DICA

Saiba como desligar corretamente os eletrodomésticos

Na correria do dia-a-dia na cozinha, muitas vezes nos descuidamos de alguns cuidados essenciais com nossos eletrodomésticos

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 28/05/2015 às 9:30 | Atualizado em 17/11/2022 às 18:30
Unsplash/Daniel Norris
Retirar eletrodomésticos da tomada pelo fio pode provocar um curto circuito FOTO: Unsplash/Daniel Norris
Leitura:

Na pressa de terminar uma receita ou ao deslocar eletrodomésticos na correria do dia a dia na cozinha, muitas vezes descuidamos de alguns cuidados essenciais para manter os equipamentos em perfeito estado e funcionamento.

Um hábito muito comum, por exemplo, é puxar os eletrodomésticos pelo fio e não pelo plug que os conecta à tomada. Sabia que este costume pode danificar seu aparelho e até provocar um curto circuito

"O plug do equipamento já é desenvolvido para que o esforço da retirada da tomada seja realizado nele", explica o engenheiro elétrico e gestor da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) Evandro Simões.

"O cabo pode até ter uma resistência, mas pode provocar o rompimento dos fios internos do equipamento. Ao quebrar os fios, você pode provocar um curto circuito", adicionou.

..

Além deste cuidado, o especialista recomenda não retirar o eletrodoméstico da tomada com o aparelho ainda ligado.

"Ao retirar o equipamento da tomada antes de desligá-lo, você pode provocar danos para os contatos da tomada. Você pode até perceber que ao retirá-lo assim, uma faísca sai do contato da tomada. Com o tempo, este hábito vai degradando os contatos", alerta.

Por isso, da próxima vez que for retirar os aparelhos, principalmente os portáteis, que são muito usados na cozinha - como batedeira, liquidificador ou cafeteira - tenha em mente estas dicas.

Mais uma forma de manter seus equipamentos em perfeito estado e evitar acidentes elétricos - não só na cozinha, mas em toda a casa!