Os benefícios do azeite de oliva

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 07/09/2014 às 16:20
olive-oil-235 FOTO:
Leitura:

Uso de azeite ficou cada vez mais comum com o surgimento da Dieta do Mediterrâneo.  Foto: Free Image Uso de azeite ficou cada vez mais comum com o surgimento da Dieta do Mediterrâneo. Foto: Free Image

Como não amar o azeite de oliva, né, gente? Hoje vamos falar um pouco desta beleza que é usada bastante na preparação de pratos deliciosos. Sabia que este tipo de óleo é produzido única e exclusivamente a partir de azeitonas, frutas de uma árvore chamada Oliveira? E que faz um bem danado à saúde? Se consumido em doses corretas, entre outras características, é bom para os ossos, diminui o risco de câncer, regula o colesterol e ajuda a emagrecer.

Seu uso passou a ficar cada vez comum com o surgimento da Dieta do Mediterrâneo, muito rica em legumes, azeite e grãos integrais. Os especialistas aconselham consumir duas colheres de sopa de azeite por refeição. Esse uso é expandido para uma variedade enorme de pratos, como em saladas, queijos frios e carnes em geral.

Existem cerca de 270 tipos de azeitonas e somente 24 são regularmente utilizadas na produção de azeites. Ele é dividido em três tipos, de acordo com várias características - como aroma, sabor e processo extrativo:

» Azeite extra virgem: Obtido através da extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas. Com aroma e sabor impecável, apresenta menos de 1% de acidez;

» Azeite virgem: Obtido através da extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas. Sabor e aroma marcantes com acidez abaixo de 2%.

» Azeite puro: Composto por azeite refinado e azeite virgem, apresentando menos de 1,5% de acidez. As frações obtidas através da extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas, que possuem acidez acima de 3,3% de acidez, são refinadas para eliminação de defeitos, como acidez elevada e sabor e aroma desagradáveis. O azeite refinado é então utilizado para formar o Azeite de Oliva.

Mais lidas