publicidade

O Chef

Chef Wellington comanda o blog Hora da Cozinha.  Foto: Luiz Pessoa/ NE10
Chef Wellington comanda o blog Hora da Cozinha. Foto: Luiz Pessoa/ NE10

Nasci no município de Patos, no interior da Paraíba. A minha paixão pela gastronomia começou quando eu ainda era bem pequeno. Minha mãe sempre cozinhou muito bem e eu adorava comer os pratos que ela preparava. Mas foi quando conheci João Pessoa, capital do estado, ainda criança, que me apaixonei pelos ares de cidade grande e decidi que iria morar fora assim que as oportunidades surgissem.

Antes de enveredar pelo mundo gastrô, me aventurei na área de informática e me formei no curso técnico em Processamento de Dados. Minha primeira experiência específica foi em 1991, quando estudei na Escola Le Cordon Bleu, em Paris. Sai de lá três anos depois, com o diploma de Chef Internacional de Cuisine. De lá para cá, passei pelos mais diversos lugares e aprendi sobre as mais diversas cozinhas. Em Nova York, estudei na The Culinary Institute Of American, The French Culinary Institute e Italian Culinary Institute, onde aprendi sobre Cozinha Fusion, Cozinha Francesa Clássica e Cozinha Italiana.

Ainda nos Estados Unidos, passei pela The Culinary Institute of Canada e California Culinary Academy, onde me especializei em Criações da Cozinha Mundial e Cozinha dos Quatro Continentes. No Brasil, participei de workshops com chefs de todo o mundo, com um leque de temas variadíssimos. Passei, como Chef de Cuisine, por restaurantes em Paris, EUA e São Paulo. Em 1996, uma experiência diferente: fui Chef Tournon de um Transatlântico na França.

Nos anos 2000, entrei no mundo televisivo, ao ser contratado para apresentar o programa Gente Finas/Delícias do Chef, da TV Tambaú, afiliada da SBT na Paraíba. Em 2004, comecei a apresentar Sabor da Gente, da TV Jornal, programa que segue até hoje nas telinhas. Em Fortaleza, apresento o Na Cozinha com o Chef, da NORDESTV (SBT/CE). Além de apresentador, já atuei como consultor gastronômico de hotéis e restaurantes, professor do curso superior de gastronomia no Instituto de Ensino Superior e Pesquisa Lynaldo Cavalcanti e instrutor de Hotelaria do SEBRAE (PB) nos Técnicos de Cozinha e Administração Hoteleira. Atualmente, também ministro aulas shows para eventos de grande porte.

Em poucas palavras, gastronomia, para mim, é a magia dos sabores. Poder ser um alquimista na cozinha é o que mais encanta neste universo. Sou apaixonado por esse mundo. Gosto de aproximar todos da arte de comer bem. Porque quando estamos familiarizados com certo assunto, nos sentimos parte dele.

FECHAR