Torta dinamarquesa leva maçã e geleia de morango

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 30/09/2015 às 11:59
torta-dinarmaquesa-235 FOTO:
Leitura:

Imagem da Torta dinamarquesa (Foto: Chef Wellington) Faça uma deliciosa Torta dinamarquesa para a sobremesa em apenas 30 minutos! (Foto: Chef Wellington)

Receita exibida no Sabor da Gente

Em 30.09.15

Você vai precisar de:

1 envelope de gelatina incolor sem sabor

½ xc. chá de manteiga

1 xc. chá de açúcar

200g de geleia de morango

250g de pão francês ralado

1kg de maçã

2 caixas de creme de leite gelado

2 pacotes de pó para chantilly

FAÇA TAMBÉM:

» Torta de farinha láctea leva biscoitos, rum e chocolate

» Aprenda a fazer a Torta sorvete do Chef

» Torta musseline de chocolate e morango

» Torta surpresa de goiabada com recheio de ricota

MODO DE PREPARO

- Descasque, lave, elimine os caroços e corte as maçãs (ácidas, de preferência) em pedaços pequenos e leve para cozinhar com 4 colheres (sopa) de água e o açúcar, mexendo para não pegar, até obter um purê. Polvilhe a gelatina em pó sobre o purê de maçã e mexa por 2 ou 3 minutos, para dissolver a gelatina. Deixe esfriar.

- Numa frigideira grande, aqueça a manteiga e deixar no fogo até começar a dourar. Reduza a chama e adicione aos poucos, mexendo, o pão ralado e um pouco de açúcar.

- Deixe cozinhar durante 10 a 15 minutos, mexendo sempre, até dourar. Coloque metade dessa mistura numa fôrma de bolo de fundo falso, apertando até que fique homogêneo e cubra todo o fundo da fôrma (esta será a base da torta).

- Assim que a massa esfriar, coloque a mistura de maçã por cima. Leve à geladeira até que fique firme. Espalhe a geleia sobre a camada de maçã e, sobre esta, o restante da massa de pão ralado. Pressione bem, tal como fez com a massa anterior.

Leve a fôrma ao congelador, por mais 30 minutos, ou até que fique bem firme. Passado este tempo, retire cuidadosamente a torta da fôrma, transferindo-a para uma travessa. Bata o creme de leite com o pó para chantilly e coloque sobre a torta.

Pode decorar com a maçã, frutas silvestres lavados ou qualquer outra fruta da época.

* Tempo total de preparo: 30 minutos de preparo + 6 horas de espera na geladeira

Mais lidas