Quatro maneiras de preparar o ovo

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 18/09/2014 às 19:10
O ovo à la coq é servido em um suporte especial. Foto: Free Images
O ovo à la coq é servido em um suporte especial. Foto: Free Images FOTO: O ovo à la coq é servido em um suporte especial. Foto: Free Images
Leitura:

ovos Quer incrementar na preparação do ovo? Existem formas diferentes de prepará-lo. Foto: Free Images

Quando queremos dizer que somos um desastre na cozinha, apelamos logo para aquela famosa frase “Não sei nem fritar um ovo!”. Mas saiba que não é preciso ser um mestre da culinária para se dar bem na preparação deste prato tão presente em nossa rotina. Com paciência, podemos transformar um simples ovo em uma refeição bem gostosa.

Por isso, listei algumas maneiras de preparar o ovo. Vamos às dicas:

Ovo à benedict

Nesta receita, o ovo é “mal passado” - não é mexido, gente, e sim estrelado! A gema só deve ser perfurada por quem vai comer. Depois de pronto, é servido sob uma fatia de torrada. Por cima, colocamos o molho holandês - feito na frigideira com ervas, gema, manteiga e creme de leite.

Ovo pouchet

Este ovo é cozido em água com vinagre e um pouco de sal e limão. Na culinária moderna, acrescentamos ainda alguns temperos para saborizar - a exemplo de ervas e azeite. Para quem está na dieta, esta é a opção mais saudável!

ovo2-641 O ovo à la coque é servido em um suporte especial. Foto: Free Images

Ovo à la coque

O ovo é cozido por pouquíssimos minutos em água, de tal forma que a clara em contato com a casca esteja cozida mas o seu interior permaneça “cru”. Ele é servido em um suporte especial. Para comer, você tem que quebrar uma parte da casca. Se quiser, pode acrescentar sal e outros temperos.

Omeletes

Salgados - Uma ótima opção para quem gosta de inovar com o que já se tem em casa. Ovos batidos com um pouco de leite, fritos na manteiga e com recheios diversos. Os mais comuns são recheados com queijo, embutidos - tipo presunto - ou saladas.

Doces - Para quem é apaixonado por doce, esta é uma boa notícia. Dá para fazer omeletes doces, gente. Nesta receita, os ovos são batidos com baunilha, açúcar e um pouco de farinha de trigo. Depois, são fritos e recheados com os ingredientes desejados. Dicas: morangos flambados e calda de chocolate ou doce de leite e calda de chocolate.

Mais lidas