Potência dos eletrodomésticos interfere no consumo de energia. Confira dicas

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 19/11/2015 às 18:16
cozinha-235 FOTO:
Leitura:

BARRA

Imagem de cozinha (Foto: Edmar Melo / JC Imagem) Quanto maior a potência do equipamento, maior a interferência direta no consumo de energia. Por isso é bom ter cuidado no consumo dos aparelhos da cozinha e de toda o restante da casa (Foto: Edmar Melo / JC Imagem)

Sabia que para que o equipamento elétrico funcione corretamente no momento em que o usamos é necessário um certo, digamos assim, "trabalho" da parte do aparelho? Esse trabalho é o que chamamos potência do equipamento, medida em Watts. E, quanto maior a potência, maior a interferência direta no consumo de energia, já que a conta é nada mais que o cálculo da potência dos equipamentos multiplicada pelo tempo de uso dele em horas. Por isso, é importante ter muito cuidado na hora de escolher os eletrodomésticos, principalmente na cozinha, ambiente que costuma demandar muita energia elétrica.

Leia também:

» Adote algumas dicas para economizar energia na cozinha

» Saiba como desligar corretamente os eletrodomésticos

"O equipamento tem que realizar um trabalho no momento em que usamos e para exercer a função ele demanda uma certa quantidade de energia da rede para funcionar naquele momento. Potência é justamente a carga elétrica demandada naquele instante para que o equipamento possa funcionar. Um ar-condicionado, por exemplo. Se ajustamos para 18 graus, ele vai usar a potência máxima. Se colocamos 23 graus, ele vai trabalhar menos para resfriar o ambiente nessa temperatura", explica o engenheiro de eficiência energética da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) Thiago Figueiredo.

Na cozinha, os quatro equipamentos com maior potência são o Fogão elétrico/forno elétrico (2000 W / 1000 w), o micro-ondas (1150 W), torradeira/sanduicheira (1000 W) e a geladeira (150 W). Vale lembrar que esta última, apesar de ser o eletrodoméstico com menor potência, é necessário ter atenção, uma vez que a usamos durante todo o dia. E vale lembrar que a potência pode ser ainda maior, já que essas listadas acima são as potências de equipamentos com Selo Procel de Energia.

Hora de tomar notas de algumas recomendações da Celpe para o uso correto e eficiente dos equipamentos. Confira as dicas do gestor de eficiência energética Thiago Figueiredo:

1. Adquira somente equipamentos com selo Procel de Energia

2. Cuidado com alguns hábitos recorrentes em relação ao uso da geladeira:

Primeiramente, a recomendação é nunca posicionar o fogão ao lado da geladeira. Não cubra as prateleiras da geladeira com pano, porque dificulta a circulação interna. Não pendure roupas e sapatos na grade localizada na parte de trás do aparelho. "A grade serve para ajudar o resfriamentoda geladeira. Pendurar roupas e sapatos dificulta o trabalho de resfriamento", alerta Figueiredo.

Verifique sempre a borracha de vedação nas portas. "Um teste para saber se ela está funcionando corretamente é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel. Se a folha cair é porque já está na hora de trocar a vedação", explica. E, por fim, não guarde alimentos quentes na geladeira, pois assim o eletrodoméstico terá que trabalhar ainda mais para esfriar o alimento.

3. Equipamentos como sanduicheira ou micro-ondas, que não utilizamos constantemente, devem ser retirados da tomada quando não estamos usando, principalmente quando iremos passar longos períodos fora de casa (em uma viagem, por exemplo).

Mais lidas