defendeu

Sobre sítio, Dilma afirma que Lula está sendo objeto de uma ‘grande injustiça’

Publicado em 13/02/2016 às 12:28 por em Notícias
Foto: Reprodução Internet

Dilma e Lula acertaram um roteiro para afastar a crise do Palácio do Planalto, durante encontro realizado em São Paulo, nessa sexta-feira (12). Foto: Reprodução Internet

Estadão Conteúdo – A presidente Dilma Rousseff defendeu seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã deste sábado (13), durante uma visita à Favela Zeppelin, no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Esta é a primeira vez que a presidente vem a público se manifestar a respeito das suspeitas contra Lula na Operação Lava Jato.

LEIA MAIS:

>> Dilma viaja a São Paulo para se encontrar com Lula

>> Lula evita falar sobre investigações durante encontro com aliados em SP

“Acho que ele está sendo objeto de uma grande injustiça. Eu respeito muito a história do presidente Lula e tenho certeza que este processo será superado, porque acredito que o País, a América Latina e o mundo precisam de uma liderança com as características do presidente Lula”, disse a presidente Dilma quando questionada sobre o encontro que teve na sexta-feira com seu antecessor.

Planalto e PT esperam posição de Lula sobre o sítio em Atibaia

Dilma Rousseff e Lula acertaram um roteiro para afastar a crise do Palácio do Planalto, durante encontro realizado em um hotel em São Paulo, nessa sexta-feira (12). O ex-presidente é alvo da Operação Zelotes, que investiga um esquema suspeito de “compra” de medidas provisórias em seu governo.

Já o Ministério Público de São Paulo apura a suspeita de ocultação de patrimônio relacionada à compra de um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá. A Operação Lava Jato vasculha benfeitorias executadas por empresas envolvidas no escândalo da Petrobras em um sítio frequentado por Lula e sua família, em Atibaia, no interior paulista. Ele afirma que usa o sítio para descansar, mas garante não ser dono da propriedade.

Zika

Ao se pronunciar sobre a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o País, a presidente Dilma reiterou que o País corre atrás de décadas de abandono na área de saneamento. “No passado ganhamos a guerra contra a febre amarela e vamos ganhar contra o zika (vírus).”

E pediu que não apenas as autoridades se engajem nesse esforço, mas toda a população, já que 2/3 dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. Ela citou que no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas neste ano, está havendo uma ação dirigida. E falou também que sua gestão está colocando toda a estrutura de pesquisa no sentido de assegurar, “o mais rápido possível”, uma vacina contra o zika vírus.

andança

PV retoma caminhadas apresentando problemas na cidade

Publicado em 13/02/2016 às 12:04 por em Notícias
PV

Sob o comando do presidente dos verdes, Carlos Augusto, serão visitadas neste sábado, (13), as comunidades da Várzea, Caxangá e Cidade Universitária

O PV retoma a partir deste sábado (13) as ações do projeto Recife Bom para Viver, que percorrerá as 18 microrregiões da capital pernambucana para recolher sugestões para a melhoria da cidade. Sob o comando do presidente estadual da sigla, Carlos Augusto, a décima terceira caminhada irá contemplar a microrregião 4.3.

“Visitaremos os bairros da Várzea, Caxangá e Cidade Universitária, continuando com a nossa meta de mapear os principais problemas e anseios de cada região”, explica Carlos Augusto. A concentração está marcada para as 7h30, na Praça da Várzea (Praça Pinto Dâmaso).

LEIA TAMBÉM:

>> Presidente estadual do PV será candidato a prefeito do Recife
>> Augusto Carreras diz que PV abandonar Frente Popular é um erro

Desde que o projeto foi iniciado, em setembro do ano passado, os verdes já visitaram 12 microrregiões, passando por bairros como Brasília Teimosa, Ipsep, Alto do Mandu, Casa Forte, Sítio dos Pintos, Madalena, Ibura, Jordão, Água Fria, Jiquiá, dentre outros.

>> Lixo, segurança e drogas são queixas em Afogados e Mustardinha, diz presidente do PV
>> No Centro do Recife, PV faz duas críticas a gestão de Geraldo Julio

Na pauta das caminhadas, a discussão de temas que interferem diretamente no dia a dia destas comunidades, como segurança pública, saneamento básico, emprego e coleta de lixo, além da deficiência de transporte público ou de opções de oferta de emprego.

>> No Recife, PV, aliado de Geraldo Julio, continua apresentando problemas na cidade

Os detalhes e registros do projeto podem ser conferidos no site: http://recifebomparaviver.com.br.

Para o pleito de 2016, o PVPE visa ampliar sua participação e já conta com mais de 500 candidatos a vereadores em todo o Estado e possui 18 pré-candidatos a Prefeituras.

Atualmente, a legenda celebra um crescimento de 80% no número de filiados desde 2012 e hoje conta com 15 mil filiados. O presidente estadual da sigla, Carlos Augusto, será candidato a prefeito do Recife no pleito deste ano.

aumento da criminalidade

Prefeitos vão criar conselhos municipais de segurança pública e defesa social

Publicado em 13/02/2016 às 11:53 por em Notícias
A orientação é União Brasileira de Municípios (Ubam) é a instalação dos conselhos municipais de segurança pública e defesa social, unificação das polícias civis e militares, criação da Polícia de Fronteira e da agência Estadual de Vigilância 24 horas, com sistemas de câmeras e alarme via satélite

Ubam quer a instalação dos conselhos municipais de segurança pública e defesa social, unificação das polícias civis e militares, criação da Polícia de Fronteira e da agência Estadual de Vigilância 24 horas

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, informou nessa sexta-feira (12) que dezenas de municípios poderão ficar sem agências bancárias, se não forem tomadas medidas enérgicas e urgentes, tendo em vista o clima de terror que assola as pequenas cidades no interior do Estado.

Ele destacou que esse aumento alarmante da criminalidade, que antes era um problema das médias e grandes cidades, se torna agora mais uma dor de cabeça para os gestores públicos municipais. Antes se falava em assalto, hoje, porém, agências bancárias estão sendo destruídas totalmente, com dinamite e outros artefatos, usados por grupos que portam armas exclusivas do Exército e que não temem a justiça nem a ação policial.

Durante reunião com os prefeitos, Leonardo divulgou dados alarmantes sobre o crime contra agencias bancárias, casas lotéricas, correios e postos de atendimento. Segundo ele, em Pernambuco, a situação é estarrecedora. Os ataques a bancos crescerem 27%, com 53 agências bancárias assaltadas. Não havendo mais segurança nenhuma para a atividade financeira em pequenos municípios.

No Rio Grande do Norte, continuou o presidente da Ubam, só em janeiro deste ano, foram atacadas e explodidas agencias do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Correios e BNB, localizados nos municípios de Afonso Bezerra, Boa Saúde, Equador, Rafael Fernandes, Umarizal e Tangará, sem falar nas dezenas de ocorrências durante o ano passado, inviabilizando a manutenção de terminais dos principais bancos que atendem os municípios e a população, devido o prejuízo, que passa de R$ 300 mil por agencia destruída.

Uma quadrilha usou dinamite para explodir a agência do Banco do Brasil no município de São Miguel do Gostoso, litoral Norte do Estado. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h da manhã, quando 10 homens fortemente armados – divididos em dois carros – renderam até os policiais de plantão.

Na Paraíba, em menos de um ano, foram contabilizadas 116 ocorrências. Foram explosões em agencias do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Correios e BNB, localizados nos municípios de Alagoa Grande, Alagoinha, Belém, Boqueirão, Caapora, Cabaceiras, Cacimba de Dentro, Camalaú, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cubati, Cuité de Mamanguape, Cuitegí, Fagundes, Jacaraú, Juazeirinho, Lagoa Seca, Livramento, Mogeiro, Nauba, Olivedos, Olho D’Água, Pilões, Puxinanã, Remígio, São José de Caiana e Salgado de São Félix.

A Ubam reuniu, durante toda semana, prefeitos e dirigentes de consórcios, decidindo pela criação dos conselhos municipais de segurança pública e defesa social. A entidade vai pedir uma audiência ao governador de Pernambuco, João Câmara (PSB), com a participação da Associação dos Municípios de Pernambuco (AMUPE), do superintendente Banco do Brasil, Banco Santander, Banco do Nordeste (BNB), Correios, Bradesco e Caixa.

Segundo Leonardo, deve-se formar uma grande parceria com o Governo do Estado, Municípios, Federação dos Bancos e Sindicato dos Bancários, para que sejam tomadas medidas preventivas, para evitar o fechamento de várias agencias bancárias no interior, obrigando a população a se descolar mais de 100 quilômetros para ter acesso a um posto de atendimento.
Para ele, “algo tem que ser feito, e em caráter de urgência”.

Ele destacou que vai propor a criação da polícia de fronteira, para unificação das ações policiais civis e militares dos Estados vizinhos, instituir uma Agência de Vigilância 24 Horas contra o Crime, visando interligar as cidades por um sistema de câmeras de alta resolução, nas principais vias de acesso, com alarme e acionamento por via satélite e a capacitação das guardas municipais, incluindo todo seu contingente num plano estadual de segurança e vigilância pública.

Leonardo garantiu que a Ubam vai lutar, junto à bancada federal e as assembléias legislativas, por investimentos do ministério da justiça e recursos gerados por multas que são cobradas pelos Procons, multas de trânsito e outras que somam mais de 100 milhões de Reais ao ano e que não se sabe, ao certo, a destinação desse dinheiro, para que seja aplicado em medidas contra o crime organizado e na defesa das instituições e dos cidadãos.

bolsa

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas abre seleção para Recife

Publicado em 13/02/2016 às 11:40 por em Notícias

Crack

O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), contrata articulador de rede intersetorial para atenção às pessoas em sofrimento decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas para municípios do programa “Crack, é possível vencer”.

Em Recife, o bolsista atuará como articulador do Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e Outras Drogas, da Prefeitura da Cidade, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

Um dos requisitos para a vaga é formação acadêmica em áreas relacionadas às ciências da saúde, ciências sociais e ciências humanas e experiência comprovada conforme Termo de Referência específico de cada vaga.

O prazo da bolsa será de 10 meses, podendo ser renovada por igual período, caso seja do interesse de ambas as partes. O valor da bolsa será de R$ 3.250 mensais.

Os currículos devem ser cadastrados até a próxima terça-feira (16), pelo site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec): http://portal.fiotec.org.br/bird/cadastrocurriculo.aspx

A adesão do Recife ao programa federal se deu a partir de pactuações de implantação de novos serviços em diferentes setores, para abordagem do problema das drogas no âmbito da sociedade.

Recife tem feito através de comitê municipal a gestão compartilhada das ações do programa, articulados a uma câmara técnica de políticas sobre drogas que monitora e apoia a implantação das ações pactuadas no programa “Crack, é possível vencer”.

economia

Fluxo turístico de Fernando de Noronha cresceu 7,1% neste Carnaval

Publicado em 13/02/2016 às 11:19 por em Notícias
Foto: divulgação

Carnaval 2016 movimentou e aqueceu economia de Fernando de Noronha. Foto: divulgação

O arquipélago de Fernando de Noronha figurou novamente entre os destinos mais procurados para descansar ou curtir o Carnaval. Gostando ou não da folia, grande parte das pessoas não abre mão de uma viagem no feriado.

De acordo com a Administração Geral da Ilha, nos dias que antecederam as folias de momo, 1.827 visitantes desembarcaram no arquipélago. O fluxo é 7,1% maior que o de 2015, quando 1706 turistas entraram na Ilha.

Além de trazer mais alegria ao Carnaval de Fernando de Noronha, os turistas também ajudaram a aquecer a economia local.

“As 114 pousadas credenciadas tiveram quase 100% de ocupação neste ano. São mais de 1800 pessoas circulando, se alimentando nos restaurantes e bares, mergulhando, realizando passeios e adquirindo outros serviços. Cada turista brasileiro que chega a Noronha gasta, em média R$ 423 por dia. Já os estrangeiros gastam um pouco mais, cerca de R$ 523 por dia.” avaliou o Administrador Geral da Ilha, Luís Eduardo Antunes.

O arquipélago pernambucano possui hoje uma ampla rede hoteleira, com 114 pousadas credenciadas em consonância com as orientações do Ministério do Turismo. De acordo com o presidente da Associação de Pousadeiros da Ilha, Pedro Costa, o período de folia foi de grande movimento. “É difícil afirmar que alcançamos 100% de ocupação, mas sem dúvidas, nós tivemos este ano uma taxa de ocupação de aproximadamente 90%”, afirmou.

Segurança

O Comando da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) do destacamento de Fernando de Noronha realizou uma operação especial durante este Carnaval.

A ação dos policiais intensificou a fiscalização de trânsito nas principais vias da Ilha, coibindo o consumo de bebida alcoólicas pelos condutores de veículos e também reforçar o combate ao tráfico de drogas no porto e aeroporto com apoio de um cão policial especializado em faro de entorpecentes.

De acordo com o comandante do CIPOMA-FN, capitão Sérgio Souza, não houve ocorrências relacionadas às festas do período momesco. “Nos anos anteriores registramos muitas brigas nos blocos, mas este ano foi muito tranquilo. Estamos todos de parabéns”, comemorou.

Satisfação

De acordo com a Pesquisa Perfil do Turismo Receptivo em Fernando de Noronha 2015, realizada pela EMPETUR em parceria com a Administração Geral da Ilha, o fluxo de visitantes brasileiros no arquipélago é de 93,16% e o de estrangeiros é de 6,84%.

A principal origem nacional é de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os visitantes internacionais são dos Estados Unidos, Argentina e Itália. Todos com média de permanência em torno de 05 dias.

A pesquisa também apurou o índice de satisfação dos mais variados atrativos do arquipélago pernambucano. As belezas naturais aparecem em primeiro lugar, com 99,47% de aprovação. A hospitalidade do povo noronhense também se destaca, com aprovação de 96,23% dos entrevistados.

Outros serviços, como segurança pública (95,20%), serviços médicos (72,82%), empresas de mergulho (98,24%) e passeios (96,11%) também conquistaram os turistas. A pesquisa foi realizada em 04 períodos de 2015: janeiro, maio, julho e novembro. A base do levantamento foi de 1.331 entrevistas. O levantamento já foi reiniciado em 2016, tendo sua primeira etapa concluída em janeiro deste ano.

beneficiários

Instituto Previdenciário de Gravatá inicia recadastramento de aposentados e pensionistas

Publicado em 13/02/2016 às 10:59 por em Notícias
Gravata

Ação acontece de 15 de fevereiro até 11 de março. O não comparecimento pode levar à suspensão do pagamento dos benefícios

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravatá, no Agreste, devem ficar atentos. É que no período de 15 de fevereiro até o dia 11 de março, o órgão promove o recadastramento de todos os beneficiários do instituto.

A iniciativa, cujo objetivo é manter atualizado o banco de dados, acontece das 8h às 12h, na sede do IPSEG, situado na Rua Rui Barbosa, nº 150 – 1º andar, no Centro. Os beneficiários devem levar as originais dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento, e, no caso de pensionistas, é obrigatório a apresentação da Certidão de Óbito do segurado.

O recadastramento acontece da seguinte forma: Os beneficiários cujos nomes iniciam com as letras de A a L, deverão comparecer entre os dias 15 a 26 de fevereiro. Já os usuários que têm seus nomes com iniciais de M a Z, devem comparecer no período de 29 de fevereiro até o dia 11 de março.

O instituto informa ainda que, o não comparecimento dos beneficiários neste recadastramento, pode ocasionar a suspensão do pagamento dos benefícios.

SERVIÇO:

Assunto: Recadastramento de Aposentados e Pensionistas do IPSEG
Período: De 15 de fevereiro até o dia 11 de março
Hora: Das 8h às 12h
Local: IPSEG – Rua Rui Barbosa, nº 150 – 1º andar, no Centro

paralisação

Sem acordo, greve dos professores da Funeso continua

Publicado em 13/02/2016 às 10:44 por em Notícias

Funeso

Em mais um episódio da luta travada pelo Sindicato dos Professores da Rede Particular (Sinpro) e a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), os professores da instituição decidiram, em assembleia, continuar com as atividades paralisadas, por tempo indeterminado.

O encontro ocorreu na sede da própria instituição de ensino, na última quinta-feira (11). Na ocasião, os professores rejeitaram proposta patronal. Com a decisão, o início do semestre que deveria começar na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, fica suspenso.

De acordo com o Sinpro Pernambuco, salários não estão sendo pagos, assim como as obrigações previdenciárias. Ainda de acordo com o sindicato, sérios problemas de infraestrutura física e de organização de cursos causam sofrimento à categoria.

Em nota enviada ao Blog, o Sinpro afirma que a direção da Funeso mandou cancelar o pagamento de 50% do salário de novembro de 2015 que estava previsto para essa sexta-feira (12).

Em resposta, a comissão de negociação composta pelo Sinpro Pernambuco e professores de base asseguram que a categoria só voltará as atividades em sala de aula depois da plena e total quitação dos vencimentos do ano de 2015.

“ Entendemos que os alunos se matriculam, pagam suas mensalidades e querem aula. Porém nós merecemos respeito, merecemos receber por toda aula que já demos, precisamos colocar nossas dívidas em dia. Não é justo que continuemos trabalhando sem que a direção da Funeso honre com o pagamento dos nossos salários. E dessa vez estamos indignados também com a falta de ambiente de trabalho digno. Recebemos da direção uma proposta de novos parcelamentos de salário, como tantos outros não cumpridos”, trecho da carta aberta distribuída pelos professores aos alunos da Fundação.

Em defesa da categoria, o Sinpro Pernambuco protocolou uma denúncia no Ministério do Trabalho e Emprego e moveu um processo contra a instituição na Justiça do Trabalho, por atraso de pagamento dos salários, férias, 13º, repouso semanal remunerado, horas extras etc. Além de não depósitos do FGTS e INSS, mesmo sendo descontado a parte do trabalhador, o que caracteriza a infidelidade depositária.

empreendimento

Chesf expande transmissão de energia eólica no Ceará

Publicado em 13/02/2016 às 9:11 por em Notícias
Investimentos na matriz eólica contribuem para a geração de energia limpa (Arquivo/Agência Brasil)

Investimentos na matriz eólica contribuem para a geração de energia limpa (Arquivo/Agência Brasil)

Com investimento superior a R$ 55 milhões, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) colocou em operação, neste mês de fevereiro, a última etapa do empreendimento Sobral III/Acaraú II, no Ceará, com a energização em carga da nova linha de transmissão, em 230 kV, Sobral III/Acaraú II, com extensão de 91,3 km.

Além dessa linha, o empreendimento é composto pela Subestação Acaraú II – com potência de 200 MVA, energizada em 2014. Foram gerados mais de 1.000 empregos na etapa de implantação.

A obra foi necessária para atender à expansão da geração de energia eólica permitindo o escoamento pleno da energia proveniente das diversas usinas já em operação, além das que estão em instalação no Estado, possibilitando agregar ao Sistema Interligado Nacional (SIN) mais 333 MW (mega watts), entre os anos de 2016 e 2018.

governador

Alckmin defende investigado na máfia da merenda

Publicado em 13/02/2016 às 8:40 por em Notícias
Foto: Ciete Silvério/ A2img

Ministério Público apura suspeita de propina em troca de contratos no governo. Foto: Ciete Silvério/ A2img

O Globo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu ontem o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), investigado no caso da máfia da merenda no estado. Alckmin disse acreditar na inocência do colega de partido.

— Acredito. Ele é um promotor público, tem uma história de 30 anos no Ministério Público — afirmou o governador, que estava acompanhado do deputado em um evento público na capital paulista.

Alckmin, cujo governo está no centro das investigações da máfia da merenda, pediu “apuração séria o mais rápido possível para quem for culpado ser condenado”.

— E para quem não for culpado ser inocentado. Eu acho que é isso que a sociedade quer. Sempre haver Justiça. Se há uma denúncia, investiga-se com profundidade — completou o governador.

O Ministério Público e a Polícia Civil deflagraram no último dia 19 a Operação Alba Branca. Ela apura a suspeita de pagamento de propina a deputados e agentes públicos no governo do estado e em diversas prefeituras em troca de contratos de fornecimento de suco de laranja para a merenda escolar da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf).

Página 1 de 10.7661234567Última »