sem Marina

Em São Paulo, Eduardo Campos vai montar 40 comitês em conjunto com PSDB

Publicado em 23/07/2014 às 8:17 por em Eleições, Notícias
Foto: divulgação

Foto: divulgação

No estado que detém o maior eleitorado do País, São Paulo, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), candidato à Presidência da República, vai inaugurar 40 comitês em parceria com a campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a quem o PSB apoia no Estado. Os três primeiros já foram inaugurados pelo presidenciável: nas cidades Marília, Araçatuba e Limeira. Nacionalmente, Campos prega o discurso de fazer uma renovação na política brasileira.

O presidente estadual do PSB, Márcio França, é vice de Alckmin na disputa estadual. A aliança, porém, foi rejeitada pela ex-senadora Marina Silva, vice de Campos na chapa presidencial. Material de campanha unindo as imagens de Marina e Alckmin chegou a ser confeccionado, mas não foi distribuído a pedido do pernambucano.

“[Os comitês] Vão ter o papel importante de divulgar as nossas mensagens, de acolher a militância do PSB de São Paulo e de outros partidos amigos, como o PPS, o PPL, que estão nos ajudando a construir esse conjunto de espaços políticos onde vamos ter reuniões, atividades de debates, onde vai circular o material das nossas campanhas”, afirmou o ex-governador nessa terça-feira (22).

Campos afirmou que os problemas das alianças estaduais estão superados. “É hora de multiplicar os esforços. Cada um fazendo o que pode, da maneira que pode”, afirmou o socialista, desconhecido de boa parte do eleitorado. O comitê central da campanha fica na capital paulista, e foi inaugurado na segunda (21), com a promessa de R$ 37 bilhões para a Saúde.

Para contrabalançar, Eduardo lembrou que também serão inauguradas várias “Casa de Eduardo e Marina”, espécie de comitês da campanha presidencial em São Paulo. Os espaços já estariam sendo mapeados. “Muitas dessas vão ter a participação da inauguração da Marina e minha”, garantiu o ex-governador.

Questionado sobre o material de campanha que trazia a imagem de Alckmin, o pernambucano desconversou. “O nosso material de campanha vai tratar de assuntos como conter a inflação. Vamos tratar desse assunto, da estabilização econômica. Nosso material vai falar da escola em tempo integral, que nós vamos fazer”, disse, antes de pedir para encerrar a conversa.

Campos também afirmou que Alckmin deve ajudar a campanha do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e que a sua ficará a cargo de Márcio França. “O Geraldo Alckmin tem um candidato à Presidência da República. Quem vai  me ajudar será o candidato a vice do Geraldo Alckmin, que é o presidente do meu partido. Esse sim vai me ajudar, como toda a militância do PSB”, afirmou.

Tags: Eduardo Campos, Eleições, Eleições 2014, Geraldo Alckmin, Marina, marina silva, Nova Política, Palanques Estaduais, psb, PSDB, Rede, São Paulo,
Notícias

A farra pode acabar

Publicado em 23/07/2014 às 8:15 por em Notícias

Por Sheila Borges

da coluna “Pinga-fogo” publicada no Jornal do Commercio desta quarta-feira (23)

A farra das emendas parlamentares, indicadas de forma impositiva pela Assembléia Legislativa para patrocinar shows com verba do orçamento estadual, parece que está com os dias contados. O cidadão reagiu, principalmente pelas redes sociais, contra o gesto de 39 deputados que repassaram R$ 19,3 milhões de recursos do erário para fazer campanha em suas bases. Com as emendas, pagaram cachês a bandas e cantores que se apresentaram em ambientes abertos e fechados no interior e na Região Metropolitana do Recife.

Em função da repercussão negativa, o governo estuda alternativas para estabelecer critérios de liberação. Como o orçamento impositivo é uma lei e precisa ser cumprida, o Palácio quer evitar que as próximas emendas tenham nome e sobrenome. Ou seja, que a aplicação da verba seja personalizada. Um projeto do executivo é esboçado no sentido de obrigar os deputados a direcionarem as emendas para projetos elaborados pelo próprio Estado. Os parlamentares teriam porém, o direito de escolher para qual área enviar, como saúde, educação, cultura e infraestrutura.

Esse disciplinamento, por um lado, evitaria o uso de verba pública para projetos pessoais e, por outro, estimularia investimentos em políticas de Estado. Nesse caso, pelo menos em tese, as ações estruturais de Estado sobreviveriam aos humores da política partidária. O palácio resolveu agir porque cansou de esperar pelo bom senso dos deputados.

rmr

Armando Monteiro leva campanha a Jaboatão e Cabo

Publicado em 23/07/2014 às 7:44 por em Eleições, Notícias
Foto: Léo Caldas/divulgação

Foto: Léo Caldas/divulgação

O candidato Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo do Estado levou a campanha às cidades de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, ambas na Região Metropolitana do Recife (RMR), nessa terça-feira (22). O petebista esteve acompanhado do vice na chapa, o deputado federal Paulo Rubem (PDT), e do seu candidato ao Senado, o também deputado federal João Paulo (PT).

Em Jaboatão, a caminhada começou na Estrada da Batalha e foi pela Avenida Barreto de Menezes até a Rua Santa Elias. No Cabo, com reforço do prefeito Vado da Farmácia (ex-PSB), o ato foi da Rua Júlio Silveira até o final da Rua Teixeira de Sá; onde havia um trio elétrico onde os candidatos discursaram.

Na fala, Armando voltou a pedir aos militantes para esquecerem que ele não está à frente nas pesquisas e trabalharem com afinco. “Estou animado e não é só com as pesquisas. Temos humildade para continuarmos, sem salto alto. Vamos continuar a dialogar com o povo de Pernambuco”, afirmou.

Tags: Armando Monteiro, Cabo de Santo Agostinho, Eleições, Eleições 2014, Grande Recife, Jaboatão dos Guararapes, PTB, RMR, Vado da Farmácia,
encontros semanais

Dilma reúne partidos para definir estratégias da campanha

Publicado em 23/07/2014 às 7:30 por em Eleições, Notícias
Foto: Wilson Dias/ABR

Foto: Wilson Dias/ABR

Da Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, comandou nessa terça-feira (22), no Palácio da Alvorada, a primeira reunião de campanha com os dirigentes dos partidos que formam sua coligação. O encontro teve início no fim da tarde e terminou por volta das 22h.

Participaram da reunião, além do vice-presidente Michel Temer, que preside o PMDB, os presidentes do PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB. Na saída, Temer disse que o encontro marcou a “instalação da campanha” e que o clima foi de “profundo otimismo”.

“Ela [Dilma] abriu a reunião dizendo da satisfação de ter todos os presidentes de partido lá e que aquilo era o ponto inicial da campanha eleitoral,” disse Temer, que concorre novamente ao cargo de vice na chapa encabeçada por Dilma. “A primeira conclusão a que se chegou é que, embora tenhamos um grande tempo na televisão, todos pensamos que é até insuficiente para demonstrar tudo aquilo que o governo fez. A marca registrada dessa reunião foi, precisamente, o otimismo,” completou.

Segundo o vice-presidente, a reunião também serviu para debater a operacionalização da campanha e sensibilizar a base aliada. Ele revelou que os encontros devem se repetir uma vez por semana. Na próxima, cada presidente de partido trará mais um membro da legenda para debater a presença de Dilma nos palanques estaduais.

Temer comentou o resultado da pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, divulgada hoje, que mostra Dilma com 38% das intenções de voto. Segundo ele, o resultado confirmou o otimismo da reunião. “Quando saímos, acabamos de ver a pesquisa do Ibope que é muito favorável à reeleição da presidenta,” comentou.

Tags: Dilma, Dilma Rousseff, Eleições, Eleições 2014, Michel Temer, PMDB, PT,
eleições 2014

Ibope: Dilma tem 38% das intenções de voto; Aécio, 22% e Campos, 8%

Publicado em 22/07/2014 às 22:00 por em Notícias

Pesquisa do Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto. Em seguida, aparecem o candidato Aécio Neves (PSDB), com 22%; e Eduardo Campos (PSB), com 8%.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL) tiveram 1%, cada um. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos brancos e nulos somam 16% e não responderam ou não sabem, 9%.

O Ibope também fez simulações de segundo turno. Na possível disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a candidata petista aparece com 41% das intenções de voto e o tucano aparece com 33%. Brancos e nulos somam 18%. Não souberam ou não responderam, 8%. Na simulação entre Dilma e Eduardo Campos, a candidata do PT aparece com 41% das intenções de voto e Campos com 29%. Brancos e nulos, 20%. Não souberam ou não responderam, 10%.

O instituto também divulgou avaliação do governo. Os que avaliaram o governo como ótimo ou bom somaram 31% em julho; o mesmo percentual em junho; eram 35%, em maio; e 34%, em abril. Aqueles que avaliaram como regular somaram 36% em julho, 33% em junho, o mesmo percentual em maio e 30% em abril. Aqueles que avaliaram como ruim ou péssimo foram 33% em julho, junho e maio e eram 30% em abril.

Não souberam ou não responderam responderam por 1% em julho e junho e 2% em maio e abril.

O instituto ouviu 2.002 pessoas entre sexta-feira (18) e ontem (22). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00235/2014.

bons ventos

Boa notícia. Primeira fábrica de flanges eólicas do Brasil começa a ser construída em Suape

Publicado em 22/07/2014 às 19:32 por em Notícias

O Polo Eólico do Complexo Industrial Portuário de Suape recebe a construção da primeira fábrica de flanges eólicas do Brasil.

Sem alarde, a empresa Iraeta, ligada ao grupo espanhol Gonvarri, iniciou, na última semana, as obras da unidade que vai ter 5,5 mil metros quadrados de área construída. O investimento total é de R$ 70 milhões.

A fábrica ainda contará com máquinas importadas da Espanha e uma geração de aproximadamente 75 empregos diretos.

De acordo com o diretor do site do grupo Gonvarri em Suape, Paulo Coimbra, a produção será iniciada a partir de 2015, com a fabricação de aproximadamente quatro mil flanges por ano. As peças são os anéis responsáveis por unir os tramos (espécie de cilindros) que formam as torres eólicas e servirão para abastecer a demanda da Gestamp, fabricante de torres e primeira unidade do grupo no Complexo, cuja demanda anual é de cerca de três mil flanges. A expectativa é que o excedente seja fornecido para outras empresas no Brasil.

“Suape é o centro de desenvolvimento do polo eólico de Pernambuco e, com a chegada da Iraeta, fortalecemos a cadeia produtiva das grandes peças. É importante ressaltar que o trabalho de atração de investimentos para o setor também inclui a implantação de uma cadeia de suprimentos”, explica o vice-presidente do Complexo de Suape, Caio Ramos.

Para prospectar negócios, Suape se tornou, em 2012, o primeiro porto membro da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica). Além disso, marca presença nos principais eventos e feiras de energia eólica do mundo.

Além da Gestamp, o Polo Eólico de Suape é formado hoje por outras duas fábricas em operação: a argentina Impsa, que produz aerogeradores, e a dinamarquesa LM Wind Power, fabricante de pás eólicas.

Juntas, as três indústrias instaladas somam investimentos de R$ 422 milhões e empregam 3.300 funcionários. A fábrica de flanges do Complexo será a terceira da empresa Iraeta no mundo, que está presente também na Espanha e na China.

Criado há 35 anos, o Complexo Industrial Portuário de Suape é a âncora e a locomotiva do desenvolvimento econômico de Pernambuco. Seu território de 13,5 mil hectares abriga um dos melhores portos públicos do País e 105 empresas, que, juntas, empregam 25 mil trabalhadores diretos. Outras 45 empresas estão em implantação. Estes empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões.

inovação e tecnologia

José Queiroz tenta viabilizar porto digital em Caruaru

Publicado em 22/07/2014 às 19:30 por em Notícias

O prefeito José Queiroz enviou ofício ao Governador João Lyra Neto em que solicita informações destinadas à elaboração do convênio pelo qual será cedida uma parte do Espaço Cultural ao Governo do Estado, para a implantação do Armazém da Criatividade, que integra o projeto do Porto Digital em Caruaru.

O documento pede a indicação formal da instituição que receberá a área, bem como os detalhes do projeto arquitetônico a ser desenvolvido. Além disso, a prefeitura quer o posicionamento da Fundarpe a respeito da entrega de uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico.

A cessão da área do Espaço Cultural implicará a construção de novas instalações para a Fundação de Cultura.

O ofício também pede informações acerca desse investimento, a ser custeado pelo Governo Estadual.

A ida do Porto Digital é vista pelo Prefeito José Queiroz como um avanço: “É a modernidade que chega a Caruaru numa arrojada parceria entre o Município e o Governo Estadual”, observou.

eleições 2014

Terezinha Nunes declara apoio a Paulo Câmara

Publicado em 22/07/2014 às 18:17 por em Notícias
unnamed

A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) encontrou-se nesta terça-feira (22) com o candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo, Paulo Câmara (PSB), para declarar seu apoio, acompanhando a decisão de seu partido.

A tucana afirmou não ter dúvidas de que o socialista é o mais qualificado para assumir o comando do Estado.

“Estou convencida de que Paulo Câmara representa a renovação na política. As vozes na rua têm pedido mudanças não apenas dos métodos mas das pessoas que comandam as esferas de poder. É alguém que realizou, nas missões que assumiu no Governo, um trabalho profícuo e objetivo. Além do mais, as manifestações espontâneas têm mostrado que o povo quer ser ouvido, quer participar, e Paulo é uma pessoa aberta ao diálogo”, defendeu.

O socialista afirmou que o apoio da legisladora foi recebido com muita alegria por ele e seus companheiros de chapa: Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado.

“Terezinha Nunes sempre uma deputada atuante, que mesmo na oposição sempre contribuiu para a discussão política no Estado. Além disso, as sugestões que ela traz para o nosso Programa de Governo vêm ao encontro de muitas das nossas ideias para Pernambuco, e serão incorporadas por nós”, comemorou o candidato, que apontou na chegada da tucana mais uma mostra do sentimento de unidade que reuniu em torno da Frente Popular a maior aliança partidária já vista no Estado.

Entre os pontos que Terezinha trouxe para contribuir com o programa da Frente Popular, nas reuniões que antecederam o anúncio, estão a universalização do acesso às escolas de tempo integral e a construção de um hospital especificamente voltado para o atendimento aos idosos (a tucana é presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa).

Paulo já havia assumido o compromisso de garantir vagas naqueles estabelecimentos de ensino a todos os alunos que queiram se matricular e de construir o Hospital do Idoso, no Recife.

Representante da Igreja Católica no Legislativo Estadual, a deputada também pediu a Paulo o estreitamento da relação do Governo com a instituição religiosa.

“O excesso de laicismo no Brasil impede que se mantenham melhores relações com as igrejas e formar parcerias em ações importantes, como o auxílio aos dependentes químicos”, explicou. Outro ponto apresentado por Terezinha foi o empenho para a regulamentação do Código Estadual de Proteção aos Animais, lei de sua autoria que já foi aprovada pela Assembleia e sancionada. O candidato garantiu que, se não houver tempo hábil para que a matéria seja regulamentada este ano, esta será uma de suas primeiras atitudes como governador.

A deputada disse não haver contradição entre a postura de oposição que manteve na Assembleia até o ano passado e seu engajamento de Paulo Câmara.

“Estive durante sete anos na oposição porque foi essa a missão que os eleitores me atribuíram nas urnas, em 2006 e 2010, e eu cumpri essa obrigação. Nós entendemos que, agora, Pernambuco está partindo para um novo ciclo. Já apoiamos o atual governador João Lyra Neto (PSB). Não termos dificuldade em estar com Paulo Câmara”, garantiu.

boa notícia

Ordenamento da orla da Reserva do Paiva cria uma série de restrições

Publicado em 22/07/2014 às 16:54 por em Notícias
unnamed

Pela primeira vez, uma praia de Pernambuco recebe um projeto de ordenamento que abrange desde o monitoramento do meio ambiente até as atividades permitidas no local.

Com o nome A Reserva Preserva, o projeto desenvolvido pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), junto à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na praia do Paiva, litoral sul do Estado, visa estimular mudanças de comportamento dos usuários da praia para preservar o meio ambiente.

O ordenamento se baseia nas leis municipais nº 2.513/09 e nº 2.602/10 e prevê a divisão da praia do Paiva em setores.

Placas informativas foram instaladas para especificar o que é permitido ou não em cada setor.

Seguindo a determinação das leis municipais no 2.513/09 e no 2.602/10 que tratam, respectivamente, sobre a política ambiental do Cabo de Santo Agostinho e sobre o uso e gestão da orla da Reserva do Paiva, o Projeto A Reserva Preserva divide os 8,6 km de praia nos setores Enseada, Península e Corais para sensibilizar os frequentadores sobre os cuidados necessários para o contato com as espécies, a vegetação e os minerais presentes nessas áreas.

A proibição de jogar lixo na praia, praticar pesca predatória, ouvir som acima do volume permitido, manipular alimentos em equipamentos de cocção e estar acompanhado de animais (exceção para deficientes visuais) são regras comuns aos três setores.

No entanto, como cada área possui particularidades, outras normas foram estalebelicidas pelas leis municipais. O setor Península, identificado na praia com a cor amarela, corresponde à área de proteção de tartarugas. Por isso, as placas sinalizam para os usuários não ultrapassarem as cercas de proteção de ninhos, não manipularem os animais e seus ovos, não praticarem esportes e não direcionarem refletores para a praia. Já no setor Corais, identificado com a cor vermelha, também é proibida a prática de esportes, mas, além disso, o frequentador da praia não pode pisar nos recifes de corais e fixar estruturas, como guarda-sol e cadeira, nos mesmos.

Entre as permissões comuns aos três setores está a prática de comércio ambulante devidamente licenciado pela Prefeitura do Município do Cabo de Santo Agostinho. A prática de esporte é liberada no trecho Enseada – identificado com a cor verde. Além de placas, o plano de ordenamento da orla ainda engloba bandeiras para identificação de início e fim de cada setor e equipe de fiscais orienta e monitora para apoiar o cumprimento do plano.

Para que haja total entendimento do mapa de preservação da praia do Paiva, a AGRP e a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho convocaram moradores do bairro planejado e membros das comunidades de Itapuama, Xaréu, Gaibu e Enseada dos Corais para uma apresentação.

O objetivo é sensibilizá-los quanto à importância da colaboração para a preservação do meio ambiente local.

“O Projeto A Reserva Preserva é uma iniciativa que visa estabelecer a convivência exemplar entre a natureza e o homem, buscando a preservação ambiental por meio da participação dos cidadãos”, diz a empresa.

redes sociais

Dilma e Aécio disparam em seguidores no Facebook, mas Eduardo mantém liderança

Publicado em 22/07/2014 às 16:35 por em Eleições, Notícias

Para estreitar as relações com os eleitores, uma ferramenta será essencial nas eleições em 2014: a rede social. Desde o início da pré-campanha, os três presidenciáveis mais bem colocados na disputa – Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – já miraram na página para disseminar as ideias de campanha.

Foto: Paradox Zero/divulgação

Foto: Paradox Zero/divulgação

No início do ano, o candidato socialista despontava em primeiro lugar em quantidade de seguidores. Porém, entre junho e julho, os perfis no Facebook dos candidatos à presidência cresceram de forma contrastante.

Leia também:
>> Evolução dos candidatos ao Governo de Pernambuco no Facebook sugere compra de anúncios

Enquanto o de Dilma Rousseff (PT) aumentou 29% em volume de seguidores, o de Aécio Neves (PSDB) subiu 19% e o de Eduardo Campos (PSB), que é o atual líder em número de seguidores, cresceu apenas 2% no mesmo período. Os dados fazem parte de uma compilação organizada pela agência Paradox Zero.

Foto: Paradox Zero/divulgação

Foto: Paradox Zero/divulgação

No período de um mês, o perfil da presidente Dilma Rousseff passou de 551.725 pessoas, em 09 de junho, para 711.876, em 09 de julho; enquanto o do senador Aécio Neves saltou de 780.839 para 928.248 seguidores, no mesmo período. Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tinha 958.346 seguidores e, em 9 de julho, estava com 978.305.

Foto: Paradox Zero/divulgação

Foto: Paradox Zero/divulgação

Vale lembrar, que a Lei 9.504, responsável pela regulamentação das eleições e dos crimes eleitorais, não permite que os anúncios virtuais sejam pagos. Então, se o crescimento dos perfis fosse orgânico, os números continuariam subindo em proporção semelhante.

Desse modo, uma estagnação dos perfis vai indicar a dependência dos anúncios pagos. Mas, conforme estudos realizados pela Paradox Zero, a Justiça Eleitoral tem encontrado dificuldades severas em fiscalizar e coibir os anúncios pagos com diversos candidatos regionais ainda veiculando propaganda no Facebook.

Tags: aécio neves, Dilma Rousseff, Eduardo Campos, Facebook, paradox zero,
Página 1 de 9.20312345...102030...Última »