datafolha

Em cenário de empate técnico, Dilma ultrapassa Aécio

Publicado em 20/10/2014 às 19:15 por em Eleições, Notícias

A poucos dias da votação, a indefinição continua sobre quem vai governar o Brasil nos próximos quatro anos. Enquanto Dilma Rousseff (PT) subiu três pontos e atingiu 46% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (20), no Jornal Nacional, Aécio Neves (PSDB) caiu dois e aparece com 43%. Esta é a primeira vez que a presidente candidata à reeleição aparece numericamente na frente do tucano no segundo turno.

Dilma havia diminuído entre a primeira pesquisa dessa fase das eleições, no dia 9, e a segunda: passou de 44% para 43% no dia 15. Porém, agora conseguiu crescer 3% e atingir o maior percentual. Aécio fez o caminho inverso: foi de 46% no dia 9 para 45 seis dias depois e hoje apareceu com 43%.

Levando em consideração apenas os votos válidos, como é feito pela Justiça Eleitoral, a petista passou de 49% nas duas primeiras pesquisas para 52% nesta. O tucano, ao contrário, foi de 51% para 48%.

As intenções de voto brancos e nulos, não contabilizados, são de 5%, um ponto a menos que na última pesquisa. Os indecisos se mantiveram em 6%.

O Datafolha entrevistou 4.389 eleitores de todo o Brasil nesta segunda-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, 95%.

APROVAÇÃO DO GOVERNO – O crescimento de Dilma se reflete também na aprovação da sua gestão à frente do Palácio do Planalto. A porcentagem de eleitores que consideram o governo ótimo subiu de 39% no dia 9 para 42% nesta segunda-feira. Seguindo essa lógica, os que acreditam que é ruim passou de 22% para 20%. O governo é considerado regular por 37%.

Tags: aécio neves, datafolha, Dilma Rousseff, Eleições 2014, intenções de voto, pesquisa, Segundo Turno,
eleições 2014

Equipe de Dilma espera 10 mil militantes no Recife, nesta terça

Publicado em 20/10/2014 às 17:30 por em Notícias

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT) participam de agenda em Pernambuco nesta terça-feira (21).

Os dois chegam ao Estado por volta das 13 horas e seguem para o município de Goiana, na Zona da Mata. O primeiro compromisso de Lula e Dilma é uma visita à fábrica da Fiat.

De lá, seguem para um comício no Centro da cidade com representantes de movimentos sociais e entidades sindicais, como a CUT e a Fetape. A visita a Fiat está prevista para às 13h30. Depois, às 14h30, haverá um comício em Goiana, na Rua Nunes Machado, no Centro de Goiana.

Às 17 horas, eles participam de caminhada no Recife. A concentração será no Parque 13 de Maio.

A expectativa da organização deve atrair mais de 10 mil pessoas.

“A vinda dos dois num momento tão importante da campanha mostra o comprometimento de Lula e Dilma com Pernambuco e com o Nordeste, que, aliás, não é de hoje. Foi por decisão do ex-presidente Lula que saiu a Medida Provisória que garantiu a instalação da fábrica em nosso Estado. Quem foi em Goiana recentemente sabe: a fábrica está mudando a realidade local. E vai gerar 15 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, tem muitas outras ações que vieram por decisão dos governos do PT. Foi assim com a Hemobras, o Estaleiro e a Refinaria”, diz o senador Humberto Costa, coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em Pernambuco.

Nesta segunda, Dilma cumpriu agenda de campanha no Rio de Janeiro, onde participou de duas carreatas, uma em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e outra na Zona Oeste da capital.

Dilma pediu aos cariocas que digam não ao retrocesso e à perda de direitos, em referência ao adversário.

“A eleição, no dia 26, vai colocar de um lado aqueles que defendem os empregos e os salários e do outro lado aqueles que desempregaram no Brasil, que reduziram salários e que se ajoelharam diante do Fundo Monetário Internacional. Aqueles que quebraram o Brasil três vezes”, comparou a presidente.

A presidente reafirmou o compromisso de, no próximo mandato, caso reeleita, continuar trabalhando cada vez mais para melhorar a vida das famílias brasileiras. “Temos uma concepção que coloca as pessoas no centro de tudo. Não somos aqueles que só pensam nos banqueiros e nos juros”, ressaltou Dilma.

“Eu sei que vocês melhoraram de vida nos últimos 12 anos. Sei também que o responsável por isso é cada um de vocês, que batalhou para melhorar de vida. Mas, ninguém consegue crescer sozinho nessa vida. Todos precisam de união e oportunidades”, disse a presidente.

retaliação

Priscila Krause acusa Dilma de atrasar repasse de verbas para Pernambuco

Publicado em 20/10/2014 às 16:42 por em Eleições, Notícias

Os aliados do candidato Aécio Neves (PSDB) adotaram um tom homogêneo no discurso em Pernambuco. Na reta final da campanha presidencial  no segundo turno, a estratégia é atribuir ao governo federal a pecha de agir com retaliação. Nesta segunda-feira (10), a vereadora do Recife e deputada estadual eleita Priscila Krause (DEM) publicou um vídeo nas redes sociais em que acusa a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, de agir com discriminação contra Pernambuco.

A crítica faz referência direta ao Recife. Segundo Krause, dos R$ 68 milhões que o governo federal prometeu a repassar para a Prefeitura do Recife para  a construção do Hospital da Mulher e da reforma do Geraldão, apenas um milhão foi repassado. A aliada de Aécio atribui o atraso das obras ao retardo do envio dos recursos.

“Desde o ano passado, o governo de Dilma parou de mandar verbas federais para obras importantes para o governo do Estado e para a Prefeitura do Recife. Foi assim com o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe. As coisas desandaram. Foi assim com o Geraldão, cujas obras estão atrasadas em um ano, porque o governo federal não mandou um real sequer”, disse a democrata.

Tags: aécio neves, Dilma Rousseff, priscila krause,
semana decisiva

Presidente da OAB critica uso de ‘lista falsa’ para para desconstruir artigo de sua autoria publicado no Blog de Jamildo

Publicado em 20/10/2014 às 16:32 por em Eleições, Notícias

Veja a nota oficial da OAB-PE sobre uma lista de 300 advogados enviada ao Blog de Jamildo, pela direção do PT, no domingo, contestando artigo de sua autoria, sobre combate à corrupção.

Em artigo, presidente da OAB reclama de ditadura da corrupção

Advogado militante do PT rebate artigo do presidente da OAB

Grupo de 300 advogados eleitores de Dilma questionam artigo do presidente da OAB criticando corrupção

“Em uma democracia, devemos respeitar a divergência de opiniões, mas repudiar a prática de crimes”, destaca o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, ao comentar críticas ao artigo de sua autoria, publicado no Blog de Jamildo.

Lamentou o fato de os autores das críticas terem usado uma lista falsa, expondo o nome de pessoas idôneas, atribuindo a elas o manifesto contrário a seu artigo.

“É no mínimo constrangedor receber tantas ligações e contatos de colegas se justificando não terem assinado a lista apresentada pelos meus críticos e os acusando de uso indevido de seus nomes”, disse o presidente, a respeito da montagem feita pelo(s) articulista(s) que acostou uma lista de apoiadores da campanha da Presidente Dilma, assinada em período anterior à publicação de seu artigo.

O uso indevido de nomes de terceiros como se estes endossassem a crítica em questão, constitui crime de falsidade ideológica.

O presidente da OAB-PE considera importante que a democracia seja exercida com responsabilidade e que o autor ou autores de manifestos não envolvam terceiros, sem a devida autorização dos mesmos. “, descreve a nota oficial da OAB.

Direito de resposta indevido, mas concedido

O advogado André Souto Maior Mussalem, do Recife, também enviou nota ao blog, na área de comentários, comentando suposto erro do blog. Não houve erro algum de nossa parte, conforme é possível verificar em reprodução do email enviado pelo partido. Se confusão houve, não foi provocada pela coluna eletrônica.

“Assunto:notícia equivocada

Mensagem: Prezado Jamildo. Bom dia.

Em matéria do seu blog, intitulada “Grupo de 300 advogados eleitores de Dilma…”, há uma vincularão do meu nome a uma pretensa nota de repúdio manejada contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco. Com base no direito de resposta, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, gostaria que fosse esclarecido o seguinte:

1) Jamais me manifestei contra o presidente da OAB/PE, nem repudiei qualquer exercício legítimo de manifestação do mesmo, ainda que politicamente possa discordar dele.

2) A forma como a notícia está posta no blog faz parecer que meu apoio à candidatura de Dilma implica em automático repúdio à manifestação do presidente da OAB/PE contra a corrupção.

São duas manifestações distintas e assim devem ser tratadas em salvaguarda das manifestações livres e do direito a imagem de cada um. Por tais razões, gostaria de tal fato fosse esclarecido, e o meu nome desvinculado de tal notícia.

Atenciosamente André Mussalem”
Por oportuno, para corroborar aqui que não podemos ser acusados de tentar manipular absolutamente nada, publicamos os termos do email recebido da direção do PT, neste domingo, solicitando a divulgação da carta e da lista.

“Fwd: OAB / PE : Resposta ao Presidente

Natália Kozmhinsky (assessora de imprensa do PT estadual)
Anexos15:32 (de domingo)
para Jamildo

Segue nota em resposta ao advogado Pedro Henrique Reynaldo. O documento é subscrito por mais 300 profissionais da área do direito, que assinaram o manifesto de apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma Roussseff (PT). O manifesto também segue em anexo.”

crise hídrica

Aécio Neves diz que falta de apoio do governo federal agravou crise da água

Publicado em 20/10/2014 às 16:28 por em Notícias

Em visita à Serra da Piedade, em Caeté (MG), o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, atribuiu, nesta segunda-feira (20/10), o agravamento da crise da água no Estado de São Paulo à ausência de apoio por parte do governo federal.

Aécio afirmou que, uma vez eleito presidente, intensificará as parcerias com os Estados, sem discriminação partidária.

“O Estado [DE SÃO PAULO]fez algo absolutamente adequado, que foi bônus para aqueles que economizam água. Mais de 80% da população participou disso”, ressaltou Aécio, referindo-se à adoção da medida pelo governo de São Paulo, na região metropolitana e alguns municípios, para quem economizar 20% na conta de água, recebendo 30% de desconto no valor final. “Talvez tenha faltado uma parceria maior com o governo federal.”

O candidato voltou a repetir que uma das falhas da gestão do PT é terceirizar responsabilidades.

“O que eu posso garantir é que serei um parceiro dos Estados, não apenas de São Paulo”, destacou Aécio. “No meu governo não se vai terceirizar responsabilidades. Vai assumir suas responsabilidades e agir em parceria.”

Aécio Neves destacou ainda que seu governo atuará como parceiro dos Estados não só em relação à questão da água, como também de mobilidade urbana, transportes e segurança pública.

Aécio Neves questionou ainda a existência de aparelhamento político na Agência Nacional de Águas (ANA), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, que se destina a executar ações relativas aos recursos hídricos do país. “Se não tivesse o governo do PT servido a outros fins, nós lembramos bem, quais foram as indicações e os critérios adotados para ocupar cargos na ANA, ela poderia ter sido uma parceira maior do governador [Geraldo Alckmin].”, afirmou.

industria de veículos

Fábrica da Fiat abre as portas para Dilma e Lula em Goiana

Publicado em 20/10/2014 às 16:27 por em Notícias

Na reta final da campanha, os pernambucanos terão encontro, nesta terça-feira (21), com a candidata à reeleição para a presidência da República, Dilma Rousseff, e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita ao estado terá dois momentos de contato direto com a população: no início da tarde, em Goiana, e, por volta das 16h, no Recife.

De acordo com a agenda oficial, Dilma e Lula farão uma visita à Fábrica da Fiat, entre 13h e 14h.

De lá, seguirão para a Avenida Nunes Machado (Rua da Baixinha), no Centro de Goiana, onde conversarão com trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos sobre a temática do Desenvolvimento Regional.

Eles deverão chegar à capital pernambucana, no meio da tarde, para participar da caminhada intitulada Coração Valente, com concentração no Parque 13 de Maio, próximo à Câmara de Vereadores, às 16h. De lá, Dilma e Lula seguirão até a Pracinha do Diário, onde está previsto um ato público.

Em Petrolina

Também nesta terça-feira, agricultores e agricultoras familiares de todo o semiárido vão ocupar as ruas de Juazeiro (BA) em defesa do projeto de convivência e para expressar as conquistas e lutas dos povos do semiárido. O ato público, que pretende reunir cerca de 30 mil pessoas vindas de Minas Gerais e dos nove estados do Nordeste, terá concentração na orla nova de Juazeiro, a partir das 7 horas.

Em carta divulgada na semana passada “Pelas vidas e dignidade no semiárido, apoiamos Dilma”, a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) atribui ao projeto de convivência construído pela sociedade civil organizada com atuação no Semiárido o impacto da última seca vivenciada na região (2010 a 2013). Apesar de ter sido considerada a pior dos últimos 30 anos – em alguns lugares, dos últimos 60 anos – não causou nenhuma morte humana.

“Esse resultado, a ASA credita à sua própria ação e aos programas e políticas governamentais dirigidos ao Semiárido, entre os quais se pode enumerar: Bolsa Família, Bolsa Estiagem, Seguro Safra, Cisternas de Consumo Humano, Cisternas e Tecnologias Sociais para captação de água para produção”, diz um trecho da carta.

vice-presidente

Paulo Câmara deve reforçar campanhas do PSB na Paraíba e em Roraima

Publicado em 20/10/2014 às 15:33 por em Eleições, Notícias
Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Candidatos do PSB ficaram em segundo lugar nos estados. Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Eleito em Pernambuco com mais de três milhões de votos e 68,08% do eleitorado, o futuro governador Paulo Câmara (PSB), afilhado político de Eduardo Campos, deve reforçar as campanhas do PSB nos estados da Paraíba e de Roraima.

“Estou aguardando a confirmação de agendas nacionais que foram demandadas para mim, estar presente na Paraíba e em Roraima”, revelou na manhã desta segunda-feira (20).

“Agora, como vice presidente do partido, essas agendas são necessárias”, afirmou Câmara, que foi eleito vice-presidente nacional do PSB há uma semana.

Na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 46,05%, contra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve 47,44%.

O mesmo aconteceu em Roraima, onde Chico Rodrigues (PSB) ficou com 37,62%. A candidata que teve mais votos foi Suely Campos (PP), que ficou com 41,48%.

Tags: Eleições, Eleições 2014, Paraíba, Paulo Câmara, psb, Roraima,
briga pelo voto

Equipe de Aécio recupera áudio de 2009 em que Dilma tece elogios ao mineiro

Publicado em 20/10/2014 às 14:22 por em Eleições, Notícias

A campanha do mineiro Aécio Neves trouxe à tona uma entrevista concedida pela presidente Dilma Rousseff (PT) há cinco anos em que a petista faz elogios ao adversário, e o elogia como um “dos melhores governadores do País”. A entrevista foi dada por Dilma a uma rádio de Belo Horizonte na época em que ela era ministra da Casa Civil do ex-presidente Lula.

Aécio estava em seu segundo mandato à frente de Minas Gerais e também era cotado para disputar a Presidência no ano seguinte. Ele acabou abrindo mão de concorrer, e José Serra foi o candidato do PSDB ao Planalto, perdendo a eleição para Dilma no segundo turno.

No áudio, de pouco mais de 16 segundos, os tucanos usaram um trecho em que Dilma diz que “respeita demais o governador [Aécio]. Acho que ele faz um excelente governo em Minas”.

Tags: aécio neves, Dilma Rousseff, PSDB, PT,
Página 1 de 9.47212345678Última »