbico de resíduos por dia, o que equivale a 10 sacos de 100 litros.

A Prefeitura do Recife já entregou unidades do tipo em Campo Grande e na Imbiribeira, e promete criar mais quatro instalações em pontos estratégicos distribuídos no Município.

Estão previstas inaugurações nos bairros da Torre, Arruda, Mangueira e Iputinga.

Página 1 de 8.92512345...102030...Última »