Muito além da decoração: flores comestíveis

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 17/09/2014 às 18:16
crisantemo-235 FOTO:
Leitura:

flor comestível Algumas flores, além de ornamento, servem como ingredientes deliciosos para receitas. Foto: Free Images

Vocês que acompanham o blog sabem que eu adoro falar sobre curiosidades do universo da cozinha. Sempre bom escrever sobre assuntos que virem alvo de comentários e discussão. Então vamos a mais um: você gosta de comer flores?

Esta pergunta lhe pareceu estranha? Talvez pareça mais ainda se eu lhe disser que não estou falando das conhecidas alcachofra, couve-flor, brócolis ou cambuquira (a flor das abóboras). Também não falo de outras flores que nos são familiares, tradicionalmente usadas como condimentos ou chás, como o açafrão, o cravo-da-índia, a alcaparra ou a camomila. Falo, mesmo, das flores que estamos acostumados a ver como itens decorativo - aquelas bonitas, coloridas e bastante perfumadas.

Você nunca comeu nenhuma flor desse tipo? Pois saiba que muitas são comestíveis e, além de belas, podem ser saborosas e nutritivas. De fato, desde tempos imemoriais as flores já eram consumidas pelo homem tanto por seu valor como alimento, como por causa de suas propriedades medicinais. Claro que nos dias atuais, quando a agricultura está tão comprometida com o uso de agrotóxicos e adubos químicos, é preciso ter cuidado. Para comer, só flores orgânicas, aquelas cultivadas apenas com produtos naturais, ou seja, sem química. Lembrando que flores vendidas em floricultura não servem para comer, hein?!

Também é importante lembrar que nem todas as flores são comestíveis, algumas são, inclusive, mortalmente venenosas. Por isso, mais uma vez é preciso ter cuidado. Na dúvida, não coma. Para incentivar você a experimentar, trazemos, apresentamos, abaixo, algumas espécies de flores comestíveis:

Amor-perfeito

Borago

Brinco-de-princesa

Calêndula

Capuchinha

Crisântemo

Maria-sem-vergonha

Primavera

Rosas - Todas são comestíveis. As perfumadas são ainda mais saborosas.

Seja em saladas, omeletes, molhos, sopas, carnes, em pães, geleias, manteigas, gelatinas, sorvetes, pudins, cremes, mousses e licores, ou da forma que sua criatividade mandar, há, com certeza, muito a ser desbravado no universo saboroso, aromático e colorido das flores comestíveis. Arrisque-se e confira!!

Fetucinne Elixir do Amor

Você vai precisar de:

250g de salmão em cubinhos

70g de manteiga

300g de massa seca fetucinne

1/4 maço de salsa fresca

200g de cream cheese

1/2 cebola

50 ml de conhaque

Sal a gosto

Flores comestíveis e brotos para decorar

MODO DE PREPARO

- Cozinhe a massa numa panela com bastante água salgada a gosto. Depois de cozida, escorra e reserve.

- Corte o salmão em cubos pequenos e reserve.

- Sue a cebola com um pouco de manteiga, adicione o salmão, refogue rapidamente.

- Flambe com conhaque, adicione o cream cheese e a massa já cozida al dente.

- Finalize com salsa, decore com as flores e sirva.

Mais lidas